[Avaliação] T-Cross Comfortline: como anda o SUV com o 1.0 TSI?

Versão é a "top de linha" com motor 1.0 TSI de até 128 cv de potência e câmbio automáticos de seis marchas; ela tem preço sugerido de R$ 99.990

Por Paulo Eduardo 10/12/19 às 14h45
Especial para o AutoPapo

O T-Cross, SUV da Volks, tem mais a ver com automóvel do que com SUV pela dirigibilidade, apesar da inclinação da carroceria em curva provocada pela grande altura do solo.

Avaliamos o T-Cross Comfortline 200 TSI, versão top de linha com motor 1.0 turbo e câmbio automático.  O número no nome da versão por questão de marketing, em alusão ao torque de 200 Nm equivalente a 20,5 kgfm.

Volkswagen T-Cross Comfortline - frente

T-Cross é montado sobre a arquitetura MQB (Matriz Modular Transversal), a mais moderna do grupo Volkswagen. Estrutura construída com materiais de alta resistência obteve pontuação máxima na prova de impacto do Latin NCAP que simula proteção a adultos e crianças.

Percebem-se imediatamente no interior do T-Cross Comfortline os apliques de cor chamativa em algumas partes. Estão ali para disfarçar a aparência dos plásticos sem material emborrachado no painel central e tornar o ambiente menos sisudo.

Esses opcionais na cor marrom estão aplicados em toda a extensão frontal do painel, nas maçanetas das portas dianteiras e no console central.

Volkswagen T-Cross Comfortline - painel

O artifício forma par com arremate da forração em couro dos bancos, também opcional. Independentemente disso, percebe-se capricho na montagem e encaixes no interior. Acabamento benfeito.

Volante tem ótima pega e está revestido corretamente com material rugoso, que evita deslize acidental das mãos, e agrupa apenas comandos de som, telefone, computador e controle de velocidade, o que favorece a ergonomia.

Coluna de direção tem ajustes de altura e de distância. Sistema multimídia com tela tátil no alto do painel central como reza a moda atual. Diâmetro de giro não é dos menores (10,9 metros), mas o pouco comprimento ajuda nas manobras em garagem.

Espaço interno

T-Cross tem excelente espaço interno tanto nos bancos dianteiros quanto no traseiro. Isso por causa da grande distância entre-eixos de 2,65 metros em um veículo de apenas 4,19 metros de comprimento. Espaço farto para cabeça e, principalmente, para pernas no banco traseiro.

Há saída de ar-condicionado e duas entradas USB para os ocupantes de trás. Bancos dianteiros carecem de melhor anatomia, apesar da regulagem lombar. Sente-se desconforto nas pernas, que deveriam ter melhor apoio.

Porta-malas bem dimensionado tem locais de fechamento na tampa pesada nos lados direito e esquerdo, como manda a boa ergonomia, facilitando a tarefa para destros e canhotos.

Rodar confortável, mas um pouco áspero sobre piso irregular. Rodas aro 17 e pneus de perfil 55 são de série no Volkswagen T-Cross Comfortline . Suspensão bem calibrada entre conforto e estabilidade, que convence para um SUV.

Boa posição de dirigir com regulagem de altura no banco do motorista. Boa também é a visibilidade ajudada pelos retrovisores.

Deslizes em ergonomia são comandos dos vidros em posição recuada na porta, além das teclas pequenas dificultarem acionamento; e forração em couro não permite transpiração.

Como anda o VW T-Cross 1.0 TSI?

Freio de estacionamento (mão) dá a impressão de estar emperrado e sendo forçado ao ser puxado. Para soltá-lo, não. Limpadores/lavadores cumprem bem a função. Farol tem facho curto no baixo e deveria ter mais poder de iluminação.

Freios excelentes com disco nas quatro rodas param bem em frenagem simulada de emergência sem abaixar a frente.

Há quatro modos de condução (opcional): Eco, visando menor consumo; Normal; Esportivo, com trocas das marchas em rotações mais altas; e o Individual. Nesse último podem-se fazer ajustes também na direção, que, entretanto, mantém a mesma calibragem do modo Normal.

Direção não é comunicativa como no Polo, carro que deu origem ao SUV, mas tem leveza em manobras e é firme em alta. Ponto central carece de melhor definição.

Motor 1.0 TSI forma par com câmbio automático de seis marchas com conversor de torque no Volkswagen T-Cross Comfortline . Ocorrem reduções de marcha ao diminuir a velocidade. Acelerações convencem, mas retomadas de velocidade não.

Volkswagen T-Cross Comfortline - motor

Há ligeiro retardo na resposta aos comandos do acelerador no kick-down, caso de ultrapassagem, principalmente com ar-condicionado ligado. E o conjunto fica ruidoso em alta rotação.

Nessa hora, desempenho está mais para motor aspirado do que turbo. Mesmo abastecido com álcool, que tem 12 cv de potência a mais do que com gasolina. O torque é o mesmo para álcool e gasolina.

Preço do Volkswagen T-Cross Comfortline

Volkswagen T-Cross Comfortline tem preço sugerido de R$ 99.990. Com todos opcionais chega a R$ 110.690. Teto solar panorâmico, sensores de chuva e crepuscular e espelho retrovisor interno eletrocrômico custam R$ 4.800.

Outro pacote de opcionais custa R$ 3.950 e inclui navegação, partida e entrar e sair do carro sem chave, seletor do modo de condução, entre outros. E finalmente aplicações decorativas no painel e forração em couro custam R$ 1.950.

Volkswagen T-Cross Comfortline é equipado de série com controles de tração, estabilidade e assistente de partida em rampa, airbags laterais dianteiros e de cortina, além dos frontais obrigatórios como os freios ABS, volante revestido em couro com aletas para troca de marchas, ar-condicionado digital, entre muitos outros. Garantia é de três anos.

Ficha técnica Volkswagen T-Cross Comfortline 200 TSI
Motor de três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, turbo, flex
Potência 128 cv (etanol) e 116 cv (gasolina) a 5.500 rpm e torque máximo de 20,4  kgfm (e/g) de 2.000 rpm a 3.500 rpm
Transmissão tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
Direção tipo pinhão e cremalheira com assistência eletromecânica; diâmetro de giro, 10,9 metros
Freios disco ventilado na dianteira, e sólido na traseira
Suspensão dianteira, independente, do tipo McPherson, barra estabilizadora; traseira, eixo de torção; altura do solo, 18,8 cm a 19,1 cm
Rodas/pneus 6,5×17”de liga leve/205/55R17
Peso 1.252 kg
Carga útil (passageiros + bagagem) 458 kg
Dimensões (metro) comprimento, 4,199; largura, 1,76; altura, 1,60; distância entre-eixos, 2,65
Capacidades (litro) Porta-malas, 373 a 420 (depende da posição do encosto do banco traseiro); tanque, 52
Velocidades máximas 184 km/h (e)/179 km/h (g)
0 a 100 km/h 10,4 segundos (e)/10,9 (g)
Consumo (km/l) cidade, 11 (g)/7,6 (e); estrada, 13,5 (g)/9,5 (e)

Fotos Alexandre Carneiro | AutoPapo

7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    NETO 20 de dezembro de 2019

    Ótimo carro, ta vendendo muito, quem conhece compra VW. T cross vai pra liderança em janeiro de SUV, é só esperar pra ver.

  • Avatar
    Raphael 12 de dezembro de 2019

    Pode ter o torque que for, mas se é 1.0 não me serve.
    Sou da geração em que cilindrada era indicativo de potência. Um carro 1.0 era de menor potência que todos os outros, de 1.4, 1.6, 1.7, 1.8, 2.0 e 2.2. E não irei mudar de opinião pessoal.
    A engenharia mudou o tipo de motor e características técnicas mas então o departamento de marketing não deveriam nem dizer que se trata de um carro com 999 cilindradas. Teve toda uma geração que atrelou e associou cilindrada a potência do motor. E para essa geração é deprimente dizer que pagou 100k em um carro 1.0 !!!

    • Avatar
      Charles Kuramoto 12 de dezembro de 2019

      Deprimente é pagar R$ +100 mil num carro com interior de qualidade de um carro de entrada.
      Esse motor 1.0 TSI é muito bom para o que se propõe. Apenas o que preocupa a muito é a manutenibilidade mais restritiva.

    • Avatar
      roberto 14 de dezembro de 2019

      motor turbo moderno c alto desempenho nas acelerações robustas aliado a bom consumo.

  • Avatar
    Raphael 12 de dezembro de 2019

    Para mim é o “fim da picada” pagar 100k em um carro 1.0 (999 cilindradas) e que fica ainda 10k mais caro com acessórios. Carro não é computador. Com esse valor compro um Honda HRV EX 1.8 de 140 CV !
    Aí não fica mal na fita com os amigos e consigo mesmo ter pago 100k em um carro 1.8 !
    Agora 1.0 sinceramente…
    À parte minha opinião sincera, a matéria foi muito bem feita e esclarecedora. Parabéns!

    • Avatar
      Adriano 13 de dezembro de 2019

      Concordo com você Raphael, Carro tem que ter motores acima de 1.4 para ter um preço maior, e também concordo plenamente que carro não é computador tenho um Vectra 1996. Motor 2.0 e cambio manual me sinto motorista de verdade.

  • Avatar
    LOTHAR KNABE JUNIOR 11 de dezembro de 2019

    Parabéns pela matéria.
    Gostaria de saber sobre o TCross para pcd.
    Obrigado

Avatar
Deixe um comentário