A sinalização de trânsito tem como função orientar os motoristas e pedestres; saiba como as diferentes cores facilitam o processo de comunicação
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) regulamenta o trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres do território nacional abertas à circulação. Para facilitar todo esse trabalho, o texto estabeleceu uma sinalização capaz de informar e orientar os transeuntes.
A questão é que, com o tempo, acabamos nos esquecendo do significado das cores das placas de trânsito, a primeira fonte da comunicação visual. Das sete cores das placas de trânsito, o vermelho e o amarelo são as tonalidades mais marcantes e, por consequência, as mais fáceis de identificar. Mas ainda são utilizados o verde, o azul, o marrom, o laranja e o cinza.
Dessa forma, as cores e os tipos de placas de trânsito são:
VEJA TAMBÉM:
As placas vermelhas são de regulamentação, impositivas e exigem atenção redobrada dos motoristas. Elas indicam proibições, restrições, condições e obrigações no uso da via. Caso o condutor ignore suas mensagens, descumpre a lei e está sujeito às autuações cabíveis.
As placas de trânsito amarelas, por sua vez, são chamadas de placas de alerta, pois avisam os motoristas e pedestres condições potencialmente perigosas que hão de vir pelo caminho.
Outra das cores das placas de trânsito é o laranja. No caso de observar sinalizações com essa tonalidade, o condutor pode esperar algum evento incomum na pista, como as obras. Em resumo, elas sinalizam algo de diferente pista de caráter temporário.
Saindo da cidade para pegar a estrada, é comum ver placas com indicações na cor marrons. Elas são usadas para mostrar atrativos turísticos como áreas de recreação, práticas de esporte e museus, e indicam aos usuários da via os locais, orientando sobre sua direção ou identificando estes pontos de interesse.
As placas verdes orientam o destino e indicam ao condutor as direções possíveis, saídas das vias e as distâncias até outra cidade, região ou localidade.
Dentre as cores das placas de trânsito, também há o azul. O pigmento posiciona o condutor ao longo do seu deslocamento e indicam distâncias e locais de destino. Há placas de identificação de:
Além dessas, existem as placas de serviços auxiliares, que indicam aos usuários da via os locais onde se pode dispor dos serviços indicados, identificando-os e orientando sua direção e distância.
Por fim, as cinzas claro são focadas em mensagens educativas, como “verifique os freios” ou “use freio motor”. A cor é usada para educar os usuários da via quanto ao seu comportamento adequado e seguro no trânsito.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Escol arui Barbosa ensina e e de graça 🙂 estud r na escola Rui Barbosa quem ajuda e você
Muito boa explicação.