Volkswagen cross up TSI é compacto, invocado e… caro!
Com pequenas alterações em relação à versão anterior, destaque do hatch continua sendo o motor forte e econômico
Com pequenas alterações em relação à versão anterior, destaque do hatch continua sendo o motor forte e econômico
O novo Volkswagen cross up TSI 2018 tem pequenas alterações com relação à versão anterior. Os destaques são os para-choques mais musculosos, o friso vermelho na grade dianteira, as lanternas traseiras escurecidas e o volante igual ao do Golf.
Mas a roupinha aventureira do up, que inclui molduras nos para-lamas, continua sendo só para inglês ver, uma vez que o conteúdo mecânico é exatamente o mesmo dos demais TSI da família. Nem a altura da suspensão – para dar a mínima satisfação a quem gosta de uma estradinha de terra bem cuidada – foi elevada.
No desempenho, o carrinho dá gosto. O motor turbo de 105 cv de potência entrega toda a força já a partir das 1.500 rpm, oferecendo muito mais vigor que os tradicionais 1.6 aspirados que só crescem lá pelas 4.500 rpm.
Com funcionamento suave, a “entrada” do turbo é discreta, proporcionando conforto, agilidade no trânsito urbano e bom fôlego na estrada. Nos semáforos o modelo sai na frente de todos de forma leve e silenciosa. Você nem percebe que arrancou rápido. Parece que os outros é que demoraram a sair.
Também pudera. Por causa da mesma mecânica que os irmãos, não poderia ser diferente. Com as rodas instaladas nas quatro extremidades do veículo as reações são diretas e com baixa inércia, deixando o carro “na mão” como poucos. Lembrando as motocicletas, de muito longe é claro, parece que a carroceria acompanha os movimentos do corpo.
Apesar de um pouquinho alto a estabilidade agrada, com elevada aderência nas curvas. Um dos responsáveis pelo bom equilíbrio é a suspensão mais dura, mas que não chega ao ponto de incomodar.
O câmbio é uma pluma. Dá para passar as marchas com o dedo mindinho sem qualquer esforço e as relações aproveitam bem a curva de torque do motor. Mas não há opção por transmissão automática. Como todos os demais TSI, o cross up tem controle eletrônico de tração – até porque senão, na “entrada” da turbina em baixa rotação, sobretudo em chão molhado, as rodas iriam patinar e você ficar parado.
Internamente o modelo conta com visual interessante e boa montagem. No entanto, há predomínio do espartano plástico duro. Falta marcador de temperatura físico junto aos demais instrumentos, para rápida percepção de algum problema em sua fase inicial.
Quanto ao espaço interno, muito conforto para quem vai na frente e espaço insuficiente para as pernas de adultos no banco de trás. Nem pense em grandes passeios em cachoeiras de difícil acesso e muito menos em aventuras off-road. Sem suspensão especial, tração 4×4 e nem ao menos bloqueio do diferencial, contente-se com as aventuras urbanas de buracos e quebra-molas ou passeios no sítio por estradas não-pavimentadas em bom estado de conservação.
Mas, justiça seja feita, em virtude da maior altura e das rodas nas extremidades da carroceria, que proporcionam bons ângulos de entrada e saída, o cross up! se sai muito melhor que qualquer automóvel de passeio convencional.
Na tecnologia, nada de refinados sistema de supervisão de pontos cegos, frenagem autônoma ou outras modernidades que andam em voga. Merecem menção sensores crepuscular e de chuva, volante multifuncional, tilt down no retrovisor externo direito e o sistema multimídia modular, no qual seu smartphone passa a ser a tela do sistema de entretenimento.
Conectado ao carro por Bluetooth em um suporte sobre o painel, além de poder usar na tela do celular todos os aplicativos com os quais já está acostumado, você passa a controlar o sistema de telefonia hands-free, além de várias funções e informações do veículo.
Na segurança, nada de airbags complementares, controle de estabilidade, etc., mas elogiável avaliação de cinco estrelas na proteção dos adultos e quatro na de crianças pelo LatinNCAP, entidade independente que avalia a segurança dos automóveis comercializados na América Latina.
O QUE É
Monovolume (carroceria em um único bloco, sem compartimentos visivelmente destacados para motor e porta-malas) subcompacto.
ORIGEM
Brasil, Taubaté-SP.
QUANTO CUSTA
O cross up TSI parte de R$ 55.600. Com pintura metálica e sistema de som compatível com smartphones chega aos R$ 58.363.
COM QUEM CONCORRE
Uma vez que não há concorrentes diretos no mercado nacional, a reportagem apresenta as opções mais próximas consideradas pelo mercado que, apesar de diferenças marcantes no desempenho e conteúdo, são Fiat Uno Way 1.3 (R$ 49.320) e Fiat Mobi Way R$ 40.650.
COMO BEBE
Nota máxima A/A no programa de etiquetagem de consumo do Inmetro. Consumo cidade/estrada de 9,5km/l e 10,4 km/l com etanol e 13,7 km/l e 14,7 km/l com gasolina.
TRANSMISSÃO
Manual de cinco marchas.
DESEMPENHO
Não há o famoso atraso da turbina, que se mostra presente logo acima da marcha lenta com muita força em baixas rotações, dispensando frequentes trocas de marchas, o que é muito comum nos veículos 1.0. Velocidade máxima de 184 km/h e 0 a 100 km/h em 9,3 segundos.
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