O que significa sonhar com carro? Entenda as interpretações possíveis

É possível tirar boas lições dos sonhos, mas isso depende de reflexão: não existe uma fórmula universal para entendê-los

Por Alexandre Carneiro29/07/19 às 08h30

O automóvel habita os sonhos de muita gente! E não no sentido figurado, de desejo, mas no literal: após fechar os olhos e cair no sono, quem nunca “protagonizou” alguma aventura (ou desventura) sobre quatro rodas? Os mais céticos costumam não dar muito valor a esses episódios. Porém, há quem fique bastante intrigado com os veículos que transitam pelas mentes adormecidas. Esta matéria é para você que se enquadra no segundo grupo: tentamos descobrir os significados de sonhar com um carro.

O AutoPapo consultou o astrólogo, numerólogo, tarólogo, filósofo e simbolista Yubertson Miranda, da Personare. Para ele, os sonhos estão relacionados às situações práticas do dia-a-dia. “Sonhar com carro, com acontecer algo na rua com o nosso carro, pode refletir alguns estados emocionais, sentimentos e atitudes que estamos passando. O modo como estamos nos conduzindo pela vida”, explica.

sonhar com carro
Foto Shutterstock com intervenção de Taynaá Nayara | Especial para o AutoPapo

Yubertson vê de modo positivo a tentativa de interpretar eventos corriqueiros, como os sonhos. Contudo, pondera que o ato de sonhar com um carro pode ter significados distintos para sonhadores diferentes. “As circunstâncias que vivemos em nosso cotidiano podem conter uma bela orientação ao refletir algo que está acontecendo dentro da gente”, aconselha.

O primeiro passo, segundo o especialista, é entender o significado do automóvel para você. Você o adora, o detesta ou é indiferente?  A partir daí, Yubertson traça alguns significados essenciais para o ato de sonhar com carro, que podem ajudar na interpretação.

“O carro é o veículo através do qual saímos de um lugar e chegamos em outro. É o meio que nos conduz para onde queremos chegar. Sonhar com carro pode estar refletindo a maneira como estamos nos conduzindo pela vida. Pode retratar o modo como estamos nos direcionando para determinada meta”, sintetiza.

Sonhar com acidente de carro

Nem sempre os sonhos são agradáveis: podem se transformar em episódios de terror, os chamados pesadelos. Todavia, o astrólogo, numerólogo e tarólogo pontua que sonhar com carro nesse tipo de circunstância não é, necessariamente, algo a ser encarado de modo pessimista. “Depende muito do contexto. Eu torço para que as pessoas não se deixem ser influenciadas por interpretações fatalistas”, afirma.

A partir dessa lógica, associada às experiências diárias, é possível buscar possíveis significados, de acordo com Yubertson. Assim, sonhar com um acidente de carro pode resultar em reflexões e aprendizado.

“Se acontece de outros motoristas arranharem nosso carro com certa frequência, será que estamos com dificuldade de dizer não, impor limites aos outros? Estamos deixando os outros se intrometerem demais em nossa vida? O mesmo vale para sonhar com essas situações acontecendo com nosso veículo ali no mundo onírico, enquanto dormimos”, exemplifica.

Sonhar com roubo de carro

A mesma lógica vale para quem costuma sonhar com roubo ou com algum outro problema com o carro. “Se o motor está com problemas de aquecimento, por exemplo, até que ponto não estamos agindo no dia a dia de uma forma muito impaciente e até mesmo agressiva? Estamos muito ‘quentes’! Se o carro está com problemas na bateria e ela está falhando, até que ponto nós estamos sem energia, sem vitalidade, desanimados?”, questiona o especialista.

O ato de sonhar com carro, claro, pode ter diversas variáveis. O sonhador pode ser motorista, passageiro ou pedestre, por exemplo. Yubertson traça alguns elementos que podem ajudar a fazer interpretações construtivas. Ele elucida, por exemplo, que uma vez que o sonhador está dentro do carro, o habitáculo e a lataria, de certo modo, se tornam uma extensão do corpo. Então, pode ter alguma coisa com o corpo físico do protagonista.

Nesses casos, o conselho do especialista é que o sonhador tome cuidados consigo. Os sinais oníricos podem servir de alerta para evitar que aquela pessoa se envolva em problemas comportamentais ou até de saúde.

Percepção simbólica dos sonhos

Para o astrólogo, numerólogo e tarólogo, um dos benefícios de usar as próprias experiências para decifrar os sonhos é justamente ter melhor autoconhecimento. “Ter esse olhar simbólico é fundamental para a gente parar de repetir certos comportamentos prejudiciais, negativos. Se percebemos algo acontecendo com nosso carro (no sonho ou no dia-a-dia), valerá a pena refletirmos o que isso pode estar querendo dizer, nos mostrar”, conclui.

sonhar com carro cores
Foto Shutterstock

Yubertson relata uma experiência pessoal para ilustrar essa questão. Ele lembra de uma vez na qual o retrovisor externo de seu carro foi danificado. O incidente não chegou a quebrar a lente da peça, apenas a soltou. Então, pensou na função do retrovisor, que, basicamente, é a de permitir que o motorista veja o que está atrás do veículo. A conclusão é que ele poderia olhar para trás e enxergar melhor o próprio passado.

“Eu percebi que estava evitando olhar para certas questões do meu passado, da minha família. Percebi que não estava conseguindo ver e entender algum evento do meu passado; algo não estava se encaixando. E como foi bom olhar para o passado e encaixar certas peças. Graças ao que aconteceu com o retrovisor do meu carro, pude parar e refletir sobre o que esse evento, simbolicamente, poderia representar em termos práticos para mim”, explana.

Para ele, todos podem tomar medidas práticas após experiências físicas ou oníricas, até mesmo do aparentemente insignificante ato de sonhar com um carro. “Creio que, se cada um de nós que tem carro tiver esse olhar mais profundo em busca de lições e orientações a partir do que ocorre com nosso veículo (seja no dia-a-dia ou em nossos sonhos), evitaremos muitas burradas. Podemos mudar comportamentos danosos e viver com uma qualidade de vida melhor”, acrescenta.

Sonhar com carro branco, vermelho, azul…

Tentar interpretar as cores dos carros que surgem ao se sonhar é tarefa mais complexa, diz Yubertson.  Isso porque as explicações são múltiplas. “As tradições não coincidem em relação às cores. O vermelho, por exemplo, tem significados diferentes de acordo com a tradição. Por isso, prefiro que cada sonhador atribua seu próprio significado a cada cor”, destaca.

Para lidar melhor com essa questão, o especialista sugere que os interessados recorram à cromoterapia. E que reflitam sobre a significação do ato de sonhar, independentemente de sua relação com o carro. “A maioria das pessoas não tem esse olhar simbólico sobre a vida; é algo que precisa ser desenvolvido”, aconselha.

Foto: Shutterstock

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Bruno dias grassi 31 de julho de 2019

    Eu quero tirar a carteira porqe meus pais tem problemas de saúde e tenho qe levar minha mãe nas consultas em porto alegre …tenho 17 anos

Avatar
Deixe um comentário