Como limpar o carro por dentro corretamente

Interior bem higienizado pode evitar doenças respiratórias, de pele e ainda valorizar o seu carro usado na hora da venda

Por AutoPapo06/10/18 às 15h42

Causar uma boa impressão é essencial para vender um carro. Essa é a razão pela qual muitos motoristas lavam e enceram seus veículos antes de tirar as fotos para anunciá-los. A questão é que nem sempre o cuidado com a higiene é constante, especialmente na parte interna. Deixar de limpar o carro por dentro pode gerar problemas de saúde e desconforto.

É no interior do automóvel que os ocupantes se sentam e respiram. Por isso, a área precisa ser a mais higienizada do veículo. Os materiais utilizados no acabamento: tecido, couro e plástico, por exemplo, podem ser facilmente contaminados por restos de alimentos, poeira e outros detritos, originando doenças respiratórias e de pele. Para proteger o motorista e seus passageiros, ensinamos como limpar o carro por dentro.

Vele relembrar, um interior bem cuidado valoriza o seu usado na revenda.

Confira as dicas para limpar o carro por dentro:

Teto

Para começar a limpeza do interior do carro, é preciso olhar pra cima. O Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI) afirma que a higienização do teto deve ser realizada nesta sequência:

  • Em primeiro lugar, remova o acúmulo de poeira com uma escova macia e um pano seco;
  • Em seguida, prepare uma mistura de água, detergente neutro e desinfetante;
  • Por fim, espalhe os produtos com um borrifador e passe o pano em toda a extensão do teto.

Estofados

Os estofados abrangem uma área maior do interior do veículo, por isso estão mais propensos à sujeira e dão um trabalhinho extra na hora de limpar o carro por dentro. Mas o procedimento se parece com o do teto.

  • Aspire as sujeiras mais pesadas;
  • Borrife o produto (resultado da mistura do detergente neutro e desinfetante) e limpe com um pano. É preciso cuidado redobrado com o líquido, porque a espuma do estofado retém a água com mais facilidade que o material utilizado no teto;

O Cesvi adverte: nos bancos de couro, evite produtos químicos. Eles podem causar manchas indesejáveis! Utilize apenas pano úmido e detergente neutro com água.

Ensinamos como limpar o carro por dentro - teto, carpete, painel de intrumentos, vidros e estofado - para evitar doenças respiratórias e de pele.

Painel de instrumentos

O componente que os condutores mais olham no interior do carro deve ser higienizado com muito cuidado. Um pano úmido com detergente é suficiente para limpar o painel sem afetar a parte elétrica.

Ensinamos como limpar o carro por dentro - teto, carpete, painel de intrumentos, vidros e estofado - para evitar doenças respiratórias e de pele.

Tapetes

Limpar o carro por dentro não é fácil. Além do teto, dos estofados e do painel, é preciso lavar os tapetes.

Se os seus forem de borracha, a higienização pode ser feita com água, detergente neutro e uma escova para tirar a sujeira mais grossa. Tapetes de carpete exigem o uso do aspirador de pó e de um pano úmido.

Atenção! Quando for limpar o carro por dentro, tire os tapetes e deixe que eles sequem bem antes de recolocá-los no carro. O carpete costuma demorar mais tempo para secar totalmente, por isso, sempre que possível, deixe-o exposto ao sol após a limpeza.

Vidros

Os vidros são os componentes que precisam ser limpos mais frequência, já que acumulam resíduos de gordura e suor na parte interna e sujeiras mais resistentes na parte externa. A higienização deve ser feita utilizando produto próprio (limpa-vidros) e um pano úmido. O Cesvi recomenda que os vidros precisam ser limpos pelo menos uma vez por semana.

Carpetes

Para limpar o carro por dentro, inteiramente, é preciso dar uma atenção para o carpete.

  • Aspire todo o carro (não deixe de alcançar a região debaixo dos pedais, bancos e cantinhos para recolher e descartar toda a sujeira. Se você deixar muito lixo para trás, quando começar a lavar o carpete, não vai estar fazendo uma limpeza de verdade);
  • Escolha um produto especializado para limpeza de carpete e pegue uma escova;
  • Passe o produto com a escova (ou utilize um xampu de limpeza em spray na superfície e deixe-o agir por cerca de dez minutos);
  • Depois, vá esfregando a escova devagar e sistematicamente (faça movimentos circulares, ideais para remover a sujeira e a fuligem. Se necessário, repita o procedimento em áreas com manchas ou mais sujas);
  • Enxágue levemente o carpete com um pano molhado e umedeça os locais ensaboados tentando absorver o máximo de xampu que conseguir;
  • Deixe secar.

Ensinamos como limpar o carro por dentro - teto, carpete, painel de intrumentos, vidros e estofado - para evitar doenças respiratórias e de pele.
Foto Shutterstock | Reprodução

Secagem Limpar o carro por dentro requer alguns cuidados especiais. Dentro do automóvel, jamais utilize água corrente. Opte sempre por panos úmidos. Ainda assim, você deve limpar rapidamente as áreas, para que a água não se infiltre nas partes de tecido ou de espuma.

Ao limpar o carro por dentro, é importante deixar o interior do carro secar por cerca de duas horas, com as portas e janelas abertas. A secagem pode ser feita dentro da garagem ou sob sol brando — nesse último caso, desde que a lataria já esteja seca.

Especialistas do Cesvi afirmam que, quando o interior do carro não fica bem seco, é comum aparecer mofo. Esse resultado causa alergia e outras complicações para a saúde dos ocupantes.

Recomendação geral para finalizar a limpeza do carro por dentro

Como vários painéis possuem muitas partes plásticas, alguns proprietários gostam de passar silicone. Não passe esse produto no volante e na alavanca de câmbio, para não deixar os componentes escorregadios.

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário