ABS, ESC, ASR: Conheça o significado das siglas do seu carro
ABS, ACC, ESC, ASR: Montamos um glossário para ajudá-lo a desvendar a sopa de letrinhas por trás das tecnologias do seu carango
ABS, ACC, ESC, ASR: Montamos um glossário para ajudá-lo a desvendar a sopa de letrinhas por trás das tecnologias do seu carango
No mundo de hoje, conhecer nossos carros está se tornando cada vez mais complicado. Enquanto a tecnologia avança, oferecendo bem-vindos recursos de segurança e assistência, o manual do proprietário fica cada vez mais grosso. Para cada nova função, surgem novas siglas do carro e o motorista é deixado para desmistificar seus significados, tanto na hora de operar seu carro quanto na hora de escolher um.
Por isso, apuramos os termos mais utilizados para que você não perca tempo quando precisar entender o que eles fazem.
Esta lista não pretende entrar em meandros técnicos, mas apenas oferecer uma explicação superficial da função de cada uma dessas siglas do carro. Alguns destes recursos podem se apresentar um pouco diferentes de acordo com a montadora, o modelo ou o ano do veículo, embora o objetivo final a que eles se prestam seja o mesmo.
Para fazer uma busca por uma sigla específico, utilize o atalho Ctrl+F do seu navegador.
Impede que as rodas travem e derrapem durante a frenagem de emergência, reduzindo a distância até parar o carro. E permite que o sistema de direção obedeça aos comandos do motorista no volante. Leia mais
Identifica a distância e a velocidade do automóvel à frente, sendo capaz de acompanhá-lo, freando e acelerando automaticamente. É o mesmo que outras siglas do carro: Active Cruise Control, Autonomous Cruise Control, ICC (Intelligent Cruise Control), Radar Cruise Control, DRCC (Dynamic Radar Cruise Control).
Monitora eletronicamente a velocidade das rodas dianteiras, e quando uma curva é feita, freia a roda de dentro para que ambas as rodas virem na mesma medida. É o mesmo que outras siglas do carro: TVC (Torque Vectoring Control).
Câmeras identificam a sinalização horizontal da pista e o veículo a acompanha. Emite alerta em caso de desvio de trajetória interferindo na direção do veículo por meio do volante e freios.
Faz as trocas de marcha automaticamente para o condutor, mas não tem o conversor de torque, como o automático convencional. É idêntica – mecanicamente – ao câmbio manual, mas com um sistema computadorizado que executa elétrica ou hidraulicamente as mudanças, eliminando o pedal de embreagem e a alavanca de mudanças. No Brasil, é conhecido como Dualogic, I-Motion, Easytronic, etc.
Serve para impedir que as rodas derrapem na arrancada, curvas ou em terrenos escorregadios. Monitora a rotação das rodas constantemente. Quando detecta que alguma delas está girando em velocidade incompatível com a do veículo, interfere para regularizar e recuperar a tração. A interferência pode ser por meio da frenagem da roda ou do controle da potência do motor. É o mesmo que outras siglas do carro: TCS (Traction Control System), MSR (Motor Slip Regulation), TRC, 4-ETS, DTC (Dynamic Traction Control).
Controla automaticamente os freios ABS para manter o veículo parado numa subida mesmo que o motorista tire o pé do pedal. É desativado quando o acelerador ou a embreagem são acionados.
É ativado em situações de frenagem de emergência, aplicando automaticamente maior pressão no circuito hidráulico do freio quando detecta uma pisada repentina no pedal. Reforça o esforço do motorista que não aplica a pressão máxima no pedal. É o mesmo que outras siglas do carro: EBA (Emergency Brake Assist), BA (Brake Assist) ou AFU (em francês: Assistance au Frenage d’Urgence).
O ponto cego é uma região que está fora do alcance da visão do motorista e dos retrovisores. O BLIS detecta veículos nessa área emitindo sinal luminoso nos retrovisores externos.
É uma evolução do ABS, projetado para distribuir a pressão dos freios quando são acionados durante uma curva. É o mesmo que outras siglas do carro: Dynamic Cornering Assist, Curve Dynamic Assist.
Regula eletronicamente a pressão do ar na suspensão para se adaptar ao terreno, mantendo a altura livre do solo. Apenas para suspensão pneumática. É o mesmo que outras siglas do carro: Dynamic Damper Control, Dynamic Damping Control.
Definido erroneamente como “piloto automático”, o Cruise Control mantém a aceleração do veículo constante. O motorista aciona seu comando e a velocidade desejada é mantida automaticamente.
É um tipo de caixa automática constituída por um sistema de polias, ao invés das engrenagens de uma caixa comum. As polias eliminam os desníveis entre as marchas, por isso muitos a chamam de “infinita”. Ao invés de opções limitadas de velocidades, como cinco, seis ou nove marchas, a CVT tem uma variação infinita entre a menor e a maior relação de velocidade.
Oferece modos de condução diferentes (Sport, Normal, Eco etc.). Regula diversos recursos do veículo de acordo com o modo escolhido, emulando um determinado comportamento e resposta à direção. A ideia é que o automóvel se adapte a vários tipos de terreno, com atenção especial para a resposta dos amortecedores. É o mesmo que outras siglas do carro: VDIM (Vehicle Dynamics Integrated Management).
O comportamento do motorista é monitorado constantemente. Caso sinais de fadiga sejam detectados, um sinal luminoso se acende no painel (pode até ser uma xícara de café…) indicando que pode ser uma boa hora para uma parada de descanso.
É um sistema de transmissão automatizada de dupla embreagem, como se fossem duas caixas de marchas manuais acopladas, uma com as marchas pares, outra com as ímpares. Permite que a marcha seguinte já esteja engatada, trocando apenas de embreagem para cambiar. É o mesmo que outras siglas do carro: PDK (Porsche), Powershift (Ford), DSG (VW).
Regulagem dinâmica de direção. Corrige o ângulo de giro aplicado ao volante para otimizar a manobrabilidade. Pode oferecer opções de modo de direção com respostas variadas.
É um recurso extra para o ABS, capaz de controlar a distribuição da força de frenagem para cada roda, individualmente. Assim, uma roda pode receber maior frenagem que as outras de forma a manter a estabilidade do veículo em situações diversas.
Atua sobre a distribuição da força do motor para as rodas, regulando a tração que cada roda recebe de acordo com o atrito com o solo do qual ela dispõe. É o mesmo que outras siglas do carro: XDS.
Uma forma de deixar o volante mais macio, como a direção hidráulica, mas mais moderna. É o mesmo que: Electrically-assisted Power Steering, EPAS (Electric Power Assisted Steering).
Monitora constantemente a trajetória do veículo para garantir que está sob controle. Se um deslizamento lateral é detectado, ativa automaticamente o freio de determinada roda para recuperar o atrito. É o mesmo que outras siglas do carro: ESP, DSC (Controle Dinâmico de Estabilidade), VSA (Assistência à Estabilidade do Veículo), VSC (Controle de Estabilidade do Veículo).
Ativa o pisca-alerta automaticamente quando detecta frenagem repentina. É o mesmo que outras siglas do carro: SISV, EBL (Emergency Brake Light).
Quando presente, é parte do ESC. O sistema monitora a velocidade do veículo e o manuseio do volante feito pelo motorista. Assim, pode prever uma perda de atrito antes que ela aconteça. Caso haja a detecção, o sistema envia um sinal para ativar o ESC, que entra em ação para manter o atrito.
Detecta objetos estáticos ou em velocidades baixas à frente do veículo, emitindo um alerta para chamar a atenção do motorista. O FCW não freia o veículo.
Indica que o veículo possui tração nas quatro rodas. É o mesmo que outras siglas do carro: AWD (All-wheel Drive), 4WD (4-wheel Drive).
Auxilia em declives acentuados, controlando automaticamente a velocidade do motor e aplicando os freios ABS, se necessário. É o mesmo que outras siglas do carro: DAC (Downhill Assist Control), HDC (Hill Descent Control), DSR (Downhill Speed Regulation).
Serve para facilitar arrancadas na subida. Mantém o veículo parado por alguns segundos depois que o freio é liberado pelo motorista, evitando que o automóvel recue de o acelerador ser acionado. É o mesmo que outras siglas do carro: HHC (Hill Hold Control), HAC (Hill-start Assist Control), HLA (Hill Launch Assist).
É um sistema de padronização de produtos. Quando usado em relação a automóveis é referência a um sistema de fixação de cadeirinhas infantis. As cadeirinhas com o mesmo padrão encaixam diretamente em um suporte que parte do chassis do veículo, oferecendo maior segurança.
Coleta e armazena a energia cinética liberada durante a frenagem e a reutiliza durante a aceleração.
Compõe uma variedade de recursos para que o uso de chaves seja dispensado. O motorista carrega, em vez de uma chave, um transdutor que é detectado pelo veículo quando está a certa distância. A partir daí, o sistema pode destravar as portas, permitir a ignição do automóvel a partir de um botão no painel, ou ainda algumas outras funções especiais. É o mesmo que outras siglas do carro: smart key, hands-free, RKE (Remote Keyless Entry System), RKI (Remote Keyless Ignition System).
Detecta se o veículo está carregado, fazendo um ajuste dos sensores do ESC para otimizar a estabilidade.
Câmeras identificam a forma da estrada e conseguem acompanhar as linhas de divisão de faixas e mãos, emitindo um alerta para o motorista quando este se desviar de uma delas. É o mesmo que outras siglas do carro: LKA (Lane Keep Assist).
Faz a maior parte do trabalho na hora de estacionar o veículo, utilizando radares de distância e controlando automaticamente a direção. Posiciona o automóvel dentro de uma vaga, que pode ser perpendicular, paralela ou em ângulo. É o mesmo que outras siglas do carro: APA (Active Park Assist).
Monitora a área à frente do veículo e detecta colisões iminentes. Caso haja o risco, alguns sistemas emitem um sinal sonoro, enquanto outros freiam o veículo ou o desviam automaticamente. A detecção pode ser feita por laser, câmera ou radar, este último sendo capaz de funcionar em qualquer condição climática. É o mesmo que outras siglas do carro: Pre-Collision System, Precrash System, Forward Collision Warning System, Collision Mitigating System, Automatic Emergency Braking System.
Diminui as chances de capotamento. Além dos sensores do ESC, este sistema também pode contar com sensores que identificam a inclinação do eixo horizontal do veículo. Caso detecte que o eixo está se desestabilizando devido a um impacto, ele ativa os sistemas do ESC, fazendo com que o veículo permaneça na trajetória. É o mesmo que outras siglas do carro: RSC (Roll Stability Control), PRA (Proactive Roll Avoidance).
Reconhece placas de trânsito e exibe um sumário de fácil compreensão no painel do veículo. Alguns veículos regulam a velocidade automaticamente de acordo com a velocidade máxima sinalizada. É o mesmo que outras siglas do carro: TSA (Traffic Sign Assist).
É um sistema de segurança passiva desenvolvido para proteger os ocupantes em caso de colisão. Ele faz a utilização de materiais especiais nas portas, além de novos coeficientes de deformação nos metais de sua estrutura. A ideia é que as portas ajudem a coluna B (central) absorver impactos e proteger os ocupantes em caso de impacto lateral.
A pressão dos pneus é constantemente avaliada e um alerta luminoso acende no painel quando alguma irregularidade é detectada. Pode funcionar por meio de sensores próprios ou dos sensores de rotação do ABS. É o mesmo que outras siglas do carro: TPMS (Tyre Pressure Monitoring System), DDS (Deflation Detection System).
Monitora eletronicamente a velocidade das rodas dianteiras, e quando uma curva é feita, freia a roda de dentro para que ambas as rodas virem na mesma medida. É o mesmo que outras siglas do carro: AHA (Agile Handling Assist).
Também conhecido por VAG-COM, é um software baseado em plataforma Windows usado para fazer diagnósticos computadorizados.
É um sistema de segurança passiva desenvolvido para proteger a coluna vertebral em caso de colisão. Ele fica dentro dos encostos dos bancos da frente e muda a inclinação deles, em caso de colisão, para evitar que o impacto seja transferido para a coluna e cause lesões graves ou fatais.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Ótimo artigo, parabéns!
Item 25
É front wheel drive
Traçao dianteira
Muito bom artigo. Queria saber realmente o que vem a ser um carro lite. Fui comprar uma capa para carro e vi essa sigla. Grata,
Delza
Muito bom…o conhecimento aliado a tecnologia…bem preparado o site .
Caraca, ótimo artigo!
Obrigado, André!
Esqueceram R.D.L.D.
Retrovisor Do Lado Direito
MUITO BOM.
AS DICAS E ORIENTAÇOES SÃO EXCELENTES..