[Recall] Fiat convoca 80 mil carros por airbag explosivo

Uno, Novo Palio e Grand Siena, com o ano/modelo 2012 e 2013, são os modelos da vez no maior recall da história

fiat palio essence 2011 a 2017
Por AutoPapo
Publicado em 07/12/2018 às 16h00

A Fiat está convocando mais 80 mil carros para um recall devido ao airbag explosivo da fornecedora Takata. Desta vez, os modelos envolvidos são Uno, Novo Palio e Grand Siena, com ano/modelo 2012 e 2013. Há risco de que, após colisão, airbag exploda como uma granada em caso que já matou dezenas de pessoas.

Fiat Uno, Novo Palio e Grand Siena, com o ano/modelo 2012 e 2013, são os modelos da vez no maior recall do airbag explosivo, o maior da história.
O Novo Palio é um dos modelos chamados no recall do airbag explosivo.

No total, são 81.697 unidades envolvidas. A Fiat começará o atendimento aos proprietários no dia 10 de dezembro. O reparo deve ser agendado junto à rede de concessionárias autorizadas da marca.

De acordo com a Fiat, deve ser feita a “análise, a verificação e, se necessária, a substituição dos módulos dos airbags” do motorista e/ou do passageiro.

Modelos envolvidos

Modelo Ano/Modelo Chassis (não sequenciais) Unidades envolvidas
Uno 2012 e 2013 397602 a 043575 22.156
Novo Palio 2012 e 2013 090792 a 121717 (Brasil) 22.611
Novo Palio 2012 e 2013 007964 a 603797 (Argentina) 10.341
Grand Siena 2012 e 2013 034481 a 062830 26.589

Para mais informações ou para consultar o chassi do seu veículo, acesse a página de recall da Fiat ou ligue para a central de atendimento da marca, no telefone 0800 707 1000. Lembramos que a marca já fez outros recalls devido ao airbag explosivo, assim como outras fabricantes.

Proprietários de qualquer carro equipado com airbag devem procurar saber se o seu veículo foi chamado para reparo.

Entenda o recall do airbag explosivo

O recall da Takata é o maior da história e afeta carros a nível global. A Takata era a maior fornecedora de bolsas de ar do mundo, e operava no Brasil há décadas, atendendo a “praticamente todas” as fabricantes de carros do país, como contou um engenheiro da empresa ao AutoPapo.

Em 2004, os dispositivos fabricados pela companhia, de origem japonesa, começaram a apresentar problemas. Desde então, o número de casos passou a aumentar e, hoje, já se conhecem ao menos 22 mortes causadas pelo defeito.

O airbag explosivo da Takata é construído usando uma substância química instável. Depois de algum tempo de exposição a climas úmidos e quentes, ela se transforma em um explosivo. Assim, se um carro com esse airbag sofrer uma colisão, ao invés de inflar, o componente explode.

A explosão é similar à de uma granada, e lança fragmentos de metal dentro da cabine do veículo. Saiba tudo sobre o caso com nossa cobertura completa sobre o caso Takata.

Imagem Fiat | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
DENIS VIEIRA DE MORAIS 30 de julho de 2021

Eu tenho uma palio attractive 2012 2013 fui na coseconaria eles falou p aguardar o agendamento e não tive resposta até hoje

Avatar
Deixe um comentário