VW paralisa produção do Golf para preparar lançamento do T-Cross

De acordo com a fabricante, paralisação foi planejada e será temporária; um volume maior de unidades do hatch médio foi produzido para suprir demanda

volkswagen golf comfortline   1  2 easy resize.com
Por Felipe Boutros
Publicado em 11/02/2019 às 12h00
Atualizado em 11/02/2019 às 12h32

A Volkswagen paralisou a produção do Golf na fábrica de São José de Pinhais (PR) para acelerar a produção do próximo lançamento da marca, o utilitário esportivo (SUV) T-Cross.

Segundo a assessoria de imprensa da marca, foi uma parada técnica temporária e planejada. Para assegurar o abastecimento do modelo na América Latina, um volume maior de unidades do Golf foi produzido entre o final de 2018 e o início de 2019.

O segmento dos hatches médios tem se mostrado pouco expressivo em vendas no Brasil, enquanto o de SUVs está em crescimento. Em 2018, por exemplo, o VW Golf foi apenas o 88º modelo mais vendido no país, com 3.070 unidades.

Para abrir espaço para o T-Cross, Golf teve produção paralisada
VW Golf Comfortline (Foto Alexandre Carneiro | AutoPapo)

O que já sabemos do T-Cross

O VW T-Cross será lançado em abril e algumas unidades do SUV já foram flagradas rodando pelas ruas de diversas cidades do país. O modelo irá competir no segmento do SUVs compactos, que, hoje, tem entre os principais representantes, o Jeep Renegade, o Hyundai Creta, o Honda HR-V e o Nissan Kicks, entre outros.

T-Cross em teste em São Paulo (SP)
T-Cross em teste em São Paulo (SP) (Foto Alex Antoniassi | Divulgação)

O T-Cross chegará ao mercado com duas opções de motorização: 1.0 TSI, com potência máxima de 128 cv a 5.500 rpm e torque de 20,4 kgfm (o 200 TSI, mesmo do Golf) e 1.4 TSI (250 TSI, que equipa o Golf e o Jetta) capaz de entregar 150 cv a 4.500 rpm e torque de 25,5 kgfm. Os câmbios serã0 o manual de cinco velocidades (apenas no 1.0 TSI) e automático de seis velocidades Tiptronic (tanto no 1.0 TSI quanto no 1.4 TSI).

Ele terá 4,19 metros de comprimento, 1,56 m de altura e entre-eixos de 2,65 metros – 8,8 cm a mais de entre-eixos que T-Cross vendido na Europa. O porta-malas terá capacidade variável entre 373 e 420 litros, dependendo do ajuste do encosto do banco traseiro. Ele é um pouco menor do que o dos principais concorrentes, Honda HR-V, Jeep Renegade, Hyundai Creta e Nissan Kicks.

Para efeito de comparação, o HR-V tem 4,29 de comprimento, 1,59 m altura, mas o entre-eixos é menor, 2,61 m. Por isso, o espaço interno deve ser um dos trunfos do T-Cross.

Quanto custa o T-Cross e equipamentos

A Volkswagen  ainda não divulgou as versões ou os preços do T-Cross, mas devem variar entre R$ 85 mil e R$ 115 mil. A marca apenas informou que ele terá sistema de infotenimento com tela sensível ao toque de 8 polegadas e o quadro de instrumentos totalmente digital Active Info Display de última geração, que já equipam outros modelos da marca.

O T-Cross, da VW, terá quatro entradas USB (duas na frente, duas atrás). O sistema opcional de travamento e partida Kessy torna o acesso ao T-Cross mais confortável, enquanto os faróis full-LED proporcionam mais eficiência luminosa e conforto ao motorista.

Além de sensores dianteiro e traseiro para estacionamento, o T-Cross também poderá ser equipado com o sistema Park Assist 3.0, que permite o estacionamento autônomo em vagas paralelas e transversais – e agora com a função de freio de manobra.

Entre os outros sistemas de assistência do T-Cross estão o sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão (aciona automaticamente os freios do veículo em caso de acidente) e o detector de fadiga (detecta a perda de concentração do motorista e o sistema recomenda uma pausa para descanso).

Veja galeria de fotos do T-Cross

Fotos Volkswagen | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rubens Roberto hoehne 18 de fevereiro de 2019

Boa noite e vantagem fazer reserva no pré lançamento, será que sendo os primeiros a comprar pode vir um pacote de encrencas e preço sem desconto

Parabéns por suas matérias

Avatar
Claudio 12 de fevereiro de 2019

Estes SUVs são uma péssima escolha para quem gosta de carro.

Avatar
Felipe 7 de março de 2019

Concordo plenamente. Vejo os SUVs como péssimos carros quando se comparam números de performance, consumo, manutenção, seguro, etc. Em nenhum quesito, exceto marketing, um SUVs leva vantagem sobre um sedã ou um Hatch médio. Mas como o importante é parecer e nao ser o público paga caro por porcarias bonitinhas de 2 toneladas.

Avatar
Felipe 7 de março de 2019

Concordo plenamente. Vejo os SUVs como péssimos carros quando se comparam números de performance, consumo, manutenção, seguro, etc. Em nenhum quesito, exceto marketing, um SUVs leva vantagem sobre um sedã ou um Hatch médio. Mas como hoje dia o importante é parecer e não de fato ser o público paga caro por porcarias bonitinhas de 2 toneladas.

Avatar
Felipe Faria 7 de março de 2019

Concordo plenamente. Vejo os SUVs como péssimos carros quando se comparam números de performance, consumo, manutenção, seguro, etc. Em nenhum quesito, exceto marketing, um SUVs leva vantagem sobre um sedã ou um Hatch médio. Mas como hoje dia o importante é parecer e não de fato ser o público paga caro por porcarias bonitinhas de 2 toneladas.

Avatar
Edson 11 de fevereiro de 2019

O segmento dos hatches médio-grande vai de mau a pior,por mim já deveria encerrar a produção do Golf de uma vez por toda e focar no T-Cross aonde os SUVs vem dando mais lucro para as montadoras.

Avatar
Peter 2 de abril de 2019

Discordo, pois o golf mesmo o de entrada tem acabamento superior pelo mesmo preço.

Avatar
Deixe um comentário