[Vídeo] Start-Stop realmente faz o carro economizar combustível?
"Se você tem Start-Stop no seu carro e o usa com muita frequência no trânsito urbano, você vai reparar, sim, uma redução do consumo"
"Se você tem Start-Stop no seu carro e o usa com muita frequência no trânsito urbano, você vai reparar, sim, uma redução do consumo"
E aí, meus amigos?! Muitos dos que acompanham os nossos vídeos, questionaram sobre o Start-Stop: aquele equipamento que desliga o motor quando você para o carro e também liga, automaticamente, quando você vai arrancar. Eu não sei se foi porque eu mencionei o Start Stop em algum vídeo anterior, ou se foi coincidência mesmo, mas vários me questionaram: “o que se diz sobre a economia, a redução de consumo de combustível com o Start Stop?”
Eles viram em algum lugar que o Start Stop resulta numa redução de consumo de 10% a 15%. E querem saber se é isso mesmo, porque eles têm Start Stop no carro e não percebem essa diferença… Então, eu vou tentar explicar isso um pouco mais detalhadamente!
Assista ao vídeo!
Se você tem Start-Stop no seu carro e o usa com muita frequência no trânsito urbano, você vai reparar, sim, uma redução do consumo; porque é até óbvio, gente: você para o carro, o carro está parado, ele andou zero quilômetro e o motor está funcionando, está gastando gasolina ou álcool, ou diesel. Ora, se você tem o Start Stop, o carro parou, desligou o motor. Claro que tem que diminuir o consumo e as emissões.
VEJA TAMBÉM:
Agora, se você anda muito também na estrada, aí você não vai perceber redução do consumo. Por que? Na estrada, você está pisando o tempo todo, ou acelerando ou freando, mas você não desliga o motor.
O motor não deixa de funcionar na estrada, então o Start Stop não tem como entrar em ação, porque você não para em momento nenhum; a não ser se tiver um congestionamento na estrada. Por isso é que o Start Stop economiza, sim, no trânsito urbano: só!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Fico na dúvida se em breves paradas(inferiores a 1min) se o start stop realmente economiza ou provoca “Picos” de injeção e energia à cada partida e ainda põe o motor de arranque em regime mais severo.
Tenho um Sandero 1,6 creio que graças ao Stop Start, ele tem o consumo similar a um Sandero 1,0 que tive anteriormente, está atualmente com 83000 km 4 anos e bateria original, nunca me deu nenhuma dor de cabeça, o sistema religa mais rápido que eu engato a marcha, quando não funciona fico ate preocupado pois no manual diz que o sistema só funciona se tudo estiver “normal”, muita gente reclama da tecnologia sem conhecer.
Start stop é uma boa ideia, se não fosse a questão ar condicionado, que torna insuportável viver sem. Mas o que muitos tem que abrir os olhos é o quanto o Brasil é atrasado sempre o último á evoluir. Se pensam tanto na “natureza” pq não investir pesado nós elétricos? É muita malandragem de todos. Seremos um país atrasado como sempre, nunca pensaram no meio ambiente hipocrisia!
Uma boa mais não no Brasil aonde as peças são caríssimas, só a bateria de carro com esse dispositivo custa três vezes o valor de uma bateria normal e de boa marca tipo Moura, heliar.
Tio, não é bem assim
Boa tarde,gosto muito das sua avaliações automotivas gostaria da sua opinião motor farefly 1.3 strada Volcano
Cidade grande, pouca segurança nos farois, paradas e congestionamentos, alem do calor intenso, esse dispositivo desliga o ar condicionado e o motor , e quando voce quer sair de uma situaçao o motor demora segundos ( que parecem uma eternidade) para responder, dificilmente a economia de combustivel e emissoes vai compensar .
Ok! E o motor de partida, não vai ser mas usado, a bateria? A vida útil não vai ser menor.
Start-Stop em trânsito pesado numa cidade de clima quente você leva grátis uma sauna ambulante.
Cara nem é importante o consumo !? O importante desse equipamento é a redução das emissões pq o mundo tá necessitando e nossos pulmões precisam
Essa matéria é mal escrita
sinto em dizer
O Start -Stop é muito importante porque diminui a poluição nas cidades. O motor de arranque dele é modernizado, até que enfim melhoraram esta peça tão esquecida.
Só posso concordar contigo. Em grandes cidades o sistema economiza sim, e até favorece a menos formação de borra e desgastes no motor.
Tenho o dispositivo no meu ARGO que raramente funcionou. Já levei à concessionária algunas vezes e nunca resolveram o problema. Aliás, muitos proprietários já reclamaram deste dispositivo em outras reportagens. Poderiam, inclusive, explorar o assunto mais profundamente.
Caro Mauro, veja meu comentário sobre o Fiat Cronos com a mesma situação. Esse sistema da Fiat tem problemas sim mas ela não vai admitir. No YouTube já há tantos casos que um vídeo ensina a desconectar o cabo do sensor para voltar a funcionar, e realmente funciona por algum tempo. Mas eu até prefiro que essa porcaria não funcione evitando maiores problemas até eu poder vender o carro e não cair no mesmo conto novamente.
Não funciona em aclive,pq senão o carro pode ir parar trás ao religar. Álcool batizado também interfere. Se não funciona pode ser culpa do combustível. Pesquise outros postos .
Gostei muito da matéria, tirou a dúvida que tinha. Mas gostaria de fazer uma pergunta: a bateria tem vida útil, e inclusive em questão de quantidade de igniçoes que são realizadas, com essa função, reduz o tempo de vida da bateria?
Creio q o problema não seria apenas o cara nsumo da bateria e sim partida.
O moto de partida por está acionando mais com certeza gastará mais.
Moro perto do trabalho, rodo pouco, a maior parte das vezes em trajetos curtos, e não quero e nem preciso dessa porcaria que é o start x stop! E ainda ter que pagar pelo que eu não quero! Até por segurança ela é desaconselhável, pois, quando desliga leva alguns segundos para ligar, o que gera insegurança desnecessária, ainda mais em trajetos noturnos!
Conheço uma pessoa que teve problema com a bateria do Golf após 2 anos, e na hora de trocar foi mais do que 10 tanques de gasolina. Fora este só li relatos na web sobre os altos custos da bateria. Acho uma aposta muito alta e por isso não considero o start stop um atrativo para compra. Minha esposa tem um Cronos 1.8 e após 6 meses de uso o sistema não acionou mais. Percebemos que se usar em trajetos curtos a bateria perde a carga e não aciona o sistema. Em percursos mais longos ou após estrada ele volta a funcionar por algumas vezes. A concessionária diz que não há problemas e que é normal.
É normal sim. Está no manual