Renault Duster Oroch 2016: avaliamos a picape da francesa
Nem grande nem pequena, a primeira picape Renault agrada pela conveniência e espaço interno, mas deixa a desejar no motor
Nem grande nem pequena, a primeira picape Renault agrada pela conveniência e espaço interno, mas deixa a desejar no motor
Apesar de ser classificada como compacta, com capacidade de carga e tamanho de caçamba normais para o segmento, o espaço para os ocupantes da Renault Duster Oroch 2016 é muito superior. São dez centímetros a mais no comprimento e na largura do habitáculo, o que garante conforto para os joelhos e ombros de cinco adultos, sem claustrofobia ou contorcionismos.
Outras conveniências são o fácil acesso pelas quatro grandes portas, e um prático acessório que permite objetos longos na caçamba com a tampa aberta.
Sobre a Duster Oroch 2016 não ser um produto Renault, a verdade é que embora nascido pelas mãos da romena Dacia em 2010, a fabricante do leste europeu foi comprada pela francesa em 1999. Outro detalhe é que a versão brasileira tem acabamento superior à romena.
Quanto à segurança, o modelo ainda não foi submetido a crash test e, embora seja semelhante ao Duster SUV, que acaba de receber 4 estrelas da LatinNCAP, ainda estamos aguardando o seu teste.
O QUE É?
Picape compacta com quatro portas para cinco ocupantes.
ORIGEM?
Brasil, São José dos Pinhais-PR.
PREÇO DO RENAULT DUSTER OROCH 2016
A versão 1.6 testada, equipada com ar condicionado, vidros elétricos, direção hidráulica, rodas de alumínio, trio elétrico e CD Player, parte de R$ 62.290. A topo de linha, com motor 2.0, vai até R$72.490.
COMO BEBE?
Muito econômica: 7,9 km/l na cidade e 13,8km/l na estrada.
TRANSMISSÃO
Manual de cinco marchas. Em baixas rotações, os engates no Duster Oroch 2016 não incomodam, mas em altas rotações as mudanças se tornam imprecisas e exigem mais tempo.
DESEMPENHO
A potência de 115cv é adequada, mas falta força em baixas e médias rotações. O motor só acorda a partir das 3.500 rpm, abaixo disso é o mais preguiçoso 1.6 que já acelerei. A velocidade máxima é de 164km/h e a aceleração de 0 a 100km/h leva 13,2 segundos.
DINÂMICA
Embora um utilitário, a confortável suspensão multilink na traseira faz o Duster Ororch parecer um automóvel de passeio. Nas curvas, os pneus de perfil mais alto têm menos aderência, mas sem transmitir insegurança. A dianteira sai mais, o que pode comprometer a estabilidade, mas o problema é resolvido ao se diminuir a aceleração.
Com muita altura livre do solo, diferencial em relação aos concorrentes, ele absorve melhor as irregularidades do piso, sendo capaz de transpor terrenos acidentados e até esquecer de quebra-molas menores.
Pontos positivos: Espaço interno / Suspensão / Economia
Pontos negativos: Motor / Câmbio
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |