Cadê o logotipo Ford no jipe Troller?
Troller T4 na versão TX4 agora tem transmissão automática, mas continua sem airbags, graças a uma brecha da lei
Troller T4 na versão TX4 agora tem transmissão automática, mas continua sem airbags, graças a uma brecha da lei
A história é mais que tortuosa. A Ford comprou, em janeiro de 2007, a pequena fábrica da Troller, de Mario Araripe, em Horizonte (Ceará). Ela precisava de know-how para produzir jipes? Não sabia lidar com carroceria de plástico?
Nada disso: foi uma gigantesca peripécia fiscal da empresa norte-americana que estava, de fato, comprando uma “fábrica de incentivos” e transferindo os benefícios fiscais de meia dúzia de jipes Troller produzidos pelo Araripe para centenas de milhares de carros produzidos anualmente em Camaçari, em outro estado do Nordeste, a Bahia. Um verdadeiro calote de centenas de milhões de reais no governo, porém rigorosamente dentro da lei.
O governo do Ceará exigiu, como prêmio de consolação, que a Ford continuasse produzindo o Troller na fábrica de Horizonte para manter pelo menos a meia dúzia de empregos gerados por Araripe. A qualidade do jipe era tão ruim que a Ford decidiu readquirir as poucas unidades produzidas da recém lançada versão picape (Pantanal), ao invés de fazer um recall, .
Mas despejou toda sua engenharia em Horizonte e conseguiu transformar o Troller num jipe que oferece mínima qualidade, embora com assistência técnica de pós-venda precária. Boa parte de sua mecânica usa atualmente mesmos componentes mecânicos da picape Ranger. Mesmo assim, não o considera com qualidade suficiente para ostentar seu logotipo ovalado.
A Ford decidiu agora equipar o jipe com o mesmo câmbio automático da Ranger, um epicicloidal de seis marchas, que lhe permitirá cobrar mais que os atuais R$ 140 mil.
Mas, especialista em brechas da lei, a Ford continua se “esquecendo” de equipar o Troller com os obrigatórios airbags em qualquer carro comercializado no país desde janeiro de 2014. Simplesmente porque a legislação deixou de fora os veículos off-road, para evitar que suas bolsas infláveis sejam desnecessariamente acionadas em função de um “tranco” usual em trilhas.
Uma desculpa altamente questionável (mas rentável…) da Ford, pois outros jipes, de fábricas preocupadas com a segurança de seus ocupantes, são equipados com airbags porém oferecem um comando para desativá-los no off-road.
Foto Troller | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
É sempre assim. A repetição ao longo das decadas de todas as empresas nacionais que se aventuram no mercado automotivo. As gigantes internacionais compram e destroem. Por isso o brasil nao tem nada. Eles vem, lucra. e vão embora. O Brasil nao proteje seus filhos. A marca deveria tee uma salvaguarda nacional para protege-la desse canibalismo de mercado. Destroem o que é nosso para venderem seus lixos aqui e o pais aceita. É assim. quase todos os segmentos. O governo deveria reaver esta marca e dar continuidade como ponto de honra. Se é assim que tratam quem lhes acolheu e lhes deu inúmeras vantagens, que recebam na mesma moeda. O brasileiro deveria ter mais brio patriótico e dar um basta nessas empresas que agem assim.
Só fala m.. esse ga g á!! Põe símbolo da Geely nos Volvo, qua dru pe de! E outra, Hoje é vergonhoso ter o oval azul em qualquer coisa.
VI UM NA FUNILARIA DE UM AMIGO, MECANICA E ESTRUTURA ROBUSTA, BAITA DUM JEEP!!!
ME AGRADOU MUITO, E ME APAIXONEI PELO VEICULO E PRETENDO UM DIA TER UM.
Mas que besteira, por que a Ford não coloca seu logo no Lincoln? Ou a Volkswagen não coloca seu logo nos Audi? Totalmente sem sentido essa matéria, óbvio que não utiliza o logo da Ford no Troller porque já é uma marca que ganhou confiança do consumidor, é questão comercial.
acabei de ler o texto e todos os comentários… Assim, Troller não é para qualquer um, começa por aí… Não é produto de consumo de massa, nem nunca foi, é mais uma caminhonete encurtada do que um carro grande. É forte, é robusto, é uma categoria que nunca existiu no Brasil. Feita por brasileiros, de acordo com o que os jipeiros julgavam necessário. Ah, quanto custa um troller 2004 (com 16 anos de uso) ???? mais de 50 mil. Acho que um carro com 16 anos que custa mais de 50 mil é porque não presta e não tem procura. Para comparar, uma bmw 320i do mesmo ano custa 38.000,00. Tire suas conclusões… Troller não para ir ao cinema assistir filme francês, é para ir numa praia, é para ir onde outros carros, seguros não podem te levar.
Chora Agora porque a Fabrica fechou, já era!. Não passou de um PRODUTO FORD, com EMBLEMA TROLLER. Usou um Marketing PODRE e ganhou dinheiro a custas dos tontos, em achar que estavam adquirindo um TROLLER mas sim era um FORD (mecanica, e chassis encurtado da Ford Ranger mecanica importada) sem contar dos incentivos fiscais que acabaram para Dona Ford ganhava dos dois lados. Virou elefante branco, em varios grupos de facebook da pra ver as pessoas vendendo os modelos novos. Foi vender para Multi Nacional é nisso que deu. Troller sou mais o antigo mesmo, depois que a Ford adquiriu estragou o carro e agora estragou de vez. Fabrica fechada.
Excelente matéria. Fica fácil entender o pq de uma montadora de padrão global interessar-se por um veículo de nicho, extremamente específico. No andar da carruagem, tudo leva a crer que o jipe não vingue para 2021.
Acredito também que 2020 seja seu último ano, deve ser por isso que tem fila de comprador esperando a fábrica reabrir… Salvo proibirem sua produção, divudo que pare…
Velho gagá, responde ai: Por que um Lexus não tem o símbolo da Toyota, que é a proprietária da Lexus?
Já a brecha é um absurdo porem a atitude da FORD de não colocar é muito pior. Nota zero FORD
Concordo em um dispositivo que bloqueia o acionamento do mesmo b
Creio que equipar o trollercom câmbio automático não vai agradar os jipeiros, pois quem roda de jipe prefere sentir o motor “na mão”. A não ser se o câmbio eh do tipo que transforma de automático para manual.
Haverá um modelo com câmbio automático, e outro com a caixa manual. Os trolleiros que gostam de sentir o motor “na mão” continuaram optando pelo modelo tradicional, e quem quiser um pouco mais de conforto, pode escolher o TX4.
Troller é um baita jipe pena q meu bolso não têm grana suficiente pra comprar uma nave dessa aqui na minha cidade Belém ele seria perfeito por causa das ruas alagadas e quem precisa de Air bags em carro off road Bull shit
Já que não tem airbags, é só o consumidor não comprar. Deixa criar poeira nas concessionárias.
Bahia se escreve com h, sem acento. E não baía!
O estado é Bahia e nāo baia.
Pior que isso é a Fiat vender veículo com tracao 4 x 2 e usar indevidamente a marca JEEP, que é sinônimo de 4 x 4!
De fato é imoral, mas legalmente a FCA pode colocar a marca Jeep até em um uno, se quiser. A marca é dela…
Os Jeeps Renegade e Compass possuem modelos com tração 4×4 também. A FCA (Fiat Chrysler) apenas oferece uma opção de modelo 4×2 para quem quer “parecer” offroad mas não quer pagar a mais por um opcional que não vai usar… ou que pelo menos não deveria.
Falou machão!!
Se um dia sua esposa for com ele levar seu filho a escola e se envolver num acidente como fica ????
O carro é super resistente. Provavelmente o outro carro envolvido no acidente seja seriamente danificado. Ah, e quando à esposa, pode se machucar realmente, mas pode se machucar em qualquer veículo, inclusive nos mais caros.
Seria bom revisar os textos antes da publicação. “Baia” sem H é de lascar!
Pois é, isso só pode ser herança do colégio que não reprova mais !!!
Mais um jornalista desmamado com síndrome de vira-lata. A troller tem uma história gigantesca no Estado do Ceará, devia se informar antes de comentar essas asneiras.
Verdade! Nunca vi um proprietário de Troller não gostar do carro, na verdade sempre são apaixonados.
Da uma vergonha alheia de ler esse texto…
Tá achando ruim o benefício fiscal dado pro nordeste? Então fala aí dos benefícios de Minas Gerais também, agora acrescenta na conta a infra estrutura que a região sudeste tem e depois me diz quem está ganhando. Vocês reclamam de barriga cheia e ainda querem prejudicar os menos favorecidos.
Eu não acredito que li “Baía” ao invés de “Bahia”.
Essas reportagens do Boris são as piores…..eu ainda paro pra ler.
Se não gosta, não põe defeito. Ninguém é obrigado a comprar o carro. Se acha que carro com airbag é essencial, compre um Renegade, Compass. Opções não faltam.
Troller é igual a Harley Davidson quem tem não troca de jeito nenhum.
Barulho do motor diesel e poder ir onde você quiser,ver cachoeiras,vales,praias desertas e enfrentar as enchentes de São Paulo….não tem preço
Com todo respeito, nunca li tanta asneira em uma “reportagem”, faltou se informar um pouco mais. A troller foi comprada pela Ford por incentivo fiscal? Sim foi. Absurdo não ter airbag? Porque carros de competição regulamentados pela FIA não são equipados com o mesmo? Se troller é tão ruim assim, porque a clássica Ford Bronco está sendo baseada nele? Símbolo Ford? Cadê o Vw no Audi, o Fiat na Ferrari, o Fiat na Jeep?
Troller é um Jeep e para quem gosta e curte esse tipo de veículo… sinceramente temos dois em minha casa meu e da minha mãe… e não trocaria por carro algum no mercado.. somos simplesmente apaixonadas pelo carro desde os primeiros Trollers 2002 q tivemos em casa…. é verdadeiramente uma paixão!
Em 2008, foram vendidos apenas 1.139 T4 no ano todo…. *
*EDITADO
Então vendia meia dúzia a cada dois dias.
Matéria muito fraca! Desculpe a sinceridade!
O Troller foi e é Líder de mercado da categoria Off Road.
Não era meia dúzia, eram dezenas por mês!
Pantanal foi tirada de mercado, pra não fazer concorrência a Ranger.
Prevejo um processo pelo linguajar usado, e pelas calúnias, como “Calote”.
Mas o “Baia” já deu pra vê o nível de qualidade do jornalismo brasileiro!
Está criticando o “Baia” do texto mas contei pelo menos 3 erros de português nesse seu texto! Quem tem telhado de vidro não joga pedra no telhado do vizinho!
Disse tudo, amigo.
“deu pra vê”?? Kkkkkk Realmente, vc tem domínio da gramática. SQN
Pelo “seu pra vê” e todas as falhas na sua resposta, dá pra ver que você é expert em português
estado da Bahia é com H
Num é…
O logotipo FORD está no mesmo lugar que o logotipo Fiat está na Ferrari.
Ferrari foi vendida pra Volks no início deste ano se não me engano, porém não vem aí caso.
Que volks o quê
A Fiat fez um IPO e negociou publicamente ações da empresa
Ferrari foi vendida pra Volks no início deste ano se não me engano, porém não vem ao caso.
Bom dia, boa tarde, boa noite.
Não gostei de como falou do Troller.
Vc apesar do conhecimento adquirido.
Está nos chamando, compradores do Troller como verdadeiros burros.
E vc deveria valorizar os profissionais que lá trabalhão
E você não está levando nenhum e está reclamando.
SEGURANÇA POUCO IMPORTA PRA ECONOMIZAR,FILOSOFIA DE UMA EMPRESA ULTRAPASSADA
Bom dia, boa tarde, boa noite.
Não gostei de como falou do Troller.
Vc apesar do conhecimento adquirido.
Está nos chamando, compradores do Troller como verdadeiros burros.
E vc deveria valorizar os profissionais que lá trabalhão
Concordo com você. Achei uma grosseria. E o Troller antigo, era de excelência.
Depende do consumidor, se ele aceita ? meus pêsames.
Empresa ultrapassada que faz o Mustang Elétrico único que faz frente ao Tesla?
Empresa líder em vendas da série F há 40 anos no país símbolo do automóvel.
Vc não pode estar se referindo a Ford.
Ford pode ser isso tudo que está falando mas não tem respeito pelos seus consumidores pois sou proprietário de Ranger limited que vivi dando b.o. na caixa automática defeito crônico você leva na concessionária tem que trocar a caixa nunca fala o defeito só trocar a caixa e quando acabar a garantia que já é o meu caso paga R$18.000,00 né
Está se referindo à ford brasil. Mas a culpa não é dela. É dos brasileiros imbecis que compram essas carroças a peso dd ouro e se acham o máximo.
Air bag em carro off road?
Por mim nem ABS precisa
Segurança é responsabilidade de quem conduz e não somente de quem fabrica
Troller são para mais q motoristas
As maricas q busquem seus Barbie’s cars
Parabens FORD continuem assim
Sou feliz com meu Troller e vou a lugares q muitos nem sonham estar kkkkk
O Troller e muito bom principalmente os originais com os motores MWM.Ai adptaram os da Ranger ficou uma droga .Tenho um Troller 2011 excelente.
Excelente comentário.