Seguro apenas para furto e roubo é opção para antigos e até motoboys

Além de ser mais abrangente, por aceitar qualquer tipo de veículo, modalidade custa em média 40% a menos que a proteção "convencional"

seguro
Por Laurie Andrade
Publicado em 10/01/2019 às 18h10

De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), atualmente, no Brasil, 70% dos carros, 85% dos caminhões e 98% das motocicletas circulam sem seguro. Alguns motivos justificam esses índices: o valor da proteção e o fato de muitos veículos não serem elegíveis ao contrato de empresas “tradicionais”, por exemplo. Para atender os muitos proprietários descobertos, surge o seguro apenas para furto e roubo.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Nesta modalidade, veículos que normalmente não são aceitos pelas seguradoras “convencionais”, como os com 20 anos ou mais – e até mesmo antigos – podem ser segurados. Motos, inclusive as usadas para trilhas ou por motorboys, também são atendidas pelo seguro contra roubo e furto.

Veraldo Rosa de Lima Júnior tem duas motocicletas seguradas pela Suhai Seguradora e conta que tinha dificuldades para contratar o serviço para seus veículos: “há cinco anos tentava proteger a minha Honda CRF X. Tentei fazer o seguro em todas as outras companhias, como a moto não tem placa, não conseguia uma empresa que aceitasse fazer sua cobertura”.

O empresário adiciona, ainda, que o valor da cobertura de sua moto de rua, uma BMW, ficou aproximadamente um terço mais barata pela modalidade.

O seguro para furto e roubo é uma alternativa até mesmo às cooperativas e seguros populares. Isso porque, de acordo com o diretor comercial da Suhai Seguradora, Robson Tricarico, o preço dele é, em média, 40% mais barato do que a proteção completa, que abrange sinistros de qualquer natureza (incêndio, colisão, terceiros, furtos, entre outros).

Nara Figueiredo Guelfi é proprietária de um Renault Logan 2009 e usuária do seguro apenas para furto e roubo: “optei pela modalidade porque queria uma opção mais barata para proteger o meu carro, que está a venda”, conta a enfermeira. Para a motorista, que mora em São Paulo, a proteção ficou 44% mais barata.

Nara Guelfi optou pelo seguro apenas para furto e roubo | Arquivo pessoal

“Fico tranquila para rodar e estacionar o carro na rua. Isso por um valor mensal mais acessível”, conclui a motorista.

Segundo Tricarico, como as peças de carros com mais de 20 anos são mais difíceis de encontrar, as seguradoras ficam receosas de acobertar os modelos. O fato preocupa porque o preço e a disponibilidade das peças pode complicar o ressarcimento do cliente e atrair a atenção dos bandidos que as roubam para abastecer o mercado ilegal.

“Se a empresa oferece apenas o seguro para furto e roubo, pode se preocupar menos com a disponibilidade das peças. Em contrapartida, deve aprimorar a inteligência estratégica para recuperar mais automóveis”, explicou o executivo.

Seguro apenas para furto e roubo
Seguro apenas para furto e roubo é uma nova opção para os proprietários de automóveis

Esse diferencial possibilita que o seguro apenas para furto e roubo abranja uma parcela maior de automóveis: “aceitamos carros com mais de 10 anos de uso, motos de qualquer cilindrada, esportivos, utilitários, táxi ou carros de aplicativos e caminhões”, explica o diretor comercial.

Quem contrata seguro para furto e roubo

A Suhai Seguradora informa que diversas categorias contratam a modalidade. Algumas características comuns, no entanto, podem ser observadas.

No caso dos automóveis, a maior parte dos contratantes do seguro apenas para furto e roubo são proprietários de veículos com mais de 10 anos. Aqueles que não têm mais peças de reposição e que muitas seguradoras tradicionais não aceitam.

Os motociclistas que contratam o serviço, por sua vez, estão mais concentrados em dois grupos. O primeiro é de donos de motos com mais de 250 cilindradas, que usam a moto para ir e voltar ao trabalho ou para lazer.

O segundo grupo é formado por motoboys e motofretistas, que utilizam o veículo com até 150 cilindradas para prestação de serviço e normalmente não são aceitos pelos seguros convencionais.

Os caminhões mais protegidos pelo seguro apenas para furto e roubo são aqueles com mais de 10 anos, propriedade de profissionais autônomos.

Para saber qual o valor médio dos seguros dos carros mais vendidos no Brasil, clique aqui.

Foto | Shutterstock

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário