VW T-Cross e Toyota Yaris têm ótimo resultado em crash-test
SUV conquista a nota máxima, cinco estrelas, para crianças e adultos; versões hatch e sedã do Toyota alcançaram resultado um pouco pior e ganharam quatro
SUV conquista a nota máxima, cinco estrelas, para crianças e adultos; versões hatch e sedã do Toyota alcançaram resultado um pouco pior e ganharam quatro
O Latin Ncap acaba de divulgar, nesta quinta-feira (28), os resultados dos testes de impacto de dois modelos lançados recentemente no Brasil: Volkswagen T-Cross e Toyota Yaris.
Veículos apresentaram ótimo desempenho em relação à segurança de seus ocupantes. O SUV conquistou as cinco estrelas disponíveis na pontuação distribuída pelo órgão na proteção de crianças e adultos. Os hatch e sedã, por sua vez, receberam quatro estrelas.
O T-Cross mostrou uma boa proteção até mesmo para pedestres. O Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e os sistema de frenagem automática do modelo responderam bem às situações adversas simuladas.
O Volkswagen oferece seis airbags e tem como equipamento padrão, em todas as versões, o ESC.
Em referência à proteção de ocupantes infantis, o modelo inclui ancoragens aprovadas de tamanho I-size, que facilitam a instalação dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI) para crianças de idades mais avançadas voltadas para trás, de acordo com as melhores práticas globais. O T-Cross também conta com um interruptor para desativar o airbag do passageiro.
O primeiro SUV compacto da Volkswagen para o mercado da América Latina e do Caribe alcançou as mais alta qualificações do Latin Ncap e ainda conquistou o prêmio Advanced Award de Proteção de Pedestres e Tecnologia de Frenagem de Colisão Múltipla.
O Toyota Yaris, também produzido no Brasil, conquistou quatro estrelas nas opções hatch e sedã. Os modelos são equipados com com dois airbags frontais e controle de estabilidade e tração.
O Yaris apresentou boa proteção para adultos no impacto lateral, e proteção aceitável para boa no impacto frontal.
O passageiro criança de três anos de idade foi instalado voltado para trás – de acordo com as recomendações globais mais recentes para passageiros desta idade – o que explica a pontuação máxima para ambos os passageiros infantis na avaliação do teste dinâmico.
A sinalização das ancoragens Isofix não atende aos requisitos do Latin Ncap, o que, somado à falta de uma chave para desconectar o airbag do passageiro, explica as quatro estrelas para proteção dos ocupantes infantis.
Ao comentar os resultados dos modelos Volkswagen T-Cross e Toyota Yaris, o Presidente da Comissão Diretiva do Latin NCAP, Ricardo Morales, afirmou:
Os resultados do T-Cross e YAris demostram que as fabricantes estão oferecendo, voluntariamente, aos consumidores, modelos com níveis de segurança superiores aos exigidos pelos governos.
O executivo aproveitou para reforçar sua preocupação com o engajamento das autoridades com relação à segurança veicular. “Os governos da região deveriam assumir seu compromisso e apoiar o Latin NCAP. Assim, todos os consumidores contariam com informações independentes sobre a segurança dos veículos vendidos e seria acelerado, de forma voluntária, o caminho para conseguir veículos mais seguros; salvando vidas e reduzindo o número de feridos”, concluiu.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
No que consiste o sistema eletrônico de estabilidade