Marcas de carros alteram seus símbolos em prevenção ao Covid19

Para frear a pandemia, vale tudo: até as montadoras estão fazendo a parte delas, usando logotipos para destacar a importância do isolamento social

simbolos de marcas de carros covid19 vw
Por AutoPapo
Publicado em 01/04/2020 às 17h00

A pandemia causada pelo coronavírus está causando efeitos impensáveis no mundo. Um deles está se manifestando na indústria automobilística: marcas de carros estão alterando seus símbolos como medida de conscientização. A ideia é utilizar o logotipo para destacar a importância do isolamento social e reduzir o contágio. Até o momento, cinco fabricantes já adotaram essa medida. Confira no listão quais foram elas!

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

1. Volkswagen distanciou suas iniciais

simbolos de marcas de carros covid19 vw

Recentemente, a Volkswagen havia feito uma sutil alteração em seu logotipo: a letra W passou a não encostar mais no círculo, com o objetivo de aumentar a legibilidade. Porém, o fabricante já voltou atrás e, pelo menos por enquanto, afastou ao máximo suas duas iniciais, fazendo com que ambas toquem novamente o círculo.

Assista ao vídeo da campanha da Volkswagen de prevenção à pandemia:

O que chama a atenção nessas mudanças em tão pouco tempo é que a Volkswagen é uma das marcas de carros que menos alteraram seus símbolos ao longo da história. Pelo menos no caso da última alteração, trata-se de uma medida mais do que válida, em nome do bem-estar coletivo.

2. Audi separou as argolas de seu logotipo

simbolos de marcas de carros covid19 audi

Eis um emblema que está intimamente ligado à história da indústria automobilística alemã. As argolas entrelaçadas foram adotadas em 1932, quando quatro fabricantes do país, Horch, Wanderer, DKW e a própria Audi se uniram, formando a Auto Union. Cada uma delas, contudo, continuou com uma linha própria de veículos.

Porém, após várias reviravoltas no mercado, começando pela Segunda Guerra Mundial, a Auto Union acabou sendo vendida para o Grupo Volkswagen em 1964. Este, por sua vez, acabou mantendo apenas a marca Audi. E neste, ano, afastou cada uma das argolas do logotipo, também em referência ao isolamento social. Ou seja, os símbolos das duas principais marcas de carro da multinacional estão sendo usadas para prevenir a pandemia.

3. Mercedes-Benz isolou sua estrela dentro do círculo

simbolos de marcas de carros covid19 mercedes

Mais uma das marcas de carros alemãs a utilizar seus símbolos em prol da prevenção ao Covid19 é a Mercedes-Benz. A tradicional estrela de três pontas simboliza o domínio sobre a terra, a água e o ar. É que, no início do século XX, a empresa fabricava motores para aviões e navios, além de veículos automotores.

Tradicionalmente, as pontas da estrela encostam em um anel externo. Agora, isso não mais acontece: o astro de três extremidades ficou isolado dentro do círculo. Desse modo, além da expertise da empresa na produção de motores, o emblema também destaca a importância de não manter contato enquanto durar a pandemia.

4. Hyundai não mostra mais aperto de mãos

simbolos de marcas de carros covid19 hyundai

Talvez você não saiba, mas o símbolo da Hyundai é mais do que apenas uma letra H estilizada. Além disso, ela representa duas pessoas de perfil cumprimentando-se com um aperto de mãos. Nada mais sugestivo para um negócio de compra de automóvel, certo?

Pois a Hyundai foi radical na mudança de seu logotipo: como o aperto de mãos é um dos vetores de transmissão mais perigosos para o coronavírus, toda a parte central do emblema foi tampada. Sobrou apenas o aro oval externo preenchido com um paralelogramo. Essa peça foi mostrada no instagram da empresa. Pode até ter dificultado a identificação da maior entre as marcas coreanas de carros, mas certamente destacou a importância do combate ao Covid19, para a qual é útil até o uso de símbolos industriais.

5. Chevrons do símbolo da Citroën foram afastados

simbolos de marcas de carros covid19 citroen

O logotipo da marca francesa é uma referência a uma invenção engenhosa: um tipo de engrenagem criada pelo fundador, André Citroën. Bi-helicoidais, elas permitiam que moedores industriais de farinha trabalhassem com menor esforço axial. O emblema, chamado de duplo Chevron, é composto justamente pela estilização dos dentes desse mecanismo.

Na campanha de uma concessionária, pelo instagram, os dois Chevrons da Citroën foram afastados, como forma de destacar o papel do isolamento social na luta contra o coronavírus. Um exemplo simples, mas bem claro de como os símbolos das marcas de carros podem ganhar sentido além do comercial.

Imagens: Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário