Renault é destaque no Salão de Paris e chinesas perdem força
Mostra francesa deste ano ganha fôlego em relação à última edição e apresenta algumas novidades que podem desembarcar no Brasil
Mostra francesa deste ano ganha fôlego em relação à última edição e apresenta algumas novidades que podem desembarcar no Brasil
O Salão de Paris 2024 surpreendeu: após quase desaparecer depois da pandemia, a mostra francesa ganha sobrevida e “sai do CTI” impulsionada principalmente pela Renault – e as outras marcas do grupo.
A montadora levou importantes novidades para o auto show, além de toda a sua gama à venda atualmente (totalmente eletrificada). Mas a grande novidade foi o retrofuturista Renault 4, que será lançado oficialmente em 2025 apenas com motorização 100% elétrica.
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O R4 foi um marco na história da Renault, produzido por mais de 30 anos e com 8 milhões de unidades produzidas. Sua releitura adiciona elementos modernos, mas preservando os contornos do modelo original.
A Renault também começou a venda de outro carro elétrico com essa “pegada” retrô, o 5. O R5 foi um dos modelos mais populares da marca francesa, e ficou em linha durante as décadas de 1970 e 1980. O novo Renault 5 tem estilo arrojado e linhas que remetem ao famoso R5 Turbo, que surgiu no final dos anos 1970, com motor turbo instalado atrás do banco do motorista.Também em destaque no estande da marca francesa (o maior da edição deste ano) estava o conceito do que será o novo Twingo, além do Embleme, que aposta na combinação hidrogênio e motor elétrico para uma autonomia de 1.000 km, além de um estilo para lá de arrojado.
O carrinho herdou as linhas do Twingo original, inclusive com os simpáticos faróis “Frog Eyes” e carroceria em estilo monovolume. A grande novidade é que o novo Twingo usará carroceria quatro portas, diferentemente da geração inaugural.
Na subsidiária Dacia, destaques para o SUV grande Bigster, mas apresentado apenas em versão de 5 lugares, além da terceira geração do Duster, descartada para o nosso mercado, mas que servirá de base para o futuro C SUV da Renault para o Brasil, onde disputará mercado com Toyota Corolla Cross e Jeep Compass, por exemplo.
Executivos confirmaram que este SUV Renault será o próximo lançamento da marca para l Brasil, e, depois, teremos a nova picape baseada no conceito Niagara, também com produção confirmada para a Argentina.
No geral, o Salão de Paris 2024 tem poucas novidades para o mercado brasileiro. O Audi Q6 e-tron é uma delas, já com passaporte carimbado para desembarca por aqui no fim deste ano.
No estande da VW, interessa ao consumidor brasileiro o Tayron, com opções de 5 e 7 lugares, que pode ser aposta dos alemães para substituir o Tiguan no futuro, com o uso da motorização híbrida flex da marca e deverá combinar a unidade TSI 250 1.4 com módulo elétrico.
O SUV tem estilo refinado, com direito a emblema luminoso e refinamentos no acabamento interno. Destaque para a grande central multimídia que agrega diversas funcionalidades.
Os chineses da Leapmotor, sob o guarda-chuva da Stellantis, eram destaque entre as montadoras do país. Apresentou o B10, e expôs o C10 e o T03 – os dois últimos com lançamento em breve no Brasil.
Talvez como uma resposta ao movimento europeu de dificultar a sua presença no Velho Continente, desta vez, as montadoras chinesas tiveram presença tímida no Salão de Paris. BYD com um pequeno estande, além de XPeng, Aito (que foi vendida brevemente como Seres no Brasil), além de GAC, que confirmou que irá operar em nosso mercado.
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Renault apresentando-se no Salão de Paris. Aí fica mais fácil surfar nos holofotes e fazer sucesso.
Chineses não perderam força, foram sobre taxados.
O livre mercado dos neo liberais europeus só vale quando eles vendem, se vier alguém e vender mais barato aí é concorrência desleal, dumping , etc.
A boa e velha lógica de dois pesos e duas medidas, o famoso “ain é diferente”.🤣