Batida de pino pode causar sérios danos ao motor
Fenômeno, provocado por um choque de ondas de combustão na câmara, faz com que a queima do combustível fique irregular e pode destruir os pistões
Fenômeno, provocado por um choque de ondas de combustão na câmara, faz com que a queima do combustível fique irregular e pode destruir os pistões
A batida de pino é provocada por um choque de ondas de combustão na câmara. E isso causa uma queima irregular que danifica uma peça importante do motor.
[TRANSCRIÇÃO]
Mais um leitor nosso questiona a batida de pino. Diz que, numa conversa entre amigos motoristas, não se chegou a uma conclusão de que pino é esse que bate, e se essa batida de pino é prejudicial ao motor. Então, quando se fala em batida de pino, é um som metálico tipo ‘toc-toc’ que vem do motor, mas sem pino nenhum batendo.
O barulho é provocado por um choque entre duas ondas de combustão dentro da câmara. O que configura uma combustão irregular e uma perda de potência, de eficiência do motor. Isso resulta numa redução do desempenho, aumento do consumo e de emissões.
VEJA MAIS:
E pior ainda: quando essa combustão irregular permanece durante muito tempo e sempre em temperatura mais elevadas que a normal, existe um risco muito grande de se danificarem os pistões. Ou seja, uma destruição parcial do próprio motor.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |