Fusca: conheça seis modelos que são primos do clássico

No nosso #TBT, listamos alguns familiares do Besouro para destacar a importância do clássico da Volkswagen para indústria automobilística nacional

Por AutoPapo 18/01/17 às 18h00

O auge do Fusca no mercado brasileiro foi em 1972, quando vendeu 223.445 unidades. A engenhosa arquitetura, com um motor traseiro de quatro cilindros refrigerado a ar trouxe de carona vários veículos.

Como hoje é #TBT no AutoPapo, listamos seis modelos primos do “besouro”, sendo concebidos a partir da espinha dorsal do simpático besouro e fizeram sucesso (ou não) no Brasil. Confira!

1. Volkswagen SP2

Volkswagen SP2: O auge do Fusca no mercado brasileiro foi em 1972, e desde então ele virou uma inspiração compreensível para esses outros seis modelos!
Foto Volkswagen | Divulgação

O modelo clássico (e muito bonito!) foi fabricado entre 1972 e 1976. Aliás, o SP2, que foi integralmente desenvolvido no Brasil, se tornou peça de museu na matriz da VW, na Alemanha.

2. Karmann Ghia tem relação com o Fusca

TBT modelos primos do fusca

A versão brasileira do bem-sucedido projeto de um esportivo com base no Fusca surgiu em 1962, mas foi desenvolvido pela encarroçadora alemã Karmann, em 1955. Na foto, o TC. Aposto que você não sabia que ele era um dos modelos primos do Fusca!

3. Brasília

TBT modelos primos do fusca

O primeiro projeto da Volkswagen pensado para o mercado brasileiro surgiu em 1973 e tinha o acabamento um pouco mais sofisticado do que o irmão “besouro”.

4. Amazonas e Kahena: Fusca deu origem até a motos!

Motos: O auge do Fusca no mercado brasileiro foi em 1972, e desde então ele virou uma inspiração compreensível para esses outros seis modelos!


Acredite! Até motocicletas usaram o motor refrigerado a ar 1.6 do Fusquinha. O volume podia ser grande demais para um veículo de duas rodas, mas a vantagem é que era motor de Fusca. E, como sabemos, esses qualquer mecânico conserta.

5. Gurgel também era primo do Fusca

Gurgel: O auge do Fusca no mercado brasileiro foi em 1972, e desde então ele virou uma inspiração compreensível para esses outros seis modelos!
Foto Gurgel | Divulgação


A fábrica nacional de automóveis se valeu por 20 anos da confiável mecânica do motor Volkswagen para produzir automóveis, jipes e furgões, todos modelos primos do clássico da VW.

6. Volkswagen 1600

Volkswagen 1600: O auge do Fusca no mercado brasileiro foi em 1972, e desde então ele virou uma inspiração compreensível para esses outros seis modelos!

Lindo, mas com um apelido tão feio, o Fusca com quatro portas, começou a ser produzido por aqui em 1968 e recebeu o apelido de Zé do Caixão. O motivo: a disposição das maçanetas do veículo remetiam a um caixão. Teve vida curta e foi descontinuado em 1970.

E MAIS: VEJA UMA “ZOEIRINHA AMOROSA” COM ESSE GIF!

0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário