Transferência de veículos pode exigir registro de quilometragem

Proposta foi aprovada pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara; medida pretende diminuir adulterações no hodômetro

Por AutoPapo 03/01/18 às 17h56

Registro da quilometragem pode passar a ser obrigatório na transferência de propriedade e na vistoria dos veículos. O Projeto de Lei (PL) foi aprovado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. Para começar a valer, a regra precisa ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e adicionada ao Código de Trânsito Brasileiro.

A verificação será feita pelo hodômetro do carro e a quilometragem deverá constar no Certificado de Licenciamento Anual e em bancos de dados públicos. O texto votado é do deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) e altera duas outras propostas, os PLs 3881/15 e 6240/16, que propunham apenas o registro no documento de transferência.

Transferência do veículo deverá incluir registro da quilometragem

O deputado afirma que, com a alteração, a transparência entre as transferências ficará maior. Isso porque apenas o licenciamento é renovado anualmente. Com as informações arquivadas, o comprador poderá acompanhar a sequência da rodagem do carro.

Ainda de acordo com Monteiro, a lei dificultará as adulterações comumente feitas por locais “travestidos de oficinas mecânicas”.

Com informações da Agência Câmara

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
26 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Fernando 30 de julho de 2019

    Minha moto é 2007 e o hidrômetro virou e zerou o que eu faço pois quero vender e a quilometragem está diferente ?

  • Avatar
    Ewerton 26 de julho de 2019

    Olá preciso de uma ajuda ! Comprei uma Burgman 125 2013 com a Km no hodômetro marcando 10.000, porem a real km era de 110.000 pois o hodometro vai até 100.000 depois começa de novo, fiz o laudo e foi marcado o real km 110.000 no laudo pois não conseguia marcar o valor inferior ao ultimo laudo, porem vendi a moto e ela foi reprovado no laudo, o novo dono informou que a empresa do laudo não quis colocar a km 112.000 pois na foto ia estar marcando 12.000 e isso não poderia fazer, o que devo fazer pois o atual dono esta me cobrando uma solução. Eu busquei informação mais não encontrei nada falando sobre essa situação, alguém saber de alguma coisa?

  • Avatar
    luciano paiva 10 de maio de 2019

    comprei uma moto .estava batida a frente e e digitral .troquei e o painel e zero .esta vencido desde outubro .quero documentar. e agora ? puta palhacada ,isso provavelmente nao e pra enganacao deve ser para caucular quanto andamos para gerar novos impostos .so bobo nao ve .

  • Avatar
    leandro Rodrigues sanguino 6 de abril de 2019

    não mudará nada. se a pessoa anda mais de 1000 km por mês ele pode voltar 9000km por ano e sendo assim terá um “carro novo”. o negócio é que ninguém pensa igual eu: governo quer arrecadar dinheiro” imagine como será feito esse atestado de km no licenciamento? alguém vai ter que dizer que aquele Km realmente é o qie apresenta no painel ou seja, vistoria anual? ninguém merece…

  • Avatar
    Thiago 26 de fevereiro de 2019

    E no caso de ter que comprar um carro e de repente o mesmo venha a fundir o motor e com isso, manda fazer o motor e geralmente o mecânico tem que zera o hodometro do carro e se eu resolver vender o carro?? Afinal o mecânico tem que zera o hodometro para dar uma garantia de kilometragem para o proprietário, e como fica?

    • Avatar
      carlos antonio sousa matias 17 de março de 2019

      Não deixe o mecânico zerar o hodometro. Apenas anote a quilometragem que está no painel e informe ao novo proprietário que o motor foi feito a partir dela.

      • Avatar
        Leirson Fraeu Ragonezi 20 de março de 2019

        Carlos Antônio, eu fiz o motor, e zerei o hodômetro, agora está reprovado na vistoria, mas não alterei dados do motor, se foi retifica simples mesmo…
        O que devo fazer?

  • Avatar
    Amanda 22 de dezembro de 2018

    Se você perder a nota fiscal e o vendedor na passar novamente a nota fiscal ,o que devo fazer neste caso ?

  • Avatar
    Carlos henriwue 24 de outubro de 2018

    Bom dia eu comprei um veiculo que estava com 147 mil km e depois de uns dia eu baixei o app do detran e vi que na vistoria colocaram 177 mil como proceder nessa situação pois quero vender o carro e so andei 11 mil km

    • Avatar
      Luccas Cristani 30 de outubro de 2018

      Como vc faz para ver a km no app do detran?

      • Avatar
        Alex Minetto 8 de janeiro de 2019

        Em laudos e vistorias logo abaixo dos dados. Inclusive com fotos.

  • Avatar
    Dayse 20 de outubro de 2018

    Ola boa tarde vendi minha moto e novo proprietário vez a Vitória e foi reprovado por km, nesse caso oq fazer estou muito preocupada pois nunca alterei o km da minha moto?

  • Avatar
    Joao luiz fidencio 11 de setembro de 2018

    Boa noite!!comprei uma moto,e estava c o painel quebrado e ela paralelo,irei colocar um novo original,só q o km do original está 60.000 só q meu eu e nem a ex propetaria sáb qual ela o km quando fez a vistoria!!
    Ela me disse q quando fez a vistoria não ela obrigatório o km da moto,minha pergunta é se eu for c esse km eu consigo fazer a vistoria???

    • Avatar
      Milton Tomio toku 22 de setembro de 2018

      Nesse caso vc consegue colocar o km q vc quiser,
      Olha no recibo de compra e venda, se a data tiver
      Antes de agosto de 2015 vc consegue por km q vc
      quiser, porque antes disso não tinha essa vistoria

    • Avatar
      DENILSON ANTONIO BATISTA LUQUETTI 7 de agosto de 2019

      Se a moto n tive vistoria anterior vale oq tiver na HR

  • Avatar
    Adriano Martins 23 de abril de 2018

    Fiz varias vistorias de motocicleta e não precisou disso em nenhuma,essa drescuragem é boa e não é,no caso do hodômetro está quebrado,queimado,como fica,isso vai ser mais uma exigencia pra ser trocada na hora da vistoria!

    • Avatar
      lukas 25 de junho de 2018

      se seu hodômetro quebrou ou queimou, com certeza você vai trocar certo? simples guarda sua nota fiscal e apresente em um próxima vistoria, garanto que não terá dor de cabeça.

      • Avatar
        Sobre hodômetro quebrado e a troca 13 de agosto de 2018

        Obrigado Lukas! Tenho uma Fan 150 e quebrou meu hodômetro e me disseram que se eu for vender, a pessoa que for passar por vistoria, vai ser barrada porque o hodômetro não está acima da última quilometragem registrada na vistoria anterior. Será!?

      • Avatar
        willian 2 de junho de 2019

        correto amigo,estou com esse problema aqui em Brusque/SC… fui fazer a vistoria e deu quilometragem a baixo da anterior, tudo isso porque meu primo sofreu acidente e teve que trocar o painel da moto, agora tô esperando eles analisarem a minha defesa feita juntamente ao Ciretran.

      • Avatar
        MARCIA DE FATIMA DOS REIS BUTTIGNON 22 de dezembro de 2018

        Se perder a nota fiscal e o vendedor não passar novamente , o que devo fazer ?

  • Avatar
    Bruno Torres 5 de janeiro de 2018

    Sou responsável por uma unidade ECV que faz a vistoria para o DETRAN, e desde o final de 2015 ao Km de todos os veículos já estão sendo coletados e registrados junto ao sistema do DETRAN, desde então já tenho reprovado muitos por Km auterado porém não vemos nenhuma punição vindo dos órgãos competentes!

    • Avatar
      Dayse 20 de outubro de 2018

      Ola boa tarde vendi minha moto e novo proprietário vez a Vitória e foi reprovado por km, nesse caso oq fazer estou muito preocupada pois nunca alterei o km da minha moto?

      • Avatar
        Janaina 26 de novembro de 2018

        Estou com o mesmo problema, porém no meu caso sou o comprador.
        O que fazer?

    • Avatar
      MAIKI DE ANDRADE NUNES 23 de agosto de 2019

      Tá Meu carro tá com km adulterada e reprovou na vistoria oque devo fazer pra aprova ? Quais medidas cabíveis eu tomo pq o Detran me informou q tenho q ter nota fiscal mais eu n troquei . Já peguei assim qual procedimento tomo?

  • Avatar
    Mauro 4 de janeiro de 2018

    Acho bom, assim os lojistas param de abaixar km pra vender como baixa kilometragem…

  • Avatar
    Fernando Dilly 3 de janeiro de 2018

    Ótima ideia porque vc venda seu carro com 100.000 km e quando ele e vendido com uma quilometragem bem mais baixa , tem meu apoio

Avatar
Deixe um comentário