Em modo autônomo, Tesla Model S se envolve em acidente

Batida aconteceu na segunda-feira (22), na Califórnia, e atingiu um caminhão dos bombeiros; elétrico estava a mais de 100 km/h

Por AutoPapo25/01/18 às 17h39

Um condutor de um Tesla Model S afirmou à polícia local que estava utilizando o Autopilot, modo de condução semi-autônomo da fabricante, quando se chocou a um caminhão do corpo de bombeiros em Culver, na Califórnia, EUA. O motorista viajava a mais de 100 km/h quando o acidente aconteceu. Felizmente, ninguém ficou ferido.

Tesla Model S semiautônomo bate em caminhão de bombeiros, na Califórnia

AINDA NÃO FOI COMPROVADO O US National Transportation Safety Board (NTSB), agência nacional de segurança responsável pela segurança dos transportes nas vias dos Estados Unidos, enviou dois peritos ao local e está investigando os fatos. O órgão criticou o fato da Tesla não ter realizado novas ações de conscientização dos motoristas, que precisam prestar atenção à direção, ainda que utilizem o modo semiautônomo.

O pronunciamento da NTSB à Reuters lembrou outro acidente envolvendo um outro Tesla Model S (com Autopilot) que resultou na morte de um homem de 40 anos na Flórida. O carro atingiu um caminhão. As investigações do departamento de transportes dos Estados Unidos (NHTSA) foram encerradas e apontaram distração do motorista como causa. Segundo o relatório, o Autopilot não contribuiu para o acidente.

Em setembro, a Tesla afirmou que “o Autopilot não é uma tecnologia totalmente autônoma e que os motoristas precisam permanecer atentos o tempo todo”. A empresa acrescentou, ainda que “o piloto automático aumenta significativamente a segurança”, citando um estudo anterior do governo que sugeriu que o sistema reduzisse a incidência de falhas.

O Autopilot é o sistema de assistência de direção da Tesla. Além de controlar a velocidade sem intervenção do condutor, o modo de direção centraliza o carro na pista – possibilitando que o motorista retire as mãos do volante por determinado período de tempo. O sistema ainda estaciona automaticamente e possibilita a definição do percurso até o destino final do percurso escolhido.

Foto: Corpo de Bombeiros de Culver/Divulgação

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário