Stutz Bearcat Série K: para usar babador

Lendário Stutz Bearcat 1921 de Wayne Carini será leiloado pela tradicional casa britânica Bonhams - e não podemos fazer nada além de babar

FIVAPrewarTrophy
Por Marcus Celestino
Publicado em 15/07/2016 às 15h59
Atualizado em 19/10/2018 às 15h53

Wayne Carini, filho do restaurador e colecionador de carros Robert Carini, tinha apenas nove anos de idade quando uma clássica Ferrari Rosso Chiaro 250 SWB mudou sua vida. Até hoje o apresentador de Em Busca de Carros Clássicos, do Discovery Turbo, a considera o modelo mais bonito da marca italiana. Lendário no setor automotivo, Carini é dono de uma coleção de raridades de causar inveja a qualquer um. No entanto, uma das grandes vedetes do acervo é o Stutz Bearcat Série K, esportivo americano de 1921 com pouco mais de 16 mil quilômetros rodados. Sim, apenas 16 mil km!

Participe do nosso Canal no WhatsApp

Agora, essa maravilha pode ser sua, caso seja abastado e influente o suficiente para poder dar um lance no leilão a ser promovido pela tradicional casa britânica Bonhams na mesma época do Concurso de Elegância de Pebble Beach – que vai de 16 a 21 de agosto.

Stutz Bearcat um clássico de Wayne Carini
(Pebble Beach/Divulgação)

O Stutz Bearcat Série K estava parado em uma garagem desde 1931, até que Carini o comprou e o deixou nos trinques. O colecionador levou o modelo para Pebble Beach no ano passado e abocanhou o prestigioso troféu Pré-Guerra da Federação Internacional de Veículos Antigos (da abreviação em francês, FIVA).

Considerado Stutz Bearcat Série K em melhor estado e mais original do mundo, o modelo é ainda mais especial por fazer parte da Série K – na qual o volante foi passado para o lado esquerdo do cockpit –, das mais emblemáticas versões que o esportivo já teve. O Stutz deu o ar de sua graça em Nova Iorque, para uma prévia, ao lado do seu atual proprietário. E o carango é lindo!

Stutz Bearcat Série K: nas pistas e na mídia

Por causa de sua carroceria leve e do motor de quatro cilindros em linha, que entregava 60,8cv de potência, o Stutz Bearcat se dava muito bem com a bandeira quadriculada. O modelo venceu mais de duas dezenas de corridas à época. Em 1915, Erwin CannonBall Baker, piloto e primeiro comissário da Nascar, guiou o carango de Los Angeles a Nova Iorque em 11 dias, sete horas e 15 minutos (um feito para o período).

Além de ter sido a estrela de um episódio especial do programa de Wayne Carini, o Bearcat também fez sucesso na música. O Stutz Bearcat é citado em Sweet Jane, clássico da banda de rock experimental Velvet Underground. A canção faz parte de Loaded (1970), quarto álbum de estúdio da banda e último com a participação do co-fundador do grupo Lou Reed.

Um dos músicos mais influentes da história, Reed faleceu em 2013, aos 71 anos. Já o Stutz teve sua vida encerrada em 1934, mas chegou a ressurgir em 1979 (com design completamente diferente, porém mantendo as características de roadster) para sucumbir de vez em 1992. Felizmente, tanto Reed quanto o Stutz deixaram um legado. De maneiras distintas, duas lendas.

Foto Pebble Beach | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário