Como funciona o sensor de chuva do carro?
Dispositivo fica próximo ao vidro e, assim que interpreta a quantidade de água sobre o para-brisa, por meio de luzes infravermelhas, aciona os limpadores
Dispositivo fica próximo ao vidro e, assim que interpreta a quantidade de água sobre o para-brisa, por meio de luzes infravermelhas, aciona os limpadores
O sensor de chuva é um equipamento capaz de interpretar a intensidade dos temporais e acionar, sem intervenção do motorista, os limpadores de para-brisa. Apesar de estar cada vez mais comum nos carros nacionais, muitos motoristas desconhecem seu funcionamento. O AutoPapo consultou um engenheiro e explica a tecnologia.
O especialista da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, Gustavo Noronha, conta que o sensor de chuva começou a ser difundido, no Brasil, na década de 90. Segundo ele, a tecnologia dos sensores trabalha com os conceitos físicos de reflexão e refração da luz.
O dispositivo, normalmente instalado atrás do espelho retrovisor interno, tem uma luz infravermelha que incide no vidro e volta para o sensor de chuva. Quando o para-brisa está molhado, apresenta gotas, a propriedade de reflexão é afetada e o equipamento envia um sinal para a central eletrônica do carro, que liga o limpador.
O sensor de chuva é capaz de captar essa diferença na reflexão (que varia com a quantidade de líquido no vidro) e calibrar a regulagem do limpador.
O engenheiro confirma, ainda, que o monitoramento realizado pelo equipamento é constante e independe de luminosidade. Ou seja, ele funciona bem de manhã ou à noite.
Para que o sensor de chuva não acione os limpadores em qualquer nível de umidade, os profissionais responsáveis por desenvolver a tecnologia calibram o equipamento para funcionar em uma janela específica de reflexão/refração. Em países mais frios, o acessório consegue perceber e funcionar com a presença de neve.
Gustavo Noronha chama atenção para um detalhe: “atualmente o mercado oferece sensores de chuva que não são instalados de fábrica. Antes de comprá-los, é preciso se certificar de que o produto escolhido é capaz de fazer a conexão entre o sensor e a central eletrônica do seu veículo”.
Além do conforto, já que o motorista não precisa ficar ajustando a velocidade dos limpadores de para-brisa, o sensor de chuva traz como ventagem a segurança. Isso porque, se durante uma viagem algum líquido for jogado no carro, rapidamente o equipamento é acionado, recuperando a visibilidade num bom tempo de reação.
Para que a tecnologia funcione bem, o para-brisa deve estar em bom estado. Boris alerta os perigos de andar com o componente trincado, confira!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Oque.fazer.pra.estalar.na.hilux.2017.tem.como.em.viar.a.foto.do.aparelho.porfavor.no.email
Tenho um Citroen C3 16.exclucive 2009 como que faço pra ativar o sensor de chuva do parabrisa
Tenho um Fiat Toro volcano disel 2020 e quando desligo a desligo o limpador de para-brisa é acionado uma vez, o carro desliga e o limpador da uma só passada. O que pode ser???
Tenho o mesmo modelo seu, toro, 2020, Volcano e adivinhe? O mesmo problema apareceu hoje! Ele só ocorre ao desligar o carro, e só teve início hoje!
Desative o modo automático para não danificar o vidro, vou procurar a assistência técnica!
Tenho uma Toro Volcano 2019 e esta semana começou a acontecer o mesmo…
se seu carro foi trocado o parabrisa ou o sensor ou mesmo desconectado o sensor para alguma manutenção tem de colocar o scanner e fazer a reaprendizagem do sensor
Tenho um fluence privilégio da Renault e funciona perfeitamente e eu gosto muito nunca tive problema
Adquiri um Compass em agosto/2018 com essa tecnologia. Só que o sensor está com defeito e liga os limpadores com o vidro seco. Levei a concessionária que confirmou o problema.
Mas….a Jeep me informa que não tem a peça para reposição ?
Pode isso Arnaldo?…