Suzuki apresenta nova geração do Jimny na Europa
Novo Jimny tem motor mais potente, câmbios atualizados e visual inédito; modelo será apresentado no Brasil em novembro, no Salão do Automóvel de São Paulo
Novo Jimny tem motor mais potente, câmbios atualizados e visual inédito; modelo será apresentado no Brasil em novembro, no Salão do Automóvel de São Paulo
A quarta geração do Suzuki Jimny foi lançada nesta quinta-feira (5), na Europa. Depois de permanecer com o mesmo visual por 20 anos, o pequeno 4×4 chega com alterações na motorização e atualização nos câmbios. Em terras brasileiras, a nova geração do Jimny será apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro.
O motor 1.5 de quatro cilindros, que substitui o antigo 1.3, gera 102 cavalos a 6.000 rpm e torque de 13,2 kgfm. Dois câmbios serão ofertados pelo jipe: manual de cinco velocidades e automático de quatro marchas. De acordo com a Suzuki, as relações de transmissão do câmbio manual foram otimizadas e oferecem menor consumo de combustível. A transmissão automática de quatro velocidades também foi redesenhada para oferecer menos atrito e melhorar a economia do 4WD. A alavanca foi reprojetada para reduzir a vibração e proporcionar uma troca de marcha mais direta.
A nova geração do Jimny é movida a gasolina e deve vir importada para o Brasil. O modelo atual continuará sendo produzido e vendido por aqui.
O sistema 4×4 com marcha reduzida agora apresenta três modos de direção: 2H (tração dianteira), 4H (tração nas quatro rodas), e 4L (tração nas quatro rodas reduzida). Outros dispositivos de segurança integram o Jimny, entre eles assistente de permanência de faixa, de farol alto e alerta de colisão frontal.
Para que o jipe seja mais confortável fora das trilhas, a fabricante investiu em uma maior rigidez de torção da estrutura da escada e instalou um novo amortecedor de direção na suspensão dianteira minimizando a vibração e o recuo do volante.
Outro diferencial da nova geração do Jimny é o espaço no porta-malas. O espaço para bagagem traseiro pode ser expandido dobrando os assentos traseiros, criando um espaço para bagagens de 377 litros – 53 litros maior que seu antecessor.
Design
Os pilares A agora são mais eretos e o capô chato. As mudanças melhoram a visibilidade do pára-brisa, enquanto as linhas de janela do motorista e do passageiro aumentam a visibilidade das janelas laterais. No painel, os controles são projetados para uma operação rápida e fácil. Para uma operação intuitiva, a tela sensível ao toque de 7 polegadas é mais alta que em outros modelos da marca. Oito cores serão disponibilizadas para o Jimny 2019.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |