Stênio Garcia renova CNH aos 92 anos; mas até qual idade pode dirigir?

Ator comemorou, junto com a esposa, a renovação da carteira de motorista e postou um vídeo dirigindo nas redes sociais; existe risco para condutor idoso?

stenio garcia dirigindo
O ator estava dirigindo ao som da trilha sonora de "Carga Pesada" (Foto: Reprodução)
Por Felipe Boutros
Publicado em 28/11/2024 às 19h00

O ator Stenio Garcia renovou a carteira de motorista aos 92 anos de idade. A notícia foi compartilhada pela sua esposa nas redes sociais, que postou um vídeo do seu marido dirigindo ao som da música tema de “Carga Pesada”. Garcia estrelou a produção ao lado de Antônio Fagundes, que ficou no ar na TV Globo entre 2003 a 2007.

“O Stenio Garcia renovou a carteira de motorista aos 92 anos. Agora com a renovação, ele não quer sair do volante”, escreveu em uma publicação nas redes sociais.

VEJA TAMBÉM:

Até qual idade pode dirigir?

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não determina uma idade máxima para o condutor, mas as condições para manter a carteira de motorista variam de acordo com a idade.

  • a cada 10 (dez) anos, para condutores com idade inferior a 50 (cinquenta) anos;
  • a cada 5 (cinco) anos, para condutores com idade igual ou superior a 50 (cinquenta) anos e inferior a 70 (setenta) anos;
  • a cada 3 (três) anos, para condutores com idade igual ou superior a 70 (setenta) anos.

A regra vale inclusive para os motoristas que exercem atividade remunerada (EAR).

Ainda de acordo com o CTB, quando houver indícios de deficiência física ou mental, ou de progressividade de doença que possa diminuir a capacidade para conduzir o veículo, os prazos previstos para a validade da CNH poderão ser diminuídos por proposta do perito examinador.

Se o CTB não determina uma limite de idade para dirigir, o corpo o faz. Isso porque, aos poucos, vamos perdendo as funções cognitivas, motoras e sensoriais, essenciais para uma direção segura.

O médico e diretor de comunicação da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Dirceu Alves, explica: “quanto mais idade, mais processos degenerativos acontecem nos sistemas do homem. As funções necessárias para dirigir vão sendo comprometidas”.

“Com a visão e a audição alteradas, o cérebro menos atento e concentrado, ficam mais acentuados os esquecimentos. Aí é preciso retirar os motoristas idosos do trânsito. Mas isso deve ser feito com cuidado”, afirma o médico. O direito de conduzir garante liberdade aos indivíduos, a decisão de interrompê-lo, então, deve ser tomada depois de uma análise completa do quadro do motorista.

A Abramet considera errôneo o prazo de três anos entre as renovações da CNH, já que os processos degenerativos são mais rápidos do que esse intervalo e variam muito em cada indivíduo. Para a instituição, os exames deveriam ser realizados, no máximo, a cada ano.

Multa por carteira vencida

De acordo com artigo 162 do CTB, dirigir veículo com a CNH vencida há mais de 30 dias é infração gravíssima com penalidade de multa de R$ 293,47 e retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Antonio Pereira 29 de novembro de 2024

Sinceramente, só dirijo por necessidade. Depender de transporte público ou táxi é terrível, quem já precisou de um táxi ou aplicativo e não conseguiu sabe bem disso.
Carro é necessidade.

Avatar
Deixe um comentário