Volvo XC40 elétrico chega em 2021 com números notáveis

Modelo foi apresentado e confirmado para o Brasil na quarta-feira (16); SUV entrega 413 cavalos e autonomia de 400 km

Por AutoPapo 18/10/19 às 13h53

A Volvo acaba de apresentar o XC40 elétrico, o primeiro veículo 100% movido a energia elétrica da marca. Ainda no lançamento, a fabricante sueca confirmou a vinda do SUV para o Brasil. Mas não se empolgue demais, o modelo só chega em 2021.

O XC40 Recharge, como será chamado, entrega números notáveis: 413 cavalos de potência, 67,3 kgfm de torque e até 400 quilômetros de autonomia. Tração integral é mais um diferencial do elétrico. O câmbio é automático de oito velocidades.

O desempenho do Volvo é como o de um esportivo: são só 4,9 segundos para tirar o XC40 da inércia e atingir os 100 km/h.

volvo xc40 eletrco carregando

Mais sobre o XC40 elétrico

Para ter a bateria recarregada em 80%, o XC40 precisa de apenas de 40 minutos. Isso considerando o uso de um aparelho rápido.

No interior, o XC40 elétrico apresenta nova central multimídia com sistema operacional Android Automotive OS. O Google Assistant permite que o motorista execute funções do carro pelos comandos de voz; controlar a temperatura do ar-condicionado, definir um destino, tocar músicas e enviar mensagens serão atividades possíveis.

Pensando no futuro, a Volvo instalou a nova plataforma Advanced Driver Assistance Systems (ADAS). A tecnologia é o caminho para o oferecimento de diretrizes de direção autônoma.

Estrutura

Como na maior parte dos novos veículos elétricos, as baterias do SUV ficam acomodadas sob o assoalho e ocupam praticamente toda a base do modelo. A posição mais baixa garante um centro de gravidade melhor para o XC40 elétrico. Uma zona de dissipação de energia também foi criada para casos de acidentes de trânsito.

Até mesmo um segundo porta-malas, menorzinho, com capacidade para 30 litros, foi instalado na dianteira do veículo.

Volvo XC40 híbrido será trazido antes do elétrico

Em 2020, antes da chegada do XC40 elétrico, a Volvo começará a vender uma versão híbrida do SUV no Brasil. O XC40 híbrido vai combinar um motor 1.5 tubo – inédito – com uma unidade elétrica capaz de gerar 82 cv. Somados, os propulsores vão entregar 262 cv e 43,3 kgfm de torque.

O híbrido terá transmissão automática de dupla embreagem e sete marchas.

Durante a coletiva de imprensa do lançamento do XC40 elétrico, a Volvo afirmou que, a partir de 2020, irá priorizar veículos híbridos e elétricos. Para incentivar a compra dos modelos, a fabricante vai reembolsar os custos de recargas dos clientes no primeiro ano de uso.

Atualmente, toda a linha da fabricante sueca tem uma variante que pode ser carregada na tomada.

Fotos Volvo | Divulgação

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (2 votos, média: 5,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Júlio cesar 18 de novembro de 2019

    Quero um de presente

Avatar
Deixe um comentário