[Vídeo] Tem vazamento no interior do seu carro?

Água dentro do carro pode ser sintoma de dois problemas distintos: entupimento do dreno do ar ou furo no sistema de aquecimento; aprenda a identificá-los

Por Sérgio Melo13/01/18 às 09h41

Não estava chovendo e você não pisou em nenhuma poça, mas, mesmo assim, tem água dentro do seu carro? Pode ser um vazamento no interior dele. Como assim? Existem duas possibilidade.

A primeira é no sistema de ar-condicionado. Ele absorve a umidade e, caso o dreno esteja entupido, pode vazar. A segunda possibilidade de vazamento no interior pode ser causado por um furo no sistema de aquecimento do ar, o que provoca o mesmo problema.

Como diferenciálos? Basta passar o dedo na água que estiver no interior. Se for oleosa ou tiver uma coloração diferente, é do aquecimento. Se for água com aspecto limpo, é do ar-condicionado.

Quer saber mais? O Sérgio Melo explica os detalhes no vídeo abaixo:

[Transcrição]

“Não estava chovendo, você não pisou em nenhuma poça d’água, mas será que no seu carro já apareceu uma pocinha igual essa aqui dentro?

Pois é, pode ser vazamento no interior do próprio veículo. É que aqui que dentro do painel, no sistema de ventilação, tem uma peça que se chama evaporador, que esfria o ar e condensa a umidade do ambiente. Essa umidade pinga em uma bandejinha que fica mais aqui embaixo um pouco, e é jogada fora através de uma mangueira que sai debaixo do carro.

O que acontece? É o seguinte: essa bandejinha com fuligem, poeira e o tempo, às vezes, o dreno dela entope. Então ela transborda e pode acabar vazando água para o lado do motorista ou para o lado do passageiro, mais ou menos do jeito que está aqui.

Outra causa provável é a parte do aquecimento do ar. Quem esquenta o ar, quando você seleciona aqui o aquecimento, é um radiador por onde passa a água que vem lá do motor aqui também, dentro do painel.

Essa peça ou a tubulação dessa peça, às vezes, fura e acontece a mesma coisa: um vazamento, e se houver entupimento do dreno, vai acabar caindo aqui no tapete. E aí, como você faz para ter uma ideia do que é que está acontecendo?

Passa o dedo na água, dá uma olhada se ela é avermelhada ou um pouco tendendo a verde; vê se ela é um pouquinho oleosa e se tem cheiro de produto químico. Se atender a esses quesitos, provavelmente é a água do sistema do radiador do veículo que está vazando aqui em baixo.

Leva para o mecânico e pede para ele dar uma olhadinha direitinho no que está acontecendo. Agora, se for uma água fluida, sem cheiro, sem coloração, é provável que seja a água do sistema de resfriamento, e aí é mais simples: basta levar também para o mecânico, para ele desentupir o tal do dreno.

Tá legal?!”

Vazamento no interior do carro pode ter duas causas

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário