Recurso de multa de trânsito pode passar a ser feito pela internet

Projeto de Lei que tramita conclusivamente na Câmara dos Deputados quer também a versão digital dos processos de defesa prévia e indicação de condutor

recurso de multas consulta internet
Por AutoPapo
Com Agência Câmara
Publicado em 17/01/2020 às 10h25

O Projeto de Lei (PL) 5794/19 dá aos condutores de veículos a possibilidade de protocolizar, por meio eletrônico, recurso de multa de trânsito, defesa prévia e indicação de condutor. Pelo texto, o serviço deverá ser oferecido pelo órgão de trânsito, conforme regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A proposta, da deputada Rejane Dias (PT-PI), tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados. O texto acrescenta a medida ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A ideia da parlamentar é gerar eficiência ao processo relativo às infrações. “Com a atual disponibilidade de tecnologia, não fazem sentido os tempos de espera nos órgãos de trânsito. Do mesmo modo, alguns serviços que atualmente são feitos via remessa postal já deveriam estar disponíveis na internet”, defende.

Rejane Dias lembra que cidades como São Paulo e Curitiba já oferecem o serviço de protocolo de recurso de multa de trânsito pela internet. “O momento inicial da viabilidade foi superado e cabe ao Parlamento adotar medidas para que essas facilidades cheguem aos cidadãos de todo o País”, diz.

recurso de multas consulta internet

Se a nova regra for aprovada e virar lei, os Detrans terão um ano para implantá-la.

Para virar lei, o PL que quer simplificar o processo de recurso de multa de trânsito precisa ser aprovado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Foto Shutterstock | Reprodução

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário