Fusca: conheça seis modelos que são primos do clássico
No nosso #TBT, listamos alguns familiares do Besouro para destacar a importância do clássico da Volkswagen para indústria automobilística nacional
No nosso #TBT, listamos alguns familiares do Besouro para destacar a importância do clássico da Volkswagen para indústria automobilística nacional
O auge do Fusca no mercado brasileiro foi em 1972, quando vendeu 223.445 unidades. A engenhosa arquitetura, com um motor traseiro de quatro cilindros refrigerado a ar trouxe de carona vários veículos.
Como hoje é #TBT no AutoPapo, listamos seis modelos primos do “besouro”, sendo concebidos a partir da espinha dorsal do simpático besouro e fizeram sucesso (ou não) no Brasil. Confira!
O modelo clássico (e muito bonito!) foi fabricado entre 1972 e 1976. Aliás, o SP2, que foi integralmente desenvolvido no Brasil, se tornou peça de museu na matriz da VW, na Alemanha.
A versão brasileira do bem-sucedido projeto de um esportivo com base no Fusca surgiu em 1962, mas foi desenvolvido pela encarroçadora alemã Karmann, em 1955. Na foto, o TC. Aposto que você não sabia que ele era um dos modelos primos do Fusca!
O primeiro projeto da Volkswagen pensado para o mercado brasileiro surgiu em 1973 e tinha o acabamento um pouco mais sofisticado do que o irmão “besouro”.
Acredite! Até motocicletas usaram o motor refrigerado a ar 1.6 do Fusquinha. O volume podia ser grande demais para um veículo de duas rodas, mas a vantagem é que era motor de Fusca. E, como sabemos, esses qualquer mecânico conserta.
A fábrica nacional de automóveis se valeu por 20 anos da confiável mecânica do motor Volkswagen para produzir automóveis, jipes e furgões, todos modelos primos do clássico da VW.
Lindo, mas com um apelido tão feio, o Fusca com quatro portas, começou a ser produzido por aqui em 1968 e recebeu o apelido de Zé do Caixão. O motivo: a disposição das maçanetas do veículo remetiam a um caixão. Teve vida curta e foi descontinuado em 1970.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |