Toyota no Salão de Tóquio: marca quer mobilidade para todos
Marca apresentou seu conceito de "Mobility for All" com uma gama de veículos elétricos e compactos para transporte urbano e de idosos
Marca apresentou seu conceito de "Mobility for All" com uma gama de veículos elétricos e compactos para transporte urbano e de idosos
Nesta terça-feira (22), a Toyota, no Salão de Tóquio, anunciou que está fazendo investimentos para deixar de ser apenas uma fabricante de carros. A empresa japonesa buscará explorar novas formas de transporte, com foco em veículos elétricos, compactos e versáteis.
“Nós queremos criar uma solução de mobilidade que possa dar suporte à sociedade do Japão, que está envelhecendo, e oferecer liberdade de deslocamento para pessoas em todos os estágios da vida”, explicou o diretor de desenvolvimento da marca, Akihiro Yanaka.
Para tanto, a marca desenvolveu o lema “Mobility for All”, ou mobilidade para todos. O maior destaque da proposta é o Miniveículo, um automóvel com largura de até 1,30 metro, o mínimo para que dois adultos se sentem lado a lado, e 2,49 m de comprimento. A altura seria de 1,55 m, e o diâmetro de giro da rodas, de 3,9 m.
Além disso, o modelo será elétrico, alimentado por uma bateria (BEV), e equipado com tecnologias de segurança, incluindo frenagem automática para evitar colisões.
“Com o BEV ultracompacto, nós estamos orgulhosos de oferecer aos clientes um veículo que não apenas colabora para uma autonomia maior, mas que também precisa de menos espaço, cria menos barulho e reduz o impacto ambiental”, comenta Yanaka, sobre o projeto apresentado pela Toyota no Salão de Tóquio.
O pequeno carro tem velocidade máxima de 60 km/h, pode rodar 100 quilômetros com cada recarga, e leva aproximadamente 5 horas para ser recarregado.
A proposta da marca é de desenvolver uma série de modelos elétricos e diminutos para atender a necessidades de mobilidade bastante específicas. Na gama apresentada no Salão de Tóquio, além do Miniveículo da Toyota, estão cinco outros veículos.
O Business é voltado para trechos repetitivos e curtos, além de estacionamento, e funciona como um escritório sobre rodas, permitindo que ocupantes o usem para transporte, trabalho e descanso.
Outro veículo na gama apresentada pela Toyota no Salão de Tóquio é o Standing Type. Ele é como aqueles veículos de seguranças de shopping, onde o ocupante se desloca de pé, e pode ser usado para patrulhas ou transporte de equipamentos. O Seated Type é destinado a pessoas com dificuldade de locomoção ou para transporte de bagagens.
Já o Wheelchair-linked Type é como um acessório motorizado para ser encaixado a cadeiras de roda manuais. Por fim, o i-Road é um triciclo com tamanho próximo ao de uma motocicleta, pensado para transporte urbano e turismo.
A gama deve ser lançada no ano que vem, a começar a chegada do Miniveículo ao Japão.
Além disso, a Toyota no Salão de Tóquio apresentou um ônibus autônomo que será usado para transportar atletas durante as Olimpíadas de Tóquio, no ano que vem. O e-Palette também é elétrico, e até 20 unidades do veículo serão utilizados durante o evento.
O Japão tem se preparado para aproveitar as Olimpíadas para avançar o uso de tecnologias autônomas. Inclusive, o país passará a permitir que motoristas tirem as mãos do volante para poderem utilizar veículos da categoria.
O ônibus autônomo da Toyota terá nível 4 de autonomia.
Fotos, a não ser quando indicado: Toyota | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |