Água do radiador: não se confunda na hora de completar o nível

"A confusão já começa do próprio nome, pois a água do radiador não é mais água: é chamado líquido do sistema de refrigeração"

Por Boris Feldman26/06/19 às 17h00

Entre os itens de manutenção de um automóvel, um que confunde a cabeça do motorista é a água do radiador. Aliás, a confusão já começa do próprio nome, pois a água do radiador não é mais água: é chamado líquido do sistema de refrigeração – metade água metade aditivo – o etilenoglicol, que eleva o ponto de ebulição e reduz a possibilidade da água de ferver.

E o problema já começa porque esse líquido costuma baixar em seu reservatório, e o dono do carro, ou no posto, completa (o nível) com água. Está errado! Tem que completar com metade água, metade aditivo.

Uma mistura que até já vem pronta nas embalagens em postos, concessionárias ou casas de peças. Esse líquido do radiador costuma também ser o eterno esquecido, e a recomendação – confira no manual – é pra substituí-lo a cada dois anos, não importa a quilometragem rodada.

água do radiador
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Leandro 27 de junho de 2019

    No manual do civic diz 200.000km ou 120 meses pra substituir.

Avatar
Deixe um comentário