Stênio Garcia renova CNH aos 92 anos; mas até qual idade pode dirigir?
Ator comemorou, junto com a esposa, a renovação da carteira de motorista e postou um vídeo dirigindo nas redes sociais; existe risco para condutor idoso?
Ator comemorou, junto com a esposa, a renovação da carteira de motorista e postou um vídeo dirigindo nas redes sociais; existe risco para condutor idoso?
O ator Stenio Garcia renovou a carteira de motorista aos 92 anos de idade. A notícia foi compartilhada pela sua esposa nas redes sociais, que postou um vídeo do seu marido dirigindo ao som da música tema de “Carga Pesada”. Garcia estrelou a produção ao lado de Antônio Fagundes, que ficou no ar na TV Globo entre 2003 a 2007.
“O Stenio Garcia renovou a carteira de motorista aos 92 anos. Agora com a renovação, ele não quer sair do volante”, escreveu em uma publicação nas redes sociais.
VEJA TAMBÉM:
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não determina uma idade máxima para o condutor, mas as condições para manter a carteira de motorista variam de acordo com a idade.
A regra vale inclusive para os motoristas que exercem atividade remunerada (EAR).
Ainda de acordo com o CTB, quando houver indícios de deficiência física ou mental, ou de progressividade de doença que possa diminuir a capacidade para conduzir o veículo, os prazos previstos para a validade da CNH poderão ser diminuídos por proposta do perito examinador.
Se o CTB não determina uma limite de idade para dirigir, o corpo o faz. Isso porque, aos poucos, vamos perdendo as funções cognitivas, motoras e sensoriais, essenciais para uma direção segura.
O médico e diretor de comunicação da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Dirceu Alves, explica: “quanto mais idade, mais processos degenerativos acontecem nos sistemas do homem. As funções necessárias para dirigir vão sendo comprometidas”.
“Com a visão e a audição alteradas, o cérebro menos atento e concentrado, ficam mais acentuados os esquecimentos. Aí é preciso retirar os motoristas idosos do trânsito. Mas isso deve ser feito com cuidado”, afirma o médico. O direito de conduzir garante liberdade aos indivíduos, a decisão de interrompê-lo, então, deve ser tomada depois de uma análise completa do quadro do motorista.
A Abramet considera errôneo o prazo de três anos entre as renovações da CNH, já que os processos degenerativos são mais rápidos do que esse intervalo e variam muito em cada indivíduo. Para a instituição, os exames deveriam ser realizados, no máximo, a cada ano.
De acordo com artigo 162 do CTB, dirigir veículo com a CNH vencida há mais de 30 dias é infração gravíssima com penalidade de multa de R$ 293,47 e retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |