Coronavírus faz com que revisões e prazo de garantia de veículos sejam adiados
Medida foi implantada para que os consumidores não sejam prejudicados pela quarentena; veja como será a prorrogação em cada marca
Medida foi implantada para que os consumidores não sejam prejudicados pela quarentena; veja como será a prorrogação em cada marca
O coronavírus mudou a rotina dos proprietários de veículos em todo mundo. Em razão da quarentena determinada pelos órgãos de saúde, muitos serviços foram interrompidos e ou reduzidos. Para que os consumidores não sejam prejudicados, fabricantes optaram por adiar as revisões e o prazo de garantia de seus automóveis.
Importante ressaltar que todos os donos de veículos que se enquadrem nas condições de garantia contratual podem solicitar a extensão de data e quilometragem.
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No geral, para que o consumidor tenha direito à garantia contratual, faz-se necessário cumprir os prazos de revisão determinados pelas fabricantes. Acontece que a necessidade do isolamento social impede que as datas e ou quilometragens previstas sejam respeitadas.
De acordo com o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-MG, Bruno Burgarelli, porque a situação atípica, a extensão dos prazos é garantida pelo artigo 6 do Código do Consumidor. O texto firma que:
Art. 6º São direitos básicos do consumidor:
V – a modificação das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais ou sua revisão em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas.
Ainda que seja um direito, fabricantes têm simplificado o processo oferecendo o adiamento voluntariamente. Confira qual foi a política adotada por Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Chevrolet, Hyundai, Nissan, Peugeot, Kia e BMW.
O BMW Group anunciou que garantirá aos consumidores das marcas BMW, Mini e BMW Motorrad a possibilidade de realizar reparos cobertos pela Garantia BMW até 30 dias após o fim da garantia contratual.
A condição vale para os veículos que têm sua garantia contratual vencendo no período entre 23 de março e 24 de abril. Este período será reavaliado e poderá ser alterado, caso necessário.
Além disso, o BMW Group irá adotar como tolerância para realização das manutenções o prazo de 30 dias ou 1.200 km, contados a partir da indicação limite do sistema CBS (sistema de manutenção inteligente que alerta, com quatro semanas ou 2.000 km de antecedência, se algum componente precisa de manutenção) para carros.
No caso das motos, o parâmetro será o limite de tempo ou km (o que ocorrer primeiro) indicados no manual do proprietário.
A recomendação é que o cliente agende previamente o atendimento personalizado na rede BMW, Mini e BMW Motorrad para, assim, evitar ao máximo o nível de contato.
A Chevrolet também ampliou os prazos de revisões e garantia para as unidades em que o limite da manutenção terminaria entre os dias 1º de março e 30 de junho de 2020.
O novo prazo conta com mais dois meses ou 2.000 km.
De acordo com a assessoria de imprensa da FCA, o prazo da primeira revisão das marcas Fiat, Jeep, Dodge e Ram será ampliado para 14 meses.
Para as demais manutenções, haverá uma extensão de 30 dias corridos, a partir da data estipulada para a revisão, conforme registro no livreto de garantia.
A Hyundai informou que garantias e revisões de veículos das famílias HB20 e Creta com vencimento a partir de 10 de março de 2020 serão asseguradas até 30 de abril de 2020, com possibilidade de prorrogação de acordo com eventuais orientações das autoridades nacionais que coordenam o combate à Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.
A tolerância de quilometragem também será ampliada em 2 mil km. Caso esta margem seja ultrapassada, o veículo deverá passar por uma inspeção na loja autorizada.
Tanto a nova geração do HB20 como o Creta têm cinco anos de garantia sem limite de quilometragem para veículos de uso particular.
Nas aplicações comerciais, a garantia continua em cinco anos ou até atingir 100 mil quilômetros. Todos os modelos da HMB possuem tabelas com preços fixos de revisões periódicas.
Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento ou pelo telefone 0800-7703355.
A Kia Motors do Brasil anunciou a flexibilização das políticas de manutenções periódicas e a implementação de medidas protetivas que visam a redução da propagação do vírus.
Para que os proprietários dos veículos da marca possam evitar a exposição ao novo Coronavírus, a Kia ampliou pelos próximos três meses as tolerâncias de excesso de quilometragem e de tempo para todo o plano de revisões periódicas.
Com a medida, os limites de quilometragem foram dobrados para os modelos de passeio, de 1.500 km para até 3.000 km, e triplicados para o comercial leve Bongo K2500, de 500 km para até 1.500 km.
Já a regra de tempo corrido, atualmente de doze meses a partir da compra ou última revisão, terá um acréscimo de três meses para toda a linha de veículos da marca neste período de enfrentamento da pandemia.
Além da flexibilização das revisões e prazo de garantia, a Kia afirmou ter reforçado as medidas protetivas em todas as concessionárias do País, intensificando as práticas de higiene e seguindo as recomendações dos órgãos oficiais.
Levando em consideração o contexto da pandemia do novo coronavírus e prezando pelo bem-estar e saúde de todos, a Mercedes anunciou a prorrogação do prazo de garantia dos automóveis por três meses.
Adicionalmente, para proporcionar mais tranquilidade aos clientes, foi também estabelecido o aumento da tolerância para realização das manutenções periódicas sem prejuízo da garantia contratual.
O prazo, que antes era de 30 dias ou 1.000 km, passa para 90 dias ou 3.000 km. Vale destacar que as medidas são válidas para veículos com final de garantia ou prazo de revisão expirando entre 01/03/2020 e o final do período de quarentena.
A Nissan do Brasil flexibilizou o serviço de manutenção dos veículos dos clientes que não estarão disponíveis para comparecer diretamente às instalações das concessionárias Nissan. Com isso, os clientes da marca podem ficar em casa mais despreocupados.
Assim, temporariamente, a tolerância para execução do serviço de manutenção – necessárias a cada 10 mil km, de acordo com o plano de garantia –, que é de 1 mil km para menos ou para mais, ou 12 meses de uso (ou um mês antes ou depois), o que ocorrer primeiro, subirá para 3 mil km e até 3 meses para antes ou depois, respectivamente.
A Nissan ressalta que essa alteração temporária emergencial do plano de manutenções poderá ser revisada a qualquer momento de acordo com as necessidades do mercado, e será informada oportunamente.
A Peugeot do Brasil informa que, em função das alterações de rotina promovidas pelas orientações de combate à pandemia, aumentou os prazos do plano de revisões e manutenção de todos os veículos em garantia.
Os clientes terão mais três meses e ou 3.000 km rodados, contando a partir de 17 de março de 2020, para concluírem os serviços obrigatórios mantendo a garantia de seus automóveis em dia.
Já os consumidores cujos veículos estão próximos do fim da garantia, estarão cobertos em até um mês após a data limite.
No caso de automóveis dentro da garantia com pane sem viabilidade de reparo no local, a Assistência 24 horas será responsável por organizar o regresso do cliente até sua residência e efetuar o translado do veículo até a concessionária ou garagem do consumidor, se disponível.
Para aqueles que possuam um carro da marca fora da garantia, o Peugeot Total Care disponibiliza serviço de reboque gratuito, durante oito anos, a partir da data da compra do veículo.
A Toyota e a Lexus Brasil vão estender por até três meses o vencimento de revisões obrigatórias ou garantia contratual em março e abril de 2020.
Confira abaixo os novos prazos de tolerância para revisões obrigatórias de veículos Toyota e Lexus, o que ocorrer primeiro:
Novo vencimento para garantia contratual para os veículos Toyota:
Novo vencimento para garantia contratual para os veículos Lexus:
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