Rolls-Royce Cullinan é o primeiro SUV da marca

O Cullinan parece um Ghost maior, inserindo a inglesa na infame lista dos que se deixaram seduzir pela moda dos utilitários-esportivos

Por AutoPapo 10/05/18 às 15h37

A Rolls-Royce, fabricante inglesa de veículo de luxo, acaba de lançar seu primeiro SUV. O Cullinan foi apresentado hoje durante uma transmissão ao vivo. A notícia deve ser boa para os amantes dos utilitários-esportivos – e, provavelmente, não tão agradável para os amantes da marca.

rolls-royce cullinan
Rolls-Royce | Divulgação

O Rolls-Royce Cullinan foi anunciado três anos atrás, junto com promessas de luxo, performance e praticidade. Pelo menos o primeiro quesito já seria garantido na novidade, já que é praticamente o sobrenome da marca inglesa que fornece veículos para a família real e que cujo fundador é citado dizendo “Busque a perfeição em tudo que você faz. Pegue o melhor do que existe e o torne ainda melhor. Quando não existir, crie-o”.

Aparentemente, o time de designer da marca achou que o melhor já existia e decidiu melhorá-lo. No caso, o Phantom, cuja dianteira parece ter sido transposta ao novo modelo de maior tamanho. Do sedã também veio o motor 6.75L twinturbo V12 que oferece 570 cavalos de potência e 87 kgfm de torque disponíveis desde as 1.600 rotações por minuto.

rolls-royce cullinan
Rolls-Royce | Divulgação

A tração é integral e a velocidade máxima alcançável pelo veículo é de 250 km/h, controlada eletronicamente.

A suspensão do Rolls Royce Cullinan também tem toques especiais para oferecer aos ocupantes uma “viagem de tapete mágico” – o que deve ser referente à ausência de oscilações causadas por impactos na estrada. Isso não deve funcionar no Brasil. De qualquer forma, a marca inglesa fez a sua parte, dando ao SUV uma arquitetura mais leve e a última geração de suspensões a ar.

Esta última foi aprimorada, com volume maior de ar para amortecer os impactos. Além disso, o sistema é controlado eletronicamente para se adaptar da melhor forma ao terreno em que é exposto. Com isso, a fabricante de luxo promete um utilitário esportivo que se adapta bem ao off-road.

rolls-royce cullinan
Rolls-Royce | Divulgação

O Rolls-Royce Cullinan tem 5,34 metros de comprimento, 2,16 m de largura, 1,83 m de altura e 3,29 m de distância entre eixos. O peso é de 2.660 quilos.

O Cullinan inseriu a fabricante de luxo na infame lista dos que se deixaram seduzir pela moda dos utilitários-esportivos, contradizendo a proposta de gamas tradicionais. Entre exemplos estão Porsche Cayenne – responsável por puxar a fila e, também, salvar a alemã de uma falência -,  Bentley Bentayga, Lamborghini Urus e Maserati Levante.

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário