VW Gol: por que o carro mais importante da história do Brasil vai morrer

Modelo ressignificou o mercado de carros populares no Brasil ao longo de 42 anos, mas sua despedida prova que o tempo é implacável para todos

VW_Gol_G7_vermelho um dos carros a mais tempo em linha
Modelo segue em venda, mas a maioria é direcionada ao mercado frotista (Fotos: Volkswagen | Divulgação)
Por Leonardo Felix
Publicado em 26/10/2022 às 09h02

Boa parte dos leitores destas mal traçadas já haviam nascido a tempo de ver o Volkswagen Gol nascer. Mas quem diria que estaríamos vivos neste estranho 2022 para vê-lo morrer. Pois é o que está prestes a ser oficializado com a chegada do Gol Last Edition nas próximas semanas.

A série especial marcará o encerramento de um ciclo de 42 anos do carro mais importante da história da indústria automobilística nacional, o modelo que redefiniu tudo que conhecemos como “carro popular” até os dias de hoje.

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O carro mais vendido de todos os tempos

Vejamos: o Gol é o produto mais vendido de nosso centenário mercado, e não é por pouca margem. Foram quase 7 milhões de unidades comercializadas desde seu lançamento, em 1980, contra 3,2 milhões do Fiat Uno e pouco menos de 3 milhões do VW Fusca, a quem o Gol veio para substituir.

Percebe? O Gol vendeu mais que o dobro de dois outros fortes ícones de nossas ruas. Além disso, seu estilo de carroceria, especialmente na segunda geração, a popular G2 ou “Bolinha”, segue moldando o estilo dos hatches compactos que caem no gosto do consumidor brasileiro até os dias de hoje.

Nascido do projeto BX, o Gol quase morreu prematuramente, por conta do crasso erro estratégico da fabricante de aplicar nele os cansados motores refrigerados a ar de Fusca e Kombi em seus primeiros anos de vida.

A VW foi feliz ao perceber e corrigir a rota a tempo. Quando aplicou nele os propulsores da cultuada família AP, aí foi só alegria. Foram anos e décadas a fio de liderança resoluta, intransigente, inabalável. Não havia Fiat Uno, Fiat Palio, Chevrolet Corsa, Chevrolet Celta ou Ford Fiesta capazes de o ameaçar.

O reinado acabou em 2014, quando ele passou o bastão provisoriamente ao Fiat Palio e, depois, de modo mais perene, ao Chevrolet Onix. Mas o legado ficou, e é por isso que o Gol se despedirá com pompa e loas, aos moldes da Kombi Last Edition em 2013.

Com uma diferença interessante entre eles: enquanto a morte da Kombi já era bola cantada, porque era um projeto dos anos 1940 que não conseguia mais acompanhar as leis de segurança veicular do país, o Gol até poderia sobreviver, se a VW quisesse.

Por que o Gol vai sair de linha?

É o que suscita a pergunta: por que, afinal, o carro mais importante na história do Brasil vai morrer? E a resposta é a mesma que serviu para explicar o fim do Palio, do Uno e, mais recentemente, do Renault Sandero: a deterioração do carro popular brasileiro e o fim do fetiche pelo carro zero fizeram seu nome se desgastar.

Acessível e relativamente “barato” nos anos 2000, o carro popular foi se tornando cada vez mais proibitivo na medida em que a renda do brasileiro se corroeu ao longo das décadas passada e atual, e novas leis de trânsito subiram o sarrafo (leia-se custo) dos projetos.

Quem tem R$ 80 mil  para pagar em um Gol 1.0 MPi nos dias de hoje? Mesmo se a pessoa tiver, quem disse que vai querer pagar R$ 80 mil em um Gol 1.0 MPi? Provavelmente vai buscar uma opção mais sofisticada no mercado de usados, ou pegará mais R$ 40 mil para comprar coisa melhor no segmento de SUVs compactos. Compreensível.

Se o público-alvo do Gol não pode mais compra-lo, e se o público que tem bala na agulha para adquiri-lo o rejeita, o que resta? Vender Gol para frotistas e locadoras, claro. Só que, se essa solução segura a onda em curto prazo, promove uma desvalorização cada vez mais difícil de reverter da imagem do modelo no varejo.

Nome Gol não gera mais valor para a VW

Certa vez, uma fonte me disse que a Renault havia desistido do Sandero aqui porque “seu nome já não gerava mais valor” para a marca. A lógica foi a mesma para o Fiat Uno e, certamente, vale para o VW Gol.

Fica provado, agora, que o ciclo da vida também vale para os carros: nascer, se desenvolver, viver o auge, o ocaso e, enfim, a morte. Até para o Gol e seus quase 7 milhões de exemplares comercializados ao longo de 42 anos, três gerações e diversas atualizações estéticas e mecânicas.

“O tempo não espera por ninguém, tampouco esperará por mim”, já cantavam os Rolling Stones – banda que, aliás, batizou uma série especial do hatch em 1995. Pois ele também passou para o Gol. Resoluto. Intransigente. Inabalável.

Comentei no canal da Mobiauto sobre o “último Gol”:

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4 Comentários
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Antônio Soares da Silva neto 31 de outubro de 2022

Tenho um G3 rallye ano 2005 AP manutenção barata um excelente veículo manutenção em dia dificilmente quebra, tem peças em qualquer lugar do Brasil,vai ficar com migo até o fim da minha vida como recordação .

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Santiago 26 de outubro de 2022

O público do Gol (e similares) têm toda a razão em recusarem-se a pagar 80 paus ou mais por um hatch compacto (que deveria ser vendido por no máximo 60 mil, e já com um bom lucro).
Porém quem tem maior renda, aceita naturalmente pagar 150 paus ou mais por um falso “suv” ( que não é SUV, e não vale mais do que 90 mil). Foi aí que as montadoras conseguiram forjar o seu “filão de ouro”, que fez explodir os preços dos Zero-Kms e inflacionou até mesmo o mercado dos usados (para aonde tentaram fugir os consumidores mais conscientes).
Só mesmo aqui…Em nenhum outro país as montadoras estão lucrando tanto por veículo. Culpa de quem aceita ser iludido e espoliado só pra “estar na moda”.

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Jo 26 de outubro de 2022

O tempo passou para o gol G5. Só competia com kwid e Mobi, sendo mais antiquado que os concorrentes. Mas acho que a pá de cal era o preço, mais de 10 mil acima do aceitável, na minha opinião. A fábrica tira de cena devido a baixa margem de lucratividade, o resto é conversa de saudosista.

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Marcos 5 de março de 2023

E conversa de você cuzão que não deve ter dinheiro na conta ou crédito nem para comprar uma bike.

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