Amaciar o motor interfere também no consumo de combustível?
"É verdade que quando o automóvel está novo, com poucos quilômetros rodados, o consumo de combustível é um pouco mais elevado?"
"É verdade que quando o automóvel está novo, com poucos quilômetros rodados, o consumo de combustível é um pouco mais elevado?"
Amaciar o motor sempre foi um tema cercado por acertos, lendas e práticas que já não funcionam nos motores novos. E, de tantas recomendações para se reduzir o consumo, será que amaciar o motor é uma eficaz medida para esse fim?
[TRANSCRIÇÃO]
É verdade que quando o automóvel está novo, com poucos quilômetros rodados, o consumo de combustível é um pouco mais elevado e, com o passar do tempo, ele se reduz? Sim, é verdade, isso pode acontecer. Mas, o que não é verdade é que se você está com o carro novo, com poucos quilômetros rodados e, percebe entre um abastecimento e outro, que o consumo de combustível está muito elevado, você vai na concessionária, reclama, e aí lá na oficina costumam usar desse argumento para ficar livre do freguês. Ou seja, é mentira falar que se o carro está fazendo sete quilômetros por litro, digamos depois de rodar dois mil, três mil km, ele vai passar a fazer nove quilômetros por litro, isso é conversa pra boi dormir!
A diferença existe, mas é quase imperceptível. Vamos dizer que ele passe de 7 para 7,2, 7,3 quilômetros por litro e olhe lá. Mas, por que essa eventual redução de consumo depois que o carro roda durante algum tempo? É porque dentro do motor existem componentes que se atritam uns contra os outros, os pistões, por exemplo, se movimentam dentro de cilindros e à medida que essas peças vão se ajustando o atrito se reduz,diminuindo se portanto o consumo de combustível. Mas não de 20 ou 30% como às vezes insinua algumas concessionárias.
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fox xtreme 1.6 2020 5 mil km na estrada motor quente 16km lit na cidade volta curta 4.5 litros aho que vai endireitar a aprtir dos des mil km veiculo anda bastante na BR MAS SEM ESTABILIDAE BALANCA MUITO MESMO COM PESO VOLTAREI DA UM ANO PARA O FIAT PALIO
Peguei meu carro novo ( up tsi ) e com menos de 100 km numa ultrapassagem acabei esticando a marcha até o limite de corte. No momento tinha esquecido que era novo e que precisava de amaciar. Esse fato isolado a principio, não trouxe nenhum dano que eu tenha percebido. Lendo o manual, verifiquei as recomendações e entendo que dizem respeito a durabilidade do motor, já que o limite de corte prevê um certo intervalo para que não hajam danos no motor. Está correto meu entendimento?
O dano pode ocorrer ao motor e a turbina.
Mas isso vai defender da sua rotina.
Tive um up tsi por quase 3 anos, segui o manual à risca e foi só alegria.
O consumo variava de acordo com o peso dos passageiros ou do meu pé.
Olha, tenho um 2019 com cambio maual e está apresentado um consumo que considero bom. Na verdade a versão manual é classificada entre os SUvs flex mais economicos pelo Inmetro e está confirmandbom consumo.
Mas observei que quando o carro estava nessa faixa de 80km, gastava bem mais mesmo, depois foi melhorando e hoje com uns 1200 km já apresenta um bom consumo s etartanmdo de um SUV, e pela medias, segue melhorando gradativamente. Falam que esse motor melhora consumo até uns 5 mil km.
Sim, o E-torq 1.8, pelo menos os mais recentes, vai melhorando muito até os 5 mil km. Hoje é um motor até econômico se combinado com um cambio manual, pois tem bastante torque.
Ja tirei 2 carros zero km, o primeiro tanque é o pior de todos, quando faz a primeira troca de óleo tbm melhora.
estou nesta situação! Comprei um Jeep Renegade 1.8 Flex 0km. Só rodei cerca de 80km e o computador de bordo marca na casa dos 4,7 a 4,9 km/l, sempre com o ar ligado. Espero que melhore!!!
E aí, melhorou o consumo?
No álcool né?
Não é bem assim, o amaciamento ainda faz diferença nos motores. Conhecido meu, comprou um Jeep Renegade 1.8 Flex 0km. De cara, o computador de bordo marcava na casa dos 4,5 a 5,5 km/l. Ele ficou espantado, pois seria consumo de V8. Hoje, perto dos 10.000km rodados, o computador de bordo não baixa de 7km/l, sendo conduzido da mesma maneora pelo mesmo motorista. Essa história de que o amaciamento não existe mais está deixando muitos proprietários mal informados, prova disso é que o número de casos de motores dando problemas graves com baixíssimo tempo de uso e km rodada está cada vez maior, sendo que com a maior tecnologia envolvida esse número deveria ser reduzido