SUVs da Volkswagen serão metade das vendas da marca até 2025
Alemã indica América do Sul como foco de crescimento da categoria, e afirma que terá 30 modelos de utilitários em todo o mundo
Alemã indica América do Sul como foco de crescimento da categoria, e afirma que terá 30 modelos de utilitários em todo o mundo
O lançamento do Volkswagen T-Cross ocorreu, ontem (25), na América do Sul, China e Europa, simultaneamente. O mais novo modelo da marca é um SUV compacto e, junto com o Tiguan AllSpace, completa dois modelos na categoria que a marca oferece no Brasil. Olhando assim, o atraso da alemã parece evidente, considerando o crescimento na procura pelos utilitários. E é por isso que ela está correndo atrás, com a promessa de mais modelos de SUVs da Volkswagen.
O aumento na demanda por utilitários tem sido notado já há alguns anos, e está ocorrendo em âmbito global. No Brasil e em 2018, 24% dos veículos emplacados, até setembro, foram SUVs, segunda categoria mais vendida. Eles ainda perdem para os hatches pequenos, que correspondem a 29% das vendas no período. Com relação ao mesmo período do ano passado, os números representam um crescimento de 3% na procura pelos SUVs.
Enquanto isso, a Volkswagen estava comendo poeira dos concorrentes, com o número limitado de modelos do tipo. Atualmente, o utilitário mais vendido é o Jeep Compass, seguido de Honda HR-V, Hyundai Creta, Nissan Kicks e Jeep Renegade. O Volkswagen Tiguan aparece na 22º posição. Até o fim do ano, entretanto, poderemos ver se os investimentos em SUVs da Volkswagen, começando pelo T-Cross, vão se refletir na tabela.
Agora, a alemã olha para o futuro distante, e afirma que até 2025, estará oferecendo mais de 30 SUVs ao redor do mundo. Segundo comunicado, a marca espera que a demanda cresça mais na América do Sul, do Norte, e na China. Nesta gama que está nascendo, o T-Cross se tornou o menor modelo entre os SUVs da Volkswagen, enquanto o Touareg, que não fez grande sucesso no Brasil, é o maior.
“Os SUVs estão se tornando crescentemente populares entre nossos clientes ao redor do mundo”, declarou Jürgen Stackmann, parte da diretoria de vendas da empresa. Stackmann disse, ainda, que a ofensiva de SUVs será uma forma de a empresa angariar fundos para investir em mobilidade e autonomia, estimado pelo executivo em “bilhões de euros”.
Os planos para desenvolver mais SUVs da Volkswagen foram revelados, com exclusividade, pelo AutoPapo, quando descobrimos o projeto secreto da marca para o Brasil, o Tharu, em 2017. A novidade será fabricada na Argentina e deve aparecer por aqui em 2012. Em janeiro, a fabricante também revelou que venderia ainda outro SUV compacto no Brasil, menor que o T-Cross, o T-Track.
À época, a alemã reconheceu seu atraso. “Foi um erro não termos entrado antes no segmento de SUVs, já dissemos isso, mas estamos corrigindo isso muito rápido com 20 lançamentos previstos e cinco deles para a América Latina”, disse o presidente da Volkswagen do Brasil e América do Sul, Pablo Di Si.
Globalmente, os próximos lançamentos de SUVs da Volkswagen também incluem seu primeiro utilitário elétrico, o I.D. Crozz.
Fotos Volkswagen | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |