Renault é destaque no Salão de Paris e chinesas perdem força 

Mostra francesa deste ano ganha fôlego em relação à última edição e apresenta algumas novidades que podem desembarcar no Brasil

VISTA GERAL DO ESTANDE DA RENAULT SALÃO DE PARIS 2024 FELIPE BOUTROS (2)
Salão de Paris foi encampado por marcas francesas, como a Renault que apostou forte em modelos elétricos inspirados em antigos clássicos (Fotos: Felipe Boutros | AutoPapo)
Por Felipe Boutros
De Paris | França
Publicado em 15/10/2024 às 19h00

O Salão de Paris 2024 surpreendeu: após quase desaparecer depois da pandemia, a mostra francesa ganha sobrevida e “sai do CTI” impulsionada principalmente pela Renault – e as outras marcas do grupo.

A montadora levou importantes novidades para o auto show, além de toda a sua gama à venda atualmente (totalmente eletrificada). Mas a grande novidade foi o retrofuturista Renault 4, que será lançado oficialmente em 2025 apenas com motorização 100% elétrica.

VEJA TAMBÉM:

Renault 4 e tech azul claro frente parado salão de paris
Renault 4 resgata as linhas de um dos modelos maior sucesso da marca, produzido por mais de 30 anos

O R4 foi um marco na história da Renault, produzido por mais de 30 anos e com 8 milhões de unidades produzidas. Sua releitura adiciona elementos modernos, mas preservando os contornos do modelo original.

Renault 5 no Salão de Paris

Renault 5 e tech 2025 azul frente parado salão de paris
Com estilo esportivo inspirado no lendário R5 Turbo, novo Renault 5 já está a venda no mercado europeu

A Renault também começou a venda de outro carro elétrico com essa “pegada” retrô, o 5. O R5 foi um dos modelos mais populares da marca francesa, e ficou em linha durante as décadas de 1970 e 1980. O novo Renault 5 tem estilo arrojado e linhas que remetem ao famoso R5 Turbo, que surgiu no final dos anos 1970, com motor turbo instalado atrás do banco do motorista.Também em destaque no estande da marca francesa (o maior da edição deste ano) estava o conceito do que será o novo Twingo, além do Embleme, que aposta na combinação hidrogênio e motor elétrico para uma autonomia de 1.000 km, além de um estilo para lá de arrojado.

Renault Twingo e tech 2025 verde frente salão de paris
Simpático, releitura da primeira geração do Twingo ainda é conceitual, mas com linhas praticamente definitivas

O carrinho herdou as linhas do Twingo original, inclusive com os simpáticos faróis “Frog Eyes” e carroceria em estilo monovolume. A grande novidade é que o novo Twingo usará carroceria quatro portas, diferentemente da geração inaugural.

Futuro anti-Compass

Na subsidiária Dacia, destaques para o SUV grande Bigster, mas apresentado apenas em versão de 5 lugares, além da terceira geração do Duster, descartada para o nosso mercado, mas que servirá de base para o futuro C SUV da Renault para o Brasil, onde disputará mercado com Toyota Corolla Cross e Jeep Compass, por exemplo.

Executivos confirmaram que este SUV Renault será o próximo lançamento da marca para l Brasil, e, depois, teremos a nova picape baseada no conceito Niagara, também com produção confirmada para a Argentina.

Poucas novidades para o Brasil

No geral, o Salão de Paris 2024 tem poucas novidades para o mercado brasileiro. O Audi Q6 e-tron é uma delas, já com passaporte carimbado para desembarca por aqui no fim deste ano.

AUDI Q6 ETRON 2025 FRENTE E LATERAL
Q6 e-tron é a aposta da Audi para ampliar sua gama de elétricos no mercado brasileiro (Foto: Audi | Divulgação)

No estande da VW, interessa ao consumidor brasileiro o Tayron, com opções de 5 e 7 lugares, que pode ser aposta dos alemães para substituir o Tiguan no futuro, com o uso da motorização híbrida flex da marca e deverá combinar a unidade TSI 250 1.4 com módulo elétrico.

Volkswagen Tayron prata frente parado salão de paris
Com estilo agressivo, Volkswagen Tayron está cotado para chegar ao Brasil com motor híbrido flex e pode ocupar vagas do Taos e Tiguan

O SUV tem estilo refinado, com direito a emblema luminoso e refinamentos no acabamento interno. Destaque para a grande central multimídia que agrega diversas funcionalidades.

Montadoras chinesas

Os chineses da Leapmotor, sob o guarda-chuva da Stellantis, eram destaque entre as montadoras do país. Apresentou o B10, e expôs o C10 e o T03 – os dois últimos com lançamento em breve no Brasil.

Leapmotor T03 2025 salão de paris branco dianteira
Pertencente à Stellantis, Leapmotor se prepara para fazer sua estreia no Brasil, mas já deu as caras no Salão e Paris

Talvez como uma resposta ao movimento europeu de dificultar a sua presença no Velho Continente, desta vez, as montadoras chinesas tiveram presença tímida no Salão de Paris. BYD com um pequeno estande, além de XPeng, Aito (que foi vendida brevemente como Seres no Brasil), além de GAC, que confirmou que irá operar em nosso mercado.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 16 de outubro de 2024

Renault apresentando-se no Salão de Paris. Aí fica mais fácil surfar nos holofotes e fazer sucesso.

Avatar
Antonio Pereira 15 de outubro de 2024

Chineses não perderam força, foram sobre taxados.
O livre mercado dos neo liberais europeus só vale quando eles vendem, se vier alguém e vender mais barato aí é concorrência desleal, dumping , etc.
A boa e velha lógica de dois pesos e duas medidas, o famoso “ain é diferente”.🤣

Avatar
Deixe um comentário