Subornados da Fifa tinham apelidos de carros

Na planilha dos subornos, presidentes das federações sul-americanas eram identificados como “Honda”, “Fiat” e “Benz”

iStock 475991108
Por AutoPapo
Publicado em 21/11/2017 às 17h26
Atualizado em 22/10/2018 às 19h22

Uma testemunha nas investigações da justiça norte-americana sobre o escândalo de corrupção na Federação Internacional de Futebol (Fifa) revelou a existência de uma lista de apelidos de carros. Oito fabricantes serviram de codinomes para pessoas envolvidas no esquema de propinas. Os benefícios, entre dinheiro e outros, eram concedidos em troca de direitos de transmissão de campeonatos internacionais.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google
FIFA apelidos de carros

Os receptores da propina eram oficiais da Conmebol, a federação sul-americana de futebol. Quem entregou a lista foi Santiago Pena, responsável pelos pagamentos que eram detalhados em uma planilha de Excel. O documento secreto pertencia à Full Play, empresa argentina de marketing especializada em esportes na qual Pena trabalhou entre 2009 e 2015, segundo reportou a agência Reuters.

A planilha continha os codinomes “Honda” para Juan Angel Napout; “Fiat”, em referência a Manuel Burga; e “Benz” representando Rafael Esquivel, detalhou a testemunha. Pena contou que recebeu as instruções dos pagamentos de seus chefes, Hugo e Mariano Jinkis, pai e filho argentinos. O objetivo, segundo ele, era “conquistar influência e lealdade por parte dos presidentes”.

Esquemas

Juan Napout era o presidente da federação de futebol do Paraguai, país que é sede da Conmebol. Entre outros, Napout negociou o recebimento de ingressos para shows de Paul McCartney e o aluguel de uma casa no Uruguai no valor de milhares de dólares. Burga, por sua vez, era presidente da federação do Peru. Ambos se declararam inocentes.

Esquivel, o “Benz”, era o presidente da federação da Venezuela e recebeu US$ 750 mil no esquema por negociações acerca da Copa de Qatar. Pena, no entanto, não soube informar a que objetivos a quantia se prestava. Esquivel se declarou culpado diante da Justiça dos Estados Unidos.

Jose Maria Marin, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), também está entre os acusados nos julgamentos, que envolve 42 pessoas e entidades.

O caso, que é fruto de uma investigação do FBI, já resultou na prisão do ex-presidente da Fifa, Joseph Blatter, e revelou, entre outros, a concessão de propinas para a escolha das sedes da Copa do Mundo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário