Volante do Fusion pode cair e Ford faz recall de milhares de unidades

A Ford não determinou se unidades no Brasil foram afetadas

Por AutoPapo14/03/18 às 13h55

A Ford está fazendo um recall do Fusion nos Estados Unidos devido ao risco de o volante de direção cair. O defeito é causado por parafusos que se afrouxam com o tempo e envolve 1,4 milhão de unidades produzidas entre 2013 e 2015, reportou o Automotive News.

recall ford fusion volante pode cair
(Ford/Divulgação)

Procurada pelo AutoPapo, a Ford do Brasil não determinou se unidades vendidas aqui foram afetadas. Entretanto, sabe-se que modelos produzidos na fábrica de Hermosillo, no México, estão envolvidas no recall norte-americano. A planta é a mesma que abastece o mercado brasileiro.

A fabricante declarou, ainda, que tem conhecimento de dois acidentes, um deles com um ferido, devido ao defeito. Segundo o Automotive News, a questão vem sendo investigada por órgãos de regulação norte-americanos desde outubro passado. O mau funcionamento envolve os parafusos do volante de direção, que podem se afrouxar com o tempo de uso. Assim, o volante pode se soltar repentinamente, levando à perda total de controle do veículo.

Também estão envolvidos modelos Lincoln MKZ pelo mesmo problema. Ao total, estão envolvidos:

  • Ford Fusion e Lincoln MKZ fabricados entre 2013 e 2018 em Hermosillo, México
  • Ford Fusion e Lincoln MKZ fabricados entre 2013 e 2016 em Flat Rock, Estados Unidos

O recall para corrigir o defeito envolve a substituição do parafuso por outro mais longo, com roscas mais robustas e acabamentos de nylon para oferecer retenção do torque.

Em 2017, o Ford Fusion emplacou 4.401 unidades no Brasil, sendo o sexto modelo mais vendido na categoria de sedãs médios, com 2.86% de participação na fatia, segundo dados da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

O problema apareceu em um momento em que a qualidade dos veículos da Ford tem sido questionada nos Estados Unidos, segundo reportou o USA Today. Recentemente, modelos da marca apresentaram defeitos na maçaneta, levando a um recall de 1,34 milhão de picapes e custo de mais de US$ 600 milhões.

Foto Ford | Divulgação

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário