Distribuidoras não serão responsabilizadas se carro elétrico ‘queimar’

Distribuidoras não serão responsáveis por danos causados por sobrecarga; interessados em construir pontos de recarga devem procurar a Aneel

renault eletricos
Por AutoPapo
Publicado em 20/06/2018 às 14h59
Atualizado em 13/02/2020 às 19h33

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a regulamentação sobre a recarga de veículos elétricos. De acordo com o diretor relator do processo, Tiago Correia, a norma tem como objetivo reduzir a incerteza aos que desejam investir no desenvolvimento da infraestrutura de recarga. “A agência está eliminando eventuais barreiras para o desenvolvimento desse mercado. A norma garante que o empreendedor invista nas instalações de recarga sem medo de surpresas regulatórias posteriores”, afirmou Correia.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

A Aneel optou pela interferência mínima no que se refere à recarga dos veículos elétricos. Não haverá participação ativa nos processos tarifários dos consumidores de energia elétrica quando o serviço for prestado por distribuidoras: a conta de energia dos consumidores não vai aumentar com a implementação da tecnologia. Por outro lado, os motoristas donos de carros elétricos perderam o direito ao ressarcimento dos danos no veículo.

Atualmente as distribuidoras de energia são obrigadas a ressarcir os consumidores quando algum equipamento elétrico queima devido à oscilação de tensão, restabelecimento da energia após uma interrupção ou sobrecarga no fornecimento de energia. Ficará a cargo dos proprietários comprar e instalar um dispositivo de segurança que evite os prejuízos. O diretor da Aneel afirma que a decisão foi tomada para garantir que os prejuízos fossem repassados para os consumidores.

A Agência Nacional de Energia Elétrica definiu os parâmetros para instalação dos postos de recarga de veículos elétricos. A partir do dia 15 de outubro podem se inscrever.
Foto Renault | Divulgação

Além de montar o ponto de recarga de veículos elétricos, os aprovados podem cobrar pelo serviço a preços livremente negociados. Correia explicou que o fato de não haver uma fixação de tarifa não deve prejudicar o consumidor, já que a instalação de ponto de recarga custa pouco e pode ser feita inclusive na residência de quem tiver um elétrico.

Até o dia 15 de outubro, a Aneel vai disponibilizar um formulário eletrônico que permite os consumidores interessados enviarem as informações necessárias ao registro junto à Agência das estações de recarga em unidades consumidoras de sua titularidade.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário