Seguradora Líder continua recusando indenizar vítima de acidentes de trânsito

Enquanto a Líder não paga as indenizações, muitas vítimas sobrevivem por meio de doações e favores de parentes

Seguradora Líder negocia com o Ministério Público de Minas Gerais para pagar apenas uma parte da multa pelas fraudes no DPVAT.
Por André Almeida
Publicado em 18/12/2018 às 14h00
Atualizado em 18/12/2018 às 15h45

A Seguradora Líder continua recusando pagar a indenização para várias vítimas de acidentes de trânsito, como o AutoPapo tem denunciado frequentemente.  E quando paga, o valor é insignificante, principalmente para os casos de invalidez. Um exemplo foi o caso do agricultor José Marcondes Mascena de Sousa,  que se acidentou de moto quando estava a caminho do trabalho. A Líder emitiu uma nota afirmando que já indenizou a vítima. Só que o valor é irrisório para um cidadão que não poderá mais exercer a sua profissão por causa das sequelas causadas pelo acidente.

Após a publicação da reportagem, a Seguradora Líder emitiu a seguinte resposta: “Sobre o caso do Sr. José Marcondes, noticiado na matéria veiculada nesta quinta-feira (13/12) no AutoPapo, a Seguradora Líder esclarece que o beneficiário entrou com o pedido de indenização em 24 de setembro e teve sua indenização paga no dia 12 de outubro de 2018, no valor de R$ 1.687,50, de acordo com a tabela, prevista em Lei, para pagamento da invalidez permanente. O Sr. José solicitou reanálise de sua indenização em 26 de novembro e, em 28 de novembro, a Seguradora Líder solicitou novas documentações médicas do beneficiário, tendo em vista que a documentação apresentada até então não demonstra a existência de novas sequelas ou, ainda, o agravamento daquelas já indenizadas. Até então, o beneficiário ainda não entregou nova documentação para reanálise completa do caso.”

Segundo Ademir Veras, da empresa Veras Seguro DPVAT, “a Seguradora Líder não faz um exame presencial em todas as vítimas. Cerca de metade delas são analisadas somente por meio de documentos e exames, e não são encaminhadas para a perícia. Ou seja, com a precariedade do nosso sistema de saúde pública, muitas pessoas não conseguem a documentação exigida, por falta até de médicos para atendê-las. E, muitas vezes, o prontuário médico demora até quatro meses para ser liberado.

Enquanto isso, uma infinidade de acidentados permanecem sem ter acesso ao benefício a que têm direito e precisam sobreviver com o auxílio de parentes e doações. Além disso, quando conseguem toda a documentação, a Líder dificulta a aprovação dos exames.”

Em relação ao caso do agricultor José Marcondes Mascena de Sousa (vide fotos abaixo), segundo Ademir, “não existem pendências nas documentações, como dito pela Líder,  visto que o parecer foi dado sem a análise correta da real sequela da vítima”. Isso porque a vítima teria sofrido maior grau de invalidez que o reconhecido pela seguradora.

Ainda de acordo com o procurador, essa papelada contestada pela Líder foi enviada há cerca de um mês, mas também não foi aceita.  Somente após a publicação desse caso pelo AutoPapo, a seguradora teria entrado em contato com a Veras Seguro DPVAT, solicitando mais documentos, que foram enviados, junto com as fotos abaixo, há três dias.

Expectativas para o futuro do seguro obrigatório

Esperava-se que a reunião do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), na semana passada (12/12), decidisse pela dissolução do consórcio que controla a Seguradora Líder e representa um monopólio na administração de fundos públicos.

A atitude não foi tomada devido ao interesse dos órgãos governamentais envolvidos com a Seguradora Líder em manter a máquina de dinheiro em funcionamento.

Espera-se que, no começo do ano que vem, com a mudança da diretoria da Superintendência de Seguros Privados (Susep), da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) e da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNseg), envolvidas na administração do DPVAT, poderá ocorrer, enfim, a quebra desse monopólio.

A partir do ano que vem, permaneceria o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), porém, o condutor poderia escolher para qual seguradora ele quer pagar o seguro obrigatório. Assim, ocorreria a dissolução da Seguradora Líder, um consórcio de companhias de seguro que representa um monopólio, único no mundo a administrar o seguro obrigatório de automóveis.

Além disso, aguarda-se, ainda, o fim à impunidade dos envolvidos nas fraudes do seguro obrigatório. O caso está fartamente documentado pela Polícia Federal, desde a Operação Tempo de Despertar, de 2015, já tendo passado pelo Ministério Público Federal (MPF) de Minas Gerais e duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) sem chegar a conclusões satisfatórias

Em 2019, com os novos ventos que soprarão no Ministério da Justiça, aumentam as possibilidades de que esses responsáveis sejam punidos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
13 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Waldir Gomes Ferreira 24 de outubro de 2022

Estou a 12 anos aguardando pagamento indenização seguradora líder DPVAT por invalidez,não confiaram no seu próprio perito, pagaram,2.000
.00 a perito particular, laudo invalidez perna direita, porque descontar DPVAT,eles não pagam a mente vê notícias aqui de churrasco funcionários com dinheiro do povo tenho 71 anos acho que vão me pagar por morte, brasileiro está ferrado,o negócio é ser bandido infelizmente.

Avatar
claudimir 10 de outubro de 2022

Depois que o seguro obrigatório passou para a CAIXA ECONOMICA FEDERAL a seguradora Lider nem atende mais os segurados, que se acidentaram até 31/12/2020. Sendo que é OBRIGAÇÃO da Lider.

Avatar
Alessandra camandaroba Nóbrega correia 19 de janeiro de 2021

Essa seguradora está segurando os valores da minha filha que é especial o pai dela veio a óbito e nada deles pagar
Sempre inventa alguma coisa essa brincadeirinha deles já tem 7 meses que ele faleceu

Avatar
João César Rank 3 de fevereiro de 2021

Os bonitões da seguradora líder me fizeram correr que nem palhaço. Um (empurra pra outro e um enrola enrola de lá, ainda tem outra.um motorista bebado que por DEUS não me matou se retirou em fuga. Cem prestar ssocorro eu poderia receber de ambos meu veiculo e a de outro veiculo.imfrator do fato escrito por mim.. e na policia civil.
eu vou ao ver a imagem do acima dito eu joao
Rogo e dito.! toda a verdade foi ver a filmagem no batalhao de policia militar de minha cidade as imagens da camera sumiram só a de minha moto apareceu engracado, ne um fantasma arrebentou minha perna? e eu parado esperando o cinal ficar verde para eu proceguir eu o propio la compareci não vi a placa más pela hora e dia e imagem nao existe dois veiculos ..= sou preparador de carros pintor automoveis mas juro por Deus conheço o maldito veiculo fujao e autor de umissao de socrro e diresão perigosa se envadiu e nem pra traz olhou. estou novamente tentando cer recarsido do ocorrido pela segunda vez estou vendo já compraram a fabrica de multas e dinhueiro)…agora vou correr novamente.! estou vendo toda a palhacada feita que a seguradora líder
Vai fazer nova_mete me enrolar … eu João César sentindo forte dores a negaram tudo e sote da lider eu não poder nos comentários enviar fotos de meu ascidente agora estou tentando entrar novame_nte o pedido de sequelas devido tanta dor. ao exercer trabalho ou passeio a pé de tanta dor que me da alguém..por favor leia ou altoriza fotos nos comentarios, as fotos de meu caso que se prontefique se faz a lei ser justa com as vitimas de trânsito se não fazer certo que a lei fique dentro da lei desde agradeço João César grato menos a lider ).más quem fazer a justiça e ler….e fazer justo pelo justo..ok

Avatar
Geane Silva pedra 19 de setembro de 2020

Bom dia so a geane e o advovado deu entrada na seguradora lider ja faz mais de 8 meses e ater agora nada tenho dois filhos pequeno e o pai deles morreu de acidente de caminhao a trabalho mais não era fichado então a segurado não dá nem uma resposta para que passamos toma providência oque fazer nesse caso.?

Avatar
Edmar Fernando Caçal 20 de abril de 2019

A seguradora líder do Rio de Janeiro realmente é uma vergonha!30 de junho de 2018sofri um acidente de moto quebrei clavícula costela a t9 da coluna estou na cadeira de rodas a seguradora não é humana simplesmente procuram meios para não pagar a indenização que é por direito não se preocupam com o ser humano minha indenização depvt foi injustamente negada por que eu paguei o seguro obrigatório dpvat pelo final da placa de minha moto Mas nunca deixei de pagar sempre receberam!Meu acidente já faz nove meses e cada vez mais minha perna direita fica mais dura atrofiadas.a seguradora líder deveria ser mais humana com os que precisa!

Avatar
Eliezer 1 de abril de 2019

Isso isso é uma palhaçada o que essa seguradora vem fazendo tenho um amigo que sofreu acidente de trânsito teve várias fraturas no face tempo laudo do médico especialista que atesta a sequela permanente dele ele foi chamado para fazer perícia com médico da seguradora o médico da seguradora colocou que ele tem sequela mais lá dentro da seguradora o médico perito analista que nem vio vítima negou o processo dizendo que a vítima estava sem sequelas. é uma palhaçada isso fazem com as vítimas. Fazem oque querem.pagam quem eles querem .bando de safados

Avatar
Paulo ricardo 16 de março de 2019

Descaso com o povo que precisa receber a indenização do seguro Dpvat

Avatar
Paulo ricardo 16 de março de 2019

Descaso com o povo que precisa da indenizacao do Dpvat

Avatar
Richelle Menezes 7 de março de 2019

O mesmo monopólio é feito pelo INSS que nos obriga a contribuir em desconto em folha e na hora de precisarmos pedem mil e uma coisa é ainda cortam o benéficio do nada como se uma pessoa acidentada a caminho do trabalho fosse um cachorro que têm direito só de R$ 2 mil de despesas médicas ISSO É UMA VERGONHA CADEIA NELES E ABRAM OS OLHOS E OUVIDOS COM ESSA REFORMA DA PREVIDÊNCIA OK.

Avatar
Jorge Luiz Moreira Santana 18 de dezembro de 2018

Esta Seguradora Líder, tem que ser extinta pois vem de forma vergonhosa lesando as vítimas sequeladas e também falecidas. Dei entrada no pedido de indenização da vítima MARCIO DE JESUS VIEIRA, SINISTRO Nº 3180535161, O QUAL FICOU CEGO DO OLHO ESQUERDO, ENVIAMOS LAUDOS MÉDICOS INFORMANDO A CEGUEIRA TOTAL DO REFERIDO OLHO, A SEGURADORA LÍDER MARCOU PERICIA MÉDICA A VÍTIMA COMPARECEU E FEZ A PERICIA COM O MEDICO DA SEGURADORA LÍDER E MESMO ASSIM A SEGURADORA LÍDER ENVIOU UMA CARTA INFORMANDO A NEGATIVA TÉCNICA (SEM SEQUELA), UM VERDADEIRO ABSURDO, POIS A VÍTIMA ENCONTRA-SE CEGA DEVIDO AO ACIDENTE E SEU DIREITO FOI NEGADO, POR ESTA RIDÍCULA SEGURADORA LÍDER. ATENÇÃO MINISTÉRIO DA FAZENDA, POLICIA FEDERAL, ESPERAMOS CONCLUSÕES DA OPERAÇÃO TEMPO DE DESPERTAR E QUE OS DIRIGENTES DESTE MONOPÓLIO SEJAM PUNIDOS POR VARIAS IRREGULARIDADES PRATICADAS.

Avatar
Andre 18 de dezembro de 2018

Seguro obrigatório é uma vergonha, deveria ser extinto.

Até qdo compramos um imóvel incluem este absurdo. Sendo o próprio imóvel a garantia do empréstimo!!

Brasil tem muitos esqueletos a serem eliminados.

Avatar
Waldir Gomes Ferreira 24 de outubro de 2022

Estou a 12 anos aguardando pagamento indenização seguradora líder DPVAT por invalidez,não confiaram no seu próprio perito, pagaram,2.000
.00 a perito particular, laudo invalidez perna direita, porque descontar DPVAT,eles não pagam a mente vê notícias aqui de churrasco funcionários com dinheiro do povo tenho 71 anos acho que vão me pagar por morte, brasileiro está ferrado,o negócio é ser bandido infelizmente.

Avatar
Deixe um comentário