Água do radiador: não se confunda na hora de completar o nível
"A confusão já começa do próprio nome, pois a água do radiador não é mais água: é chamado líquido do sistema de refrigeração"
"A confusão já começa do próprio nome, pois a água do radiador não é mais água: é chamado líquido do sistema de refrigeração"
Entre os itens de manutenção de um automóvel, um que confunde a cabeça do motorista é a água do radiador. Aliás, a confusão já começa do próprio nome, pois a água do radiador não é mais água: é chamado líquido do sistema de refrigeração – metade água metade aditivo – o etilenoglicol, que eleva o ponto de ebulição e reduz a possibilidade da água de ferver.
E o problema já começa porque esse líquido costuma baixar em seu reservatório, e o dono do carro, ou no posto, completa (o nível) com água. Está errado! Tem que completar com metade água, metade aditivo.
Uma mistura que até já vem pronta nas embalagens em postos, concessionárias ou casas de peças. Esse líquido do radiador costuma também ser o eterno esquecido, e a recomendação – confira no manual – é pra substituí-lo a cada dois anos, não importa a quilometragem rodada.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
No manual do civic diz 200.000km ou 120 meses pra substituir.