Saiba quais são as concessionárias automotivas com melhor pós-venda
J.D. Power desenvolveu um estudo sobre o atendimento das marcas convencionais e de luxo; Renault e Land Rover foram as piores
J.D. Power desenvolveu um estudo sobre o atendimento das marcas convencionais e de luxo; Renault e Land Rover foram as piores
A J.D Power publicou a Customer Service Index (CSI) StudySM Brasil 2019, uma pesquisa que indica as melhores e piores concessionárias do país de acordo com a opinião dos motoristas.
Segundo o estudo, as concessionárias que oferecem soluções rápidas e eficientes são as que mais satisfazem os clientes. A J.D Power ouviu 4.920 consumidores de todo o país que levaram seus carros para manutenção ou reparo nos últimos 12 meses.
Do total de entrevistados, 44% indicou ter tido algum tipo de problema com o serviço realizado e, desses, 92% tiveram a questão solucionada pela marca.
Para os clientes que apontaram falhas no serviço e receberam soluções, a satisfação geral é de 846 pontos (em uma escala de 1.000 pontos). Quando o problema não foi resolvido pelas concessionárias – o que ocorreu com 8% dos motoristas – a satisfação caiu drasticamente para 622.
A pesquisa cobre as experiências de pós-venda entre os clientes de marcas de luxo e de volume. A satisfação geral da média da indústria foi maior entre as concessionárias de marca de luxo (844) do que as marcas de volume (817).
A Toyota alcança a mais alta satisfação entre as marcas de volume com 845 pontos. A Honda (835) ocupa a segundo posição, seguida pela Hyundai-HMB (833).
Entre as marcas de luxo, a Audi obteve a mais alta satisfação com relação ao atendimento em suas concessionárias (864 pontos). A BMW (843) ficou em segundo e a Mercedes-Benz (840) ocupa a terceira posição. Confira os rankings:
Marca | Satisfação (1 a 1.000) |
---|---|
Toyota | 845 |
Honda | 835 |
Hyundai Motors | 833 |
Citröen | 831 |
Hyundai Caoa | 831 |
Chevrolet | 822 |
Ford | 820 |
Kia | 816 |
Nissan | 813 |
Jeep | 812 |
Volkswagen | 810 |
Mitsubishi | 804 |
Peugeot | 801 |
Fiat | 795 |
Renault | 791 |
Marca | Satisfação (1 a 1.000) |
---|---|
Audi | 864 |
BMW | 843 |
Mercedes | 840 |
Land Rover | 836 |
O Customer Service Index (CSI) StudySM Brasil 2019 promove uma análise abrangente da satisfação do cliente com os serviços de concessionárias, examinando cinco fatores (listados em ordem de importância):
O estudo é baseado nas avaliações de 4.920 proprietários de veículos novos no Brasil, que adquiriram o automóvel entre dezembro de 2015 e novembro de 2017 e que realizaram algum serviço em concessionárias autorizada nos últimos 12 meses. A pesquisa foi realizada de novembro de 2018 a abril de 2019.
Principais indicadores da satisfação com o pós-venda: Entregar o veículo na data prometida tem grande efeito na satisfação. Outro fator de influência é a cobertura de serviços pela garantia do automóvel, seja a visita, o pacote de manutenção ou qualquer outro benefício que não gere cobrança ao cliente – processo que ocorre em apenas 37% dos casos.
O desempenho do consultor de serviço também é um quesito que influencia, pois quando ele está completamente focado nas necessidades dos clientes, o que aconteceu em 86% dos casos, a satisfação com as concessionárias aumentam.
Quando os gastos são mais altos, os processos geram mais satisfação. Mais da metade (52%) dos clientes que gastaram mais de R$ 500 no serviço de pós-venda e receberam uma explicação sobre o trabalho realizado no veículo classificaram sua experiência na concessionária com notas entre 9 ou 10 (em uma escala de 10 pontos).
Quando eles não receberam uma explicação sobre o trabalho, apenas 20% avaliaram a experiência com o serviço como 9 ou 10.
Os clientes preferem o contato por aplicativos de troca de mensagens. Mais de um terço (34%) dos clientes receberam o contato das concessionárias via ligação e 36% disseram que preferem ser atualizados com informações sobre o serviço dessa maneira. Mais da metade (54%) disse que preferia contato via aplicativo de mensagens, como o WhatsApp. Um dos pontos que merecem destaque é que apenas 17% foram acionados via esses dispositivos.
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