[Recall] Fiat convoca 80 mil carros por airbag explosivo
Uno, Novo Palio e Grand Siena, com o ano/modelo 2012 e 2013, são os modelos da vez no maior recall da história
Uno, Novo Palio e Grand Siena, com o ano/modelo 2012 e 2013, são os modelos da vez no maior recall da história
A Fiat está convocando mais 80 mil carros para um recall devido ao airbag explosivo da fornecedora Takata. Desta vez, os modelos envolvidos são Uno, Novo Palio e Grand Siena, com ano/modelo 2012 e 2013. Há risco de que, após colisão, airbag exploda como uma granada em caso que já matou dezenas de pessoas.
No total, são 81.697 unidades envolvidas. A Fiat começará o atendimento aos proprietários no dia 10 de dezembro. O reparo deve ser agendado junto à rede de concessionárias autorizadas da marca.
De acordo com a Fiat, deve ser feita a “análise, a verificação e, se necessária, a substituição dos módulos dos airbags” do motorista e/ou do passageiro.
Modelo | Ano/Modelo | Chassis (não sequenciais) | Unidades envolvidas |
---|---|---|---|
Uno | 2012 e 2013 | 397602 a 043575 | 22.156 |
Novo Palio | 2012 e 2013 | 090792 a 121717 (Brasil) | 22.611 |
Novo Palio | 2012 e 2013 | 007964 a 603797 (Argentina) | 10.341 |
Grand Siena | 2012 e 2013 | 034481 a 062830 | 26.589 |
Para mais informações ou para consultar o chassi do seu veículo, acesse a página de recall da Fiat ou ligue para a central de atendimento da marca, no telefone 0800 707 1000. Lembramos que a marca já fez outros recalls devido ao airbag explosivo, assim como outras fabricantes.
Proprietários de qualquer carro equipado com airbag devem procurar saber se o seu veículo foi chamado para reparo.
O recall da Takata é o maior da história e afeta carros a nível global. A Takata era a maior fornecedora de bolsas de ar do mundo, e operava no Brasil há décadas, atendendo a “praticamente todas” as fabricantes de carros do país, como contou um engenheiro da empresa ao AutoPapo.
Em 2004, os dispositivos fabricados pela companhia, de origem japonesa, começaram a apresentar problemas. Desde então, o número de casos passou a aumentar e, hoje, já se conhecem ao menos 22 mortes causadas pelo defeito.
O airbag explosivo da Takata é construído usando uma substância química instável. Depois de algum tempo de exposição a climas úmidos e quentes, ela se transforma em um explosivo. Assim, se um carro com esse airbag sofrer uma colisão, ao invés de inflar, o componente explode.
A explosão é similar à de uma granada, e lança fragmentos de metal dentro da cabine do veículo. Saiba tudo sobre o caso com nossa cobertura completa sobre o caso Takata.
Imagem Fiat | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Eu tenho uma palio attractive 2012 2013 fui na coseconaria eles falou p aguardar o agendamento e não tive resposta até hoje