Vendas de carros usados e produção de veículos pioram em setembro

No acumulado do ano, os dois índices são positivos; crise na argentina afetou o número de exportações de automóveis brasileiros

Pátio com diversas picapes Toyota Hilux novas vista aérea
Por AutoPapo
Publicado em 04/10/2018 às 16h40

As vendas de carros usados no Brasil caíram 15,4% em setembro, segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). O acumulado do ano, no entanto, apresentou crescimento de 0,2%. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) também divulgou números pouco animadores: no último mês, foram produzidos 23,5% menos automóveis que em agosto. De janeiro a setembro de 2018, por sua vez, a fabricação aumentou 10,5%.

Compare os números de produção de automóveis e vendas de carros usados

Setembro de 2018

Índice Agosto de 2018 Setembro de 2018 Comparação
Vendas de carros usados  1.164.857  1.377.484 – 15,4%
Produção de veículos  273,1 mil  291,5 mil – 23,5%

Acumulado do ano

Índice Janeiro a setembro de 2018 Janeiro a setembro de 2017 Comparação
Vendas de carros usados 10.551.979 10.528.442 0,2%
Produção de veículos 2.194.754 1.986.164 10,5%

A Fenauto analisa que a margem de crescimento das vendas de carros usados (no acumulado) parece estar se estabilizando. Isso porque os últimos resultados são próximos do apresentado em setembro: 0,3% em julho e 0,4% em agosto.

“Tenho esperança de que com as próximas eleições, possam ressurgir razões para a recuperação de perspectivas positivas e uma consequente melhoria nos índices de confiança do consumidor, refletindo nos resultados do mercado”, disse o presidente da Fenauto, Ilídio dos Santos.

Produção de veículos

Duas razões podem ter influenciado nos números da produção de veículos brasileira. A primeira é o baixo índice de exportação, causado pela crise na Argentina. O país vizinho é responsável por 75% do total das nossas exportações. A outra é o fato de setembro ter tido quatro dias úteis a menos que agosto. Esse último fator também interferiu no número das vendas dos carros usados.

Anfavea e Fenauto analisam os dados de vendas de carros usados e produção de veículos em setembro. Mês fechou em queda, mas acumulado do ano é positivo.
Foto Shutterstock | Reprodução

Exportações

Depois de um ciclo positivo, as exportações de automóveis apresentaram queda de 29,7% na comparação com agosto.

O nosso principal mercado é a Argentina, respondendo por cerca de 75% do total das exportações. No mês passado esse número caiu e o volume foi de apenas 50%”, explicou Luis Megale, Presidente da Anfavea.

A Anfavea acredita que a produção de veículos brasileira chegará a três milhões de unidades em 2018.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
orlando p silva 4 de outubro de 2018

Que horas

Avatar
Deixe um comentário