Toyota no Salão de Tóquio: marca quer mobilidade para todos

Marca apresentou seu conceito de "Mobility for All" com uma gama de veículos elétricos e compactos para transporte urbano e de idosos

miniveiculo da toyota salao de toquio 2019 3
Por AutoPapo
Publicado em 22/10/2019 às 16h20
Atualizado em 23/10/2019 às 09h12

Nesta terça-feira (22), a Toyota, no Salão de Tóquio, anunciou que está fazendo investimentos para deixar de ser apenas uma fabricante de carros. A empresa japonesa buscará explorar novas formas de transporte, com foco em veículos elétricos, compactos e versáteis.

A Toyota, no Salão de Tóquio, revelou gama "Mobility for All" de veículos elétricos e compactos para transporte urbano e de idosos.

“Nós queremos criar uma solução de mobilidade que possa dar suporte à sociedade do Japão, que está envelhecendo, e oferecer liberdade de deslocamento para pessoas em todos os estágios da vida”, explicou o diretor de desenvolvimento da marca, Akihiro Yanaka.

Para tanto, a marca desenvolveu o lema “Mobility for All”, ou mobilidade para todos. O maior destaque da proposta é o Miniveículo, um automóvel com largura de até 1,30 metro, o mínimo para que dois adultos se sentem lado a lado, e 2,49 m de comprimento. A altura seria de 1,55 m, e o diâmetro de giro da rodas, de 3,9 m.

Além disso, o modelo será elétrico, alimentado por uma bateria (BEV), e equipado com tecnologias de segurança, incluindo frenagem automática para evitar colisões.

“Com o BEV ultracompacto, nós estamos orgulhosos de oferecer aos clientes um veículo que não apenas colabora para uma autonomia maior, mas que também precisa de menos espaço, cria menos barulho e reduz o impacto ambiental”, comenta Yanaka, sobre o projeto apresentado pela Toyota no Salão de Tóquio.

O pequeno carro tem velocidade máxima de 60 km/h, pode rodar 100 quilômetros com cada recarga, e leva aproximadamente 5 horas para ser recarregado.

Toyota apresentou gama de elétricos e compactos no Salão de Tóquio

A proposta da marca é de desenvolver uma série de modelos elétricos e diminutos para atender a necessidades de mobilidade bastante específicas. Na gama apresentada no Salão de Tóquio, além do Miniveículo da Toyota, estão cinco outros veículos.

O Business é voltado para trechos repetitivos e curtos, além de estacionamento, e funciona como um escritório sobre rodas, permitindo que ocupantes o usem para transporte, trabalho e descanso.

A Toyota, no Salão de Tóquio 2019, revelou gama "Mobility for All" de veículos elétricos e compactos para transporte urbano e de idosos.

Outro veículo na gama apresentada pela Toyota no Salão de Tóquio é o Standing Type. Ele é como aqueles veículos de seguranças de shopping, onde o ocupante se desloca de pé, e pode ser usado para patrulhas ou transporte de equipamentos. O Seated Type é destinado a pessoas com dificuldade de locomoção ou para transporte de bagagens.

Já o Wheelchair-linked Type é como um acessório motorizado para ser encaixado a cadeiras de roda manuais. Por fim, o i-Road é um triciclo com tamanho próximo ao de uma motocicleta, pensado para transporte urbano e turismo.

A gama deve ser lançada no ano que vem, a começar a chegada do Miniveículo ao Japão.

e-Palette será ônibus autônomo de atletas

Além disso, a Toyota no Salão de Tóquio apresentou um ônibus autônomo que será usado para transportar atletas durante as Olimpíadas de Tóquio, no ano que vem. O e-Palette também é elétrico, e até 20 unidades do veículo serão utilizados durante o evento.

O Japão tem se preparado para aproveitar as Olimpíadas para avançar o uso de tecnologias autônomas. Inclusive, o país passará a permitir que motoristas tirem as mãos do volante para poderem utilizar veículos da categoria.

O ônibus autônomo da Toyota terá nível 4 de autonomia.

Fotos, a não ser quando indicado: Toyota | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário