Novo Renault Duster apresenta boa proteção em crash test

Equipado com dois airbags e ESC, SUV conquistou quatro estrelas na proteção para adultos e três na avaliação para crianças; desempenho poderia ser melhor

crash test renault duster 7
Por AutoPapo
Publicado em 30/10/2019 às 11h44
Atualizado em 30/10/2019 às 13h07

O Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) divulgou, nesta quarta-feira (30), os resultados do crash test do novo Renault Duster. O SUV da marca francesa, que é produzido no Brasil, conquistou quatro das cinco estrelas que representam a segurança dos passageiros adultos.

A proteções para crianças teve um desempenho pior: o Duster recebeu três das cinco estrelas possíveis. O sistema de controle de estabilidade eletrônico (ESC) da unidade testada – importada da Romênia para o Chile – foi aprovado pelo órgão.

Confira o vídeo com o crash test do novo Renault Duster

O modelo, também fabricado na Colômbia, teve a estrutura considerada instável durante o impacto frontal e não conseguiu suportar cargas maiores. No impacto lateral, a estrutura sofreu uma alta penetração, o que não é esperado em uma nova versão. Ambas as cabeças dos dummies infantis tiveram contato com o interior do veículo durante o impacto, o que aumenta a probabilidade de ferimentos.

Além das justificativas para a perda de pontos, acima, o Novo Renault Duster apresentou pontos positivos. São eles as ancoragens ISOFIX e Top Tether como padrão nas duas posições traseiras externas e também o Lembrete de Cinto de Segurança (SBR) nos dois bancos dianteiros.

Durante os testes de impacto, o dummy de três anos foi instalado com ancoragens ISOFIX e Top Tether, enquanto o dummy de 18 meses foi instalado olhando para trás usando o cinto de segurança do adulto.

O novo Renault Duster, que deve chegar ao Brasil em 2020, oferece a possibilidade de desconectar o airbag do passageiro manualmente.

De acordo com o Latin Ncap, as versões do novo Renault Duster fabricadas na América Latina serão auditadas assim que estiverem disponíveis. Na ocasião, os testes serão republicados.

Vale lembrar que o Programa recomenda que os consumidores brasileiros comprem apenas veículos que ofereçam ESC.

Alejandro Furas, Secretário Geral do órgão, disse: “Esperava-se um melhor desempenho de segurança no novo Renault Duster e um equipamento de segurança igual ao do Dacia Duster na Europa, que oferece airbags laterais para o corpo e airbags para a cabeça, como padrão, entre outros recursos de segurança”.

Fotos Latin Ncap | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário