Cadê o logotipo Ford no jipe Troller?

Troller T4 na versão TX4 agora tem transmissão automática, mas continua sem airbags, graças a uma brecha da lei

troller automatico tx4
Por Boris Feldman
Publicado em 22/11/2019 às 17h46
Atualizado em 25/11/2019 às 09h52

A história é mais que tortuosa. A Ford comprou, em janeiro de 2007, a pequena fábrica da Troller, de Mario Araripe, em Horizonte (Ceará). Ela precisava de know-how para produzir jipes? Não sabia lidar com carroceria de plástico?

Nada disso: foi uma gigantesca peripécia fiscal da empresa norte-americana que estava, de fato, comprando uma “fábrica de incentivos” e transferindo os benefícios fiscais de meia dúzia de jipes Troller produzidos pelo Araripe para centenas de milhares de carros produzidos anualmente em Camaçari, em outro estado do Nordeste, a Bahia. Um verdadeiro calote de centenas de milhões de reais no governo, porém rigorosamente dentro da lei.

O governo do Ceará exigiu, como prêmio de consolação, que a Ford continuasse produzindo o Troller na fábrica de Horizonte para manter pelo menos a meia dúzia de empregos gerados por Araripe. A qualidade do jipe era tão ruim que a Ford decidiu readquirir as poucas unidades produzidas da recém lançada versão picape (Pantanal), ao invés de fazer um recall, .

troller automatico tx4


Mas despejou toda sua engenharia em Horizonte e conseguiu transformar o Troller num jipe que oferece mínima qualidade, embora com assistência técnica de pós-venda precária. Boa parte de sua mecânica usa atualmente mesmos componentes mecânicos da picape Ranger. Mesmo assim, não o considera com qualidade suficiente para ostentar seu logotipo ovalado.

Troller oferece até câmbio automático da Ford, mas segue sem airbags

A Ford decidiu agora equipar o jipe com o mesmo câmbio automático da Ranger, um epicicloidal de seis marchas, que lhe permitirá cobrar mais que os atuais R$ 140 mil.

Mas, especialista em brechas da lei, a Ford continua se “esquecendo” de equipar o Troller com os obrigatórios airbags em qualquer carro comercializado no país desde janeiro de 2014. Simplesmente porque a legislação deixou de fora os veículos off-road, para evitar que suas bolsas infláveis sejam desnecessariamente acionadas em função de um “tranco” usual em trilhas.

Uma desculpa altamente questionável (mas rentável…) da Ford, pois outros jipes, de fábricas preocupadas com a segurança de seus ocupantes, são equipados com airbags porém oferecem um comando para desativá-los no off-road.

Foto Troller | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
59 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
José 12 de agosto de 2021

É sempre assim. A repetição ao longo das decadas de todas as empresas nacionais que se aventuram no mercado automotivo. As gigantes internacionais compram e destroem. Por isso o brasil nao tem nada. Eles vem, lucra. e vão embora. O Brasil nao proteje seus filhos. A marca deveria tee uma salvaguarda nacional para protege-la desse canibalismo de mercado. Destroem o que é nosso para venderem seus lixos aqui e o pais aceita. É assim. quase todos os segmentos. O governo deveria reaver esta marca e dar continuidade como ponto de honra. Se é assim que tratam quem lhes acolheu e lhes deu inúmeras vantagens, que recebam na mesma moeda. O brasileiro deveria ter mais brio patriótico e dar um basta nessas empresas que agem assim.

Avatar
Xunda 20 de março de 2021

Só fala m.. esse ga g á!! Põe símbolo da Geely nos Volvo, qua dru pe de! E outra, Hoje é vergonhoso ter o oval azul em qualquer coisa.

Avatar
Ricardo 3 de janeiro de 2021

VI UM NA FUNILARIA DE UM AMIGO, MECANICA E ESTRUTURA ROBUSTA, BAITA DUM JEEP!!!
ME AGRADOU MUITO, E ME APAIXONEI PELO VEICULO E PRETENDO UM DIA TER UM.

Avatar
Thiago 26 de agosto de 2020

Mas que besteira, por que a Ford não coloca seu logo no Lincoln? Ou a Volkswagen não coloca seu logo nos Audi? Totalmente sem sentido essa matéria, óbvio que não utiliza o logo da Ford no Troller porque já é uma marca que ganhou confiança do consumidor, é questão comercial.

Avatar
laerte gueller junior 22 de junho de 2020

acabei de ler o texto e todos os comentários… Assim, Troller não é para qualquer um, começa por aí… Não é produto de consumo de massa, nem nunca foi, é mais uma caminhonete encurtada do que um carro grande. É forte, é robusto, é uma categoria que nunca existiu no Brasil. Feita por brasileiros, de acordo com o que os jipeiros julgavam necessário. Ah, quanto custa um troller 2004 (com 16 anos de uso) ???? mais de 50 mil. Acho que um carro com 16 anos que custa mais de 50 mil é porque não presta e não tem procura. Para comparar, uma bmw 320i do mesmo ano custa 38.000,00. Tire suas conclusões… Troller não para ir ao cinema assistir filme francês, é para ir numa praia, é para ir onde outros carros, seguros não podem te levar.

Avatar
Joel 19 de janeiro de 2021

Chora Agora porque a Fabrica fechou, já era!. Não passou de um PRODUTO FORD, com EMBLEMA TROLLER. Usou um Marketing PODRE e ganhou dinheiro a custas dos tontos, em achar que estavam adquirindo um TROLLER mas sim era um FORD (mecanica, e chassis encurtado da Ford Ranger mecanica importada) sem contar dos incentivos fiscais que acabaram para Dona Ford ganhava dos dois lados. Virou elefante branco, em varios grupos de facebook da pra ver as pessoas vendendo os modelos novos. Foi vender para Multi Nacional é nisso que deu. Troller sou mais o antigo mesmo, depois que a Ford adquiriu estragou o carro e agora estragou de vez. Fabrica fechada.

Avatar
vitor 12 de junho de 2020

Excelente matéria. Fica fácil entender o pq de uma montadora de padrão global interessar-se por um veículo de nicho, extremamente específico. No andar da carruagem, tudo leva a crer que o jipe não vingue para 2021.

Avatar
laerte gueller junior 22 de junho de 2020

Acredito também que 2020 seja seu último ano, deve ser por isso que tem fila de comprador esperando a fábrica reabrir… Salvo proibirem sua produção, divudo que pare…

Avatar
Marcelo 18 de abril de 2020

Velho gagá, responde ai: Por que um Lexus não tem o símbolo da Toyota, que é a proprietária da Lexus?

Avatar
BOB66 28 de novembro de 2019

Já a brecha é um absurdo porem a atitude da FORD de não colocar é muito pior. Nota zero FORD

Avatar
José Ricardo Vasconcelos 25 de novembro de 2019

Concordo em um dispositivo que bloqueia o acionamento do mesmo b

Avatar
MOISES COUTO FRANCA 25 de novembro de 2019

Creio que equipar o trollercom câmbio automático não vai agradar os jipeiros, pois quem roda de jipe prefere sentir o motor “na mão”. A não ser se o câmbio eh do tipo que transforma de automático para manual.

Avatar
Vinicius 4 de dezembro de 2019

Haverá um modelo com câmbio automático, e outro com a caixa manual. Os trolleiros que gostam de sentir o motor “na mão” continuaram optando pelo modelo tradicional, e quem quiser um pouco mais de conforto, pode escolher o TX4.

Avatar
José Anoldo Cardoso Ferreira 25 de novembro de 2019

Troller é um baita jipe pena q meu bolso não têm grana suficiente pra comprar uma nave dessa aqui na minha cidade Belém ele seria perfeito por causa das ruas alagadas e quem precisa de Air bags em carro off road Bull shit

Avatar
Roberto Luiz Rodrigues 25 de novembro de 2019

Já que não tem airbags, é só o consumidor não comprar. Deixa criar poeira nas concessionárias.

Avatar
Marcos 24 de novembro de 2019

Bahia se escreve com h, sem acento. E não baía!

Avatar
Eduardo 24 de novembro de 2019

O estado é Bahia e nāo baia.

Avatar
Fábio Fernandes Costa Pereira Lopes 24 de novembro de 2019

Pior que isso é a Fiat vender veículo com tracao 4 x 2 e usar indevidamente a marca JEEP, que é sinônimo de 4 x 4!

Avatar
Vinicius 4 de dezembro de 2019

De fato é imoral, mas legalmente a FCA pode colocar a marca Jeep até em um uno, se quiser. A marca é dela…

Avatar
Soldier 22 de abril de 2020

Os Jeeps Renegade e Compass possuem modelos com tração 4×4 também. A FCA (Fiat Chrysler) apenas oferece uma opção de modelo 4×2 para quem quer “parecer” offroad mas não quer pagar a mais por um opcional que não vai usar… ou que pelo menos não deveria.

Avatar
Anderson Juliato 24 de novembro de 2019

Falou machão!!
Se um dia sua esposa for com ele levar seu filho a escola e se envolver num acidente como fica ????

Avatar
Julio Braga 25 de novembro de 2019

O carro é super resistente. Provavelmente o outro carro envolvido no acidente seja seriamente danificado. Ah, e quando à esposa, pode se machucar realmente, mas pode se machucar em qualquer veículo, inclusive nos mais caros.

Avatar
Torres 24 de novembro de 2019

Seria bom revisar os textos antes da publicação. “Baia” sem H é de lascar!

Avatar
Anderson Juliato 24 de novembro de 2019

Pois é, isso só pode ser herança do colégio que não reprova mais !!!

Avatar
VMF 24 de novembro de 2019

Mais um jornalista desmamado com síndrome de vira-lata. A troller tem uma história gigantesca no Estado do Ceará, devia se informar antes de comentar essas asneiras.

Avatar
Thiago 26 de agosto de 2020

Verdade! Nunca vi um proprietário de Troller não gostar do carro, na verdade sempre são apaixonados.

Avatar
BahiaEcomH 24 de novembro de 2019

Da uma vergonha alheia de ler esse texto…

Avatar
Roberto Carlos 24 de novembro de 2019

Tá achando ruim o benefício fiscal dado pro nordeste? Então fala aí dos benefícios de Minas Gerais também, agora acrescenta na conta a infra estrutura que a região sudeste tem e depois me diz quem está ganhando. Vocês reclamam de barriga cheia e ainda querem prejudicar os menos favorecidos.

Avatar
Paulo 24 de novembro de 2019

Eu não acredito que li “Baía” ao invés de “Bahia”.

Avatar
Ricardo 24 de novembro de 2019

Essas reportagens do Boris são as piores…..eu ainda paro pra ler.

Avatar
Leandro 24 de novembro de 2019

Se não gosta, não põe defeito. Ninguém é obrigado a comprar o carro. Se acha que carro com airbag é essencial, compre um Renegade, Compass. Opções não faltam.

Avatar
Ricardo 24 de novembro de 2019

Troller é igual a Harley Davidson quem tem não troca de jeito nenhum.
Barulho do motor diesel e poder ir onde você quiser,ver cachoeiras,vales,praias desertas e enfrentar as enchentes de São Paulo….não tem preço

Avatar
Gringo 24 de novembro de 2019

Com todo respeito, nunca li tanta asneira em uma “reportagem”, faltou se informar um pouco mais. A troller foi comprada pela Ford por incentivo fiscal? Sim foi. Absurdo não ter airbag? Porque carros de competição regulamentados pela FIA não são equipados com o mesmo? Se troller é tão ruim assim, porque a clássica Ford Bronco está sendo baseada nele? Símbolo Ford? Cadê o Vw no Audi, o Fiat na Ferrari, o Fiat na Jeep?

Avatar
Helyka Bernardes 24 de novembro de 2019

Troller é um Jeep e para quem gosta e curte esse tipo de veículo… sinceramente temos dois em minha casa meu e da minha mãe… e não trocaria por carro algum no mercado.. somos simplesmente apaixonadas pelo carro desde os primeiros Trollers 2002 q tivemos em casa…. é verdadeiramente uma paixão!

Avatar
VLADIMIR 23 de novembro de 2019

Em 2008, foram vendidos apenas 1.139 T4 no ano todo…. *
*EDITADO

Avatar
Julio Braga 25 de novembro de 2019

Então vendia meia dúzia a cada dois dias.

Avatar
Luiz Eduardo 23 de novembro de 2019

Matéria muito fraca! Desculpe a sinceridade!
O Troller foi e é Líder de mercado da categoria Off Road.
Não era meia dúzia, eram dezenas por mês!
Pantanal foi tirada de mercado, pra não fazer concorrência a Ranger.
Prevejo um processo pelo linguajar usado, e pelas calúnias, como “Calote”.

Mas o “Baia” já deu pra vê o nível de qualidade do jornalismo brasileiro!

Avatar
Alex 25 de novembro de 2019

Está criticando o “Baia” do texto mas contei pelo menos 3 erros de português nesse seu texto! Quem tem telhado de vidro não joga pedra no telhado do vizinho!

Avatar
Julio Braga 25 de novembro de 2019

Disse tudo, amigo.

Avatar
San 28 de novembro de 2019

“deu pra vê”?? Kkkkkk Realmente, vc tem domínio da gramática. SQN

Avatar
San 28 de novembro de 2019

Pelo “seu pra vê” e todas as falhas na sua resposta, dá pra ver que você é expert em português

Avatar
Denis 23 de novembro de 2019

estado da Bahia é com H

Avatar
Yuri 23 de novembro de 2019

Num é…

Avatar
Elifaz 23 de novembro de 2019

O logotipo FORD está no mesmo lugar que o logotipo Fiat está na Ferrari.

Avatar
N. O 24 de novembro de 2019

Ferrari foi vendida pra Volks no início deste ano se não me engano, porém não vem aí caso.

Avatar
Ferrarista 25 de novembro de 2019

Que volks o quê
A Fiat fez um IPO e negociou publicamente ações da empresa

Avatar
N. O 24 de novembro de 2019

Ferrari foi vendida pra Volks no início deste ano se não me engano, porém não vem ao caso.

Avatar
José Rodrigues Filho 23 de novembro de 2019

Bom dia, boa tarde, boa noite.
Não gostei de como falou do Troller.
Vc apesar do conhecimento adquirido.
Está nos chamando, compradores do Troller como verdadeiros burros.
E vc deveria valorizar os profissionais que lá trabalhão

Avatar
Edgard 23 de novembro de 2019

E você não está levando nenhum e está reclamando.

Avatar
ROBERTO TADEU GORIOS 23 de novembro de 2019

SEGURANÇA POUCO IMPORTA PRA ECONOMIZAR,FILOSOFIA DE UMA EMPRESA ULTRAPASSADA

Avatar
José Rodrigues Filho 23 de novembro de 2019

Bom dia, boa tarde, boa noite.
Não gostei de como falou do Troller.
Vc apesar do conhecimento adquirido.
Está nos chamando, compradores do Troller como verdadeiros burros.
E vc deveria valorizar os profissionais que lá trabalhão

Avatar
Julio Braga 25 de novembro de 2019

Concordo com você. Achei uma grosseria. E o Troller antigo, era de excelência.

Avatar
paulo 23 de novembro de 2019

Depende do consumidor, se ele aceita ? meus pêsames.

Avatar
Wagner Pietscher 23 de novembro de 2019

Empresa ultrapassada que faz o Mustang Elétrico único que faz frente ao Tesla?
Empresa líder em vendas da série F há 40 anos no país símbolo do automóvel.
Vc não pode estar se referindo a Ford.

Avatar
Marcelo 23 de novembro de 2019

Ford pode ser isso tudo que está falando mas não tem respeito pelos seus consumidores pois sou proprietário de Ranger limited que vivi dando b.o. na caixa automática defeito crônico você leva na concessionária tem que trocar a caixa nunca fala o defeito só trocar a caixa e quando acabar a garantia que já é o meu caso paga R$18.000,00 né

Avatar
Runnan 25 de novembro de 2019

Está se referindo à ford brasil. Mas a culpa não é dela. É dos brasileiros imbecis que compram essas carroças a peso dd ouro e se acham o máximo.

Avatar
Perota 24 de novembro de 2019

Air bag em carro off road?
Por mim nem ABS precisa
Segurança é responsabilidade de quem conduz e não somente de quem fabrica
Troller são para mais q motoristas
As maricas q busquem seus Barbie’s cars
Parabens FORD continuem assim
Sou feliz com meu Troller e vou a lugares q muitos nem sonham estar kkkkk

Avatar
Pedro.l.machado 24 de novembro de 2019

O Troller e muito bom principalmente os originais com os motores MWM.Ai adptaram os da Ranger ficou uma droga .Tenho um Troller 2011 excelente.

Avatar
Julio Braga 25 de novembro de 2019

Excelente comentário.

Avatar
Deixe um comentário