Renault Duster Oroch 2016: avaliamos a picape da francesa

Nem grande nem pequena, a primeira picape Renault agrada pela conveniência e espaço interno, mas deixa a desejar no motor

renault duster oroch dynamique tem opção de câmbio automático AT4
Por Sérgio Melo
Publicado em 01/04/2016 às 17h05
Atualizado em 23/12/2019 às 20h07

Apesar de ser classificada como compacta, com capacidade de carga e tamanho de caçamba normais para o segmento, o espaço para os ocupantes da Renault Duster Oroch 2016 é muito superior. São dez centímetros a mais no comprimento e na largura do habitáculo, o que garante conforto para os joelhos e ombros de cinco adultos, sem claustrofobia ou contorcionismos.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google
Renault Duster Oroch
(Renault/Divulgação)

Outras conveniências são o fácil acesso pelas quatro grandes portas, e um prático acessório que permite objetos longos na caçamba com a tampa aberta.

Sobre a Duster Oroch 2016 não ser um produto Renault, a verdade é que embora nascido pelas mãos da romena Dacia em 2010, a fabricante do leste europeu foi comprada pela francesa em 1999. Outro detalhe é que a versão brasileira tem acabamento superior à romena.

Quanto à segurança, o modelo ainda não foi submetido a crash test e, embora seja semelhante ao Duster SUV, que acaba de receber 4 estrelas da LatinNCAP, ainda estamos aguardando o seu teste.

O QUE É?

Picape compacta com quatro portas para cinco ocupantes.

ORIGEM?

Brasil, São José dos Pinhais-PR.

PREÇO DO RENAULT DUSTER OROCH 2016

A versão 1.6 testada, equipada com ar condicionado, vidros elétricos, direção hidráulica, rodas de alumínio, trio elétrico e CD Player, parte de R$ 62.290. A topo de linha, com motor 2.0, vai até R$72.490.

COMO BEBE?

Muito econômica: 7,9 km/l na cidade e 13,8km/l na estrada.

TRANSMISSÃO

Manual de cinco marchas. Em baixas rotações, os engates no Duster Oroch 2016 não incomodam, mas em altas rotações as mudanças se tornam imprecisas e exigem mais tempo.

DESEMPENHO

A potência de 115cv é adequada, mas falta força em baixas e médias rotações. O motor só acorda a partir das 3.500 rpm, abaixo disso é o mais preguiçoso 1.6 que já acelerei. A velocidade máxima é de 164km/h e a aceleração de 0 a 100km/h leva 13,2 segundos.

DINÂMICA

Embora um utilitário, a confortável suspensão multilink na traseira faz o Duster Ororch parecer um automóvel de passeio. Nas curvas, os pneus de perfil mais alto têm menos aderência, mas sem transmitir insegurança. A dianteira sai mais, o que pode comprometer a estabilidade, mas o problema é resolvido ao se diminuir a aceleração.

Com muita altura livre do solo, diferencial em relação aos concorrentes, ele absorve melhor as irregularidades do piso, sendo capaz de transpor terrenos acidentados e até esquecer de quebra-molas menores.

Pontos positivos: Espaço interno / Suspensão / Economia

Pontos negativos: Motor / Câmbio

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário