[Vídeo] Porque a seguradora Líder é uma ficção

O delegado da polícia federal Marcelo Freitas pondera que consórcio responsável pelo DPVAT, formado por 77 seguradoras, dificulta a punição grandes corporações envolvidas em irregularidades

framedelegado4
Por AutoPapo
Publicado em 11/03/2018 às 12h30
Atualizado em 06/04/2018 às 11h11

O Auto Papo está mostrando, em uma série de vídeos, detalhes sobre o esquema de fraude envolvendo o seguro obrigatório (DPVAT) para veículos. No quarto vídeo da série, o delegado da polícia federal Marcelo Freitas pondera que consórcio responsável pelo DPVAT, formado por 77 seguradoras, é uma ficção que dificulta a punição grandes corporações envolvidas em irregularidades.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

De acordo com as investigações da operação Tempo de Despertar, iniciada em 2015 para investigar o caso, indícios revelam irregularidades generalizadas. Em uma ponta, acidentes de trânsito foram forjados para possibilitar pedidos de indenização criminosos. Na outra, a própria falta de estrutura da Seguradora Líder para atender os beneficiários fomenta esse tipo de situação.

A Seguradora Líder é a responsável pelo DPVAT: trata-se de um consórcio formado 77 companhias de seguros do Brasil. É ela que recebe o dinheiro e administra os pagamentos para acidentados no trânsito. As indenizações podem ocorrer, por exemplo, em função de morte, invalidez permanente ou para reembolso de despesas hospitalares.

[TRANSCRIÇÃO]

Quando se fala que a seguradora Líder é uma ficção é exatamente porque ela está composta por um consórcio de 77 seguradoras – agora algumas já estão saindo do barco, pulando do barco, vendo que as ações estão realmente tocando a parte superior da pirâmide do crime, por assim dizer, e agora estão com essa ideia de pular do barco -, mas são 77 seguradoras que formam um consórcio, e fazem da Líder uma ficção para que, quando haja uma demanda judicial em desfavor, a Líder apareça no polo passivo e responda a essa demanda judicial.

E essas seguradoras, grandes seguradoras, compostas por grande grupos econômicos e bancos, quando são acionados, esses bancos ou seguradoras simplesmente desaparecem e não são reposnabilizados por determinada ação proposta por aquelas pessoas que têm interesse em receber o seguro DPVAT.

O delegado da polícia federal Marcelo Freitas pondera que consórcio responsável pelo DPVAT é uma ficção: formado por 77 seguradoras, ele dificulta a punição grandes corporações envolvidas em irregularidades

Foto Reprodução

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
José Dantas 31 de julho de 2018

Decepcionado e acreditando que o DPVAT não passa de uma forma de roubar. Após um acidente, qdo fiquei internado uma semana em hospital particular, recebi da seguradora a quantia de R$82,00

Avatar
Deixe um comentário