Ao trocar a correia dentada devo trocar o kit completo?
Há situações em que a troca da correia dentada deve ser trocada junto com o tensor e o rolamento. Mas, nem sempre é preciso fazer essa substituição
Há situações em que a troca da correia dentada deve ser trocada junto com o tensor e o rolamento. Mas, nem sempre é preciso fazer essa substituição
Muitos mecânicos insistem que ao trocar a correia dentada, deve-se trocar o kit completo. Será mesmo?
[TRANSCRIÇÃO]
Ouvinte do nosso AutoPapo diz que já nos ouviu criticando aqui, essa mania das oficinas de “empurroterapia” do rolamento da correia dentada. O que vem a ser isso? As fábricas recomendam a substituição da correia dentada de borracha a uma certa quilometragem ou em um determinado prazo. Mas alguns mecânicos, na ânsia de aumentar seu faturamento, insistem em trocar também o tensor com o seu rolamento.
Aliás, as fábricas de peças já estimulam essa “empurroterapia”, pois já mandam o kit completo: a correia acompanhada do tensor e rolamento. Não é o que a fábrica recomenda. Ela diz para trocar só a correia dentada. O nosso ouvinte diz ter levado o carro na oficina para a troca da correia e o mecânico sugeriu a troca do rolamento. Ele protestou, disse que não seria necessário, mas o mecânico mostrou que o rolamento está zoando, dando todos os sinais de que vai dar problema a curto prazo.
E ele quer saber se é isso mesmo? Sim, claro que é isso mesmo. Quando se diz ser desnecessário trocar o rolamento, é porque teoricamente ele sendo de aço, deve durar muito mais do que a correia, que é de borracha. Entretanto, é claro que existem situações em que o rolamento também deve ser substituído. E o mecânico competente e honesto, sabe quando é a hora de substituí-lo.
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Com alguns anos de experiencia eu vejo o quão ignorante tem se tornado sites automotivos. Na maioria das vezes os clientes antes de fazer qualquer serviço, procuram por informações por sites como esse. Porem, esse tipo de informação que faz a famosa “picuinha”. -Ah, no site tal fala que nem sempre precisa trocar.E é justamente com esse cliente que acontece de quebrar a correia e vem com todo ódio do mundo encima de nos, reparadores. E sempre no final das contas o culpado são os mecânicos… Parabéns
Existe situações e situações. Há manutenção por tempo, caso da correia a borracha sofre ressecamento, mas o rolamento não. A exemplo, um carro com 20.000 km e cinco anos de uso, após desmontagem e verificação em que o tensor não apresenta barulho ou folga, não tem por que substituí-lo.
TROQUEI AS CORREIAS DENTADA DO MEU AIRCROSS COM 70.000 KM COM 73.000 TIVE QUE TROCAR OS TENSORES, TUDO BEM FORAM JUNTAS AS CORREIAS NOVAMENTE, PARABÉNS PARA OS QUE DISSERAM QUE FOI EMPURRÔMETOS DOS MECÂNICOS VOCES ERRARAM, AS CORREIAS DURARAM 70.000 KM, SEM A TROCA DOS TENSORES COM 3.000 TROQUEI OS TENSORES E AS CORREIAS NOVAMENTE, PARABÉNS AOS GENIOS, OBRIGADO.
carro 2010 pode fazer cambagem na hora de alinhamento
Boa noite, sou reparador independente e posso lhes dizer que , o risco de substituir somente a correia dentada é muito Grande, imã vez que nos reparadores não temos como fazer um teste de fadiga dos respectivos tensores, sempre recomendo a substituição completa, até porque se o rolamento travar e arrebentar a correia o prejuízo é muito Grande. É se o cliente entrar na justiça é causa ganha, pois o juiz vai lhe dizer que o cliente é leigo no assunto e que o técnico é único responsável é o profissional ou oficina.
Caalho, os mecânicos que EMPURRAM? Então porque vende a DESGRAÇA do kit? Por que as fabricantes recomendam a troca completa? Eu tenho 8 boletins de MONTADORAS falando que precisa trocar todas peças, e vocês possuem quantos boletins? Me mostrem 8 e eu dou uma mão de obra de 90,00 pra vocês