Teste de colisão lateral será obrigatório no Brasil em 2020

Contran aprovou resolução que prevê a necessidade de testes de colisão lateral nos carros importados e produzidos no Brasil; medida tem início em 2020

po3717vpo1 cam6
Por Laurie Andrade
Publicado em 23/01/2018 às 18h07
Atualizado em 30/01/2020 às 19h39

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou na segunda-feira (22) a resolução nº 721, que estabelece requisitos de proteção aos ocupantes de veículos em casos de impacto lateral contra barreira deformável. A resolução já está em vigor, mas a exigência começa a valer apenas em 2020. Inicialmente, o teste de colisão lateral será obrigatório em novos projetos de carros.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Em 2023, a indicação vale para todos os carros, camionetas e utilitários, nacionais e importados.

Segundo o artigo quinto da regra, os ensaios devem ser realizados de acordo com os parâmetros dos Regulamentos Técnicos das Nações Unidas (ONU/UNECE) ou com as Normas Federais de Segurança dos Veículos Motorizados (FMVSS) dos Estados Unidos. O que não impede que a própria fabricante dos automóveis realize os testes.

Contran exige teste de colisão lateral a partir de 2020. Veículos nacionais e importados devem seguir a lei.
(Latin NCAP/Divulgação)

Comportamento esperado durante o teste de colisão lateral

A cabeça do passageiro ou condutor não pode sofrer movimentos bruscos de reação à pancada, assim como o peito e o estômago. As portas não devem abrir durante a batida. No entanto, depois do impacto, elas precisam ter condição de serem abertas com facilidade, sem o auxílio de ferramentas. Com a deformação causada pelo impacto, nenhum elemento interno do carro pode causar lesão ou perfuração ao condutor.

As simulações para julgar os quesitos acima serão feitas contra uma barreira móvel deformável a 53,6 km/h.

Hoje, apenas o Latin NCAP divulga os resultados de testes de colisão de carros vendidos no mercado nacional, mas o instituto não tem qualquer poder para impedir a comercialização de modelos que obtiveram resultados ruins.

Exemplo disso foi que o modelo mais vendido no Brasil em 2017, o Chevrolet Onix, obteve nota zero em crash test no ano passado. Nesta terça, o Latin NCAP divulgou novos resultados do compacto e ele obteve melhora, com três estrelas em cinco possíveis.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário