Aerodinâmica compensa o consumo com o ar ligado?

Que o ar-condicionado aumenta o consumo, quase todo mundo já sabe. Mas, se levarmos em consideração a aerodinâmica, será que vale a pena deixá-lo ligado?

Por BORIS FELDMAN31/05/18 às 19h30

A aerodinâmica do carro melhora com as janelas fechadas, isso é fato. Então, se o ar-condicionado estiver ligado e os vidros estando fechados, o consumo de combustível é bom ou dá no mesmo?

[TRANSCRIÇÃO]

Nestes tempos mais do que bicudos,  os motoristas estão mais do que preocupados em reduzir o consumo de combustível. E daí começam a surgir teorias e palpites, entre elas, a do ar-condicionado. É verdade que ao acioná-lo aumenta se o consumo de combustível? Sim, é verdade, pois a energia para movimentar o ar-condicionado tem que sair de algum lugar, no caso, do próprio motor. Então há um aumento no consumo. Uma outra teoria sobre o ar-condicionado é que na estrada, em elevadas velocidades, quando se liga o ar-condicionado existe um aumento do consumo, mas que seria compensado pela melhora da aerodinâmica, pois os vidros estão fechados. É verdade que uma coisa compensa a outra?

Mais pra mentira que pra verdade. A melhor aerodinâmica realmente reduz o consumo, porém é preciso que o carro esteja em elevadíssimas velocidades para que a redução do consumo, com as janelas fechadas, realmente compense o que ele aumenta com o ar ligado. Por exemplo, no trânsito urbano a 20 ou 30 por hora, quase não faz diferença nenhuma na aerodinâmica os vidros abertos ou fechados.  Na estrada, acima de 110 ou 120 por hora, vai haver mesmo uma boa influência da aerodinâmica na redução do consumo. Ou seja, é verdade que uma coisa compensa a outra, desde que o carro esteja rodando em velocidades muito acima das permitidas no Brasil.

A aerodinâmica do carro melhora com as janelas fechadas

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

3 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Luciano 1 de junho de 2018

    Olá. Matéria interessante, vale a leitura mas senti falta de dados mais concretos. De números.

  • Carlos 31 de maio de 2018

    Boris olá. Posso colocar álcool de farmácia no meu carro Flex. Se por ventura eu colocar vai danificar o motor

Deixe um comentário