Volvo XC40 ganha versão com tecnologia híbrida plug-in
SUV compacto de origem sueca chega ao mercado brasileiro na versão top de linha R-Design, pelo preço de R$ 245.950
SUV compacto de origem sueca chega ao mercado brasileiro na versão top de linha R-Design, pelo preço de R$ 245.950
O mercado brasileiro ganhou mais um híbrido do tipo plug-in: trata-se daquele tipo de veículo que, além de conjugar dois motores, um elétrico e outro a combustão, pode ser recarregado diretamente na tomada. Desse modo, é capaz de funcionar como um veículo 100% elétrico, caso o proprietário queira. O modelo em questão é o Volvo XC40 Plug-In Hybrid R-Design, que chega ao país por R$ 245.950.
VEJA TAMBÉM:
O SUV compacto traz um conjunto mecânico formado por motor elétrico, com 83 cv e outro a gasolina, 1.5 turbo, de 182 cv. Combinados, produzem 266 cv de potência e 43,3 kgfm de torque. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete velocidades. A tração é dianteira.
Você sabe qual é a diferença entre híbrido, plug-in e elétrico? Boris Feldman explica no vídeo!
De acordo com a Volvo, o XC40 Plug-In Hybrid consegue rodar cerca de 47 quilômetros no modo Pure, totalmente elétrico. Essa autonomia, destaca o fabricante, é suficiente para a maioria dos deslocamentos diários.
Há ainda outros quatro programas de condução: Power, para condução esportiva, com foco em performance; Off-Road, para uso em terrenos fora de estrada, a até 40 km/h; Hybrid, que visa equilíbrio entre consumo e desempenho; e Individual, no qual o motorista pode escolher as preferências de condução.
Há ainda as teclas Hold, que bloqueia o uso da bateria para uso posterior, e Charge, que recarrega a bateria em até 1/3 com o uso do motor à combustão. A Volvo declara que as acelerações de 0 a 100 km/h são feitas em apenas 7,3 segundos.
Disponível apenas na opção top de linha R-Design, o Volvo XC40 Plug-In Hybrid é equipado com teto solar elétrico panorâmico, instrumentos do painel reunidos em uma tela de 12,3 polegadas personalizável e central multimídia de 9 polegadas sensível ao toque, com Apple Car Play e Android Auto. Há também carregamento de smartphone por indução.
O sistema de som da marca Harman Kardon tem 600W de potência. De alta fidelidade, é capaz de oferecer graves precisos e vem com 13 alto-falantes. Há também rodas de liga leve de 20”, espelhos retrovisores elétrico e rebatíveis com sistema antiofuscante, sistema de abertura Keyless e câmera traseira de estacionamento.
O modelo vem equipado também com controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro (ACC), capaz de manter uma distância pré-definida do veículo à frente e acompanhar faixas de rolamento (até 130 km/h), integrado a sistemas de frenagem automática e de alerta de mudança de faixa.
Outras bossas são o assistente de partida em aclives, assistente de descidas e alertas de colisão dianteiro e traseiro. O alerta de ponto cego detecta tráfego cruzado. O conjunto óptico inclui faróis full LED.
Já porta-malas tem dispositivo de abertura e fechamento sem as mãos. Por sua vez, o ar-condicionado tem duas zonas de temperatura. Os bancos trazem ajustes elétricos e revestimento em couro e nobuck.
Por fim, o XC40 Plug-In Hybrid traz assistência e concierge disponível 24 horas por dia. Por meio de contato telefônico, uma Central de Atendimento pode enviar serviços necessários até o veículo. Essa central é avisada automaticamente caso os airbags ou pré-tensionadores do cinto de segurança forem ativados durante uma colisão.
Com o lançamento da nova versão do XC40, a Volvo informa que 47% de sua gama é formada veículos híbridos. “Nossa ambição é ter 100% da gama eletrificada já no ano que vem”, destaca Camila Mateus, diretora de marketing da empresa no Brasil.
Fotos Malagrine Estúdio | Volvo | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Boa noite!
Peço a gentileza de correção nos créditos de imagens da Volvo. Por Favor!!!
Crédito Wander Malagrine/M+Still e não Malagrine Estúdio.
Atenciosamente,