Luz do óleo acendeu no painel? Atenção: o problema pode ser gravíssimo!

Se a luz de alerta do óleo se acender, basta levar o carro num posto de gasolina e completar o seu nível? Nada disso!

Por Boris Feldman10/01/19 às 06h15

Quando a luz do óleo do motor se acende no painel, isso nem sempre significa que o nível está baixo no cárter, mas pode indicar um problema bem mais grave.

[TRANSCRIÇÃO]

A maioria dos motoristas nem imagina porque acende a luz de alerta do óleo no painel. Mas, o pior são aqueles que acham que quando ela acende é para informar que o nível do óleo está baixo no cárter. Então,  eles são levados a essa falsa conclusão porque quando ela acende, basta parar no posto e completar o nível de óleo que ela se apaga.

Mas não é bem isso: quando a luz do óleo se acende, é porque está faltando lubrificação no motor, que pode até ser o nível do óleo muito baixo. Neste caso, basta completar para resolver o problema. Entretanto, a luz de alerta do óleo pode se ascender e o nível do óleo na vareta estar normal.

Aí, cabe ao motorista duas opções: rezar pra ser um defeito no indicador da pressão, ele se acendeu indevidamente. Se a reza não funcionou, leve o carro urgente para uma oficina, porque há uma deficiência de lubrificação e a luz vermelha indica que o motor está prestes a fundir.

a luz do óleo
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário